Em abril de 2017, antes de explodir os escândalos, e que até culminaram com sua prisão temporária, o brasileiro Carlos Nuzman perdeu as eleições para a então ODEPA, Organização Desportiva Panamericana. Na época, saindo de organizar os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul, Nuzman parecia ser favorito, foi eliminado logo no primeiro turno.

O chileno Neven Ilic foi eleito no segundo turno, apertada votação de 26×25 contra José Joaquín Puello da República Dominicana. Iniciava uma nova era no esporte das Américas.

Literalmente!

A ODEPA mudou desde então. De nome, virou PanAm Sports, de logomarca, mais moderna, abriu uma sede em Miami, investiu nas redes e plataformas digitais, criou um programa de TV e investiu nesta nova linha mais jovem, mais moderna.

Ilic foi re-eleito na semana passada por aclamação, mais quatro anos a frente da PanAm Sports e com uma nova missão. A criação dos Jogos Pan Americanos Júniors marcados para Cali, na Colômbia, no próximo ano. Uma nova competição, com novas perspectivas, bem arrojadas.

A competição panamericana júnior foi criada com o intuito de dar aos atletas mais jovens a oportunidade de uma preparação de mais longo prazo. Ficou identificado que em nossa região temos atletas jovens se revelando, mas se perdendo no caminho para o alto rendimento. Assim, todos os campeões das provas dos Jogos Pan Americanos Júniors de 2021 já tem classificação garantida para os Jogos Pan Americanos de 2023 em Santiago, no Chile.

É apenas mais uma das iniciativas de Ilic, um dirigente com ideias novas e com o propósito da modernização do esporte nas Américas. Olhando para trás, e antes dos escândalos, que bom que Nuzman perdeu as eleições.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário