A capixaba Carolina Bilich faz a sua estréia nos Jogos Pan Americanos. Aos 20 anos de idade, a nadadora do Minas vai ser a primeira nadadora da Seleção Brasileira a disputar as provas de natação e águas abertas.

Treino, Botafogo

Carolina nada a prova dos 10 quilômetros neste sábado no Ontario Place West Channel. Ela é a única representante do Brasil na prova.

Depois, Carolina terá alguns dias de recuperação para iniciar a sua disputa na piscina. Na sexta-feira, dia 17 de julho, Carolina nada os 400 livre. No dia seguinte, dia 18 de julho, a prova dos 800 livre.

Antes disso, na quinta-feira, dia 16, Carolina deve estar no revezamento 4×200 livre feminino, na disputa das eliminatórias.

As águas abertas é o esporte aquático que tem menos história dentro do Pan Americano. Em Toronto, será a terceira edição que a modalidade é disputada. Nas duas até hoje realizadas, nunca tivemos um nadador brasileiro participando das competições de natação e águas abertas.

Carolina Bilich na piscina...

Carolina Bilich na piscina…

Não tivemos no Brasil, mas outros países já fizeram isso, e com sucesso. Os americanos especialmente. Em 2007, as águas abertas foram disputadas três dias antes da natação. Chip Peterson ficou com a medalha de prata atrás de seu compatriota Francis Crippen e na frente do brasileiro Allan do Carmo, medalhista de bronze. Na sequência, Peterson venceu a prova dos 1500 livre com 15:12.33.

Em 2011, no Pan de Guadalajara, as águas abertas foram disputadas depois da natação. Assim, Arthur Frayler se sagrou campeão dos 1500 livre com 15:19.59 e na sequência foi prata na prova dos 10 quilômetros atrás do canadense Richard Weinberg.

A argentina Cecilia Biagioli também fez o mesmo, e com sucesso. Primeiro nadou os 400 livre ficando em quinto lugar com 4:15.41, para depois vencer a prova dos 10 quilômetros batendo a brasileira Poliana Okimoto e levar o ouro para seu país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário