Obrigado ao autor, psicólogo e professor americano Adam Grant que publicou exatamente o contrário do que o chefe do Comitê Tokyo2020 Yoshihiro Mori falou ontem.
Em reunião, Mori, 83 anos de idade, disse que “mulheres falam demais e por conta disso deixam as reuniões mais longas e demoradas”. Não poderia dar outra e a repercussão foi a pior possível.
Críticas de todas as partes, tanto no Japão, como no exterior, as mais ostensivas da Governadora de Tóquio Yuriko Koike. Hoje, Mori pediu desculpas, mas avisou que não vai pedir demissão por conta do episódio.
Nos estudos que Grant apresentou, algumas conclusões:
1o Homens tem tendência de falar mais em reuniões.
2o Liderança e autoridade levam homens a falar mais, mulheres não.
3o Homens interrompem mais as mulheres do que as mulheres aos homens.
Algumas das imagens dos estudos apontados por Adam Grant:
Não pensem que esta foi a primeira gafe de Yoshiro Mori, um veterano político que até Primeiro Ministro do Japão já foi entre os anos de 2000 e 2001. Numa visita de sua campanha no passado, Mori não foi saudado por alguns populares e disse que parecia que ele “tinha AIDS”.
Em 2001, numa reunião do G8, saudou o Presidente americano Bill Clinton e seu inglês quebrado soltou um “who are you” ao invés de “how are you”. Clinton, bem humorado, respondeu que era o marido de Hillary Clinton, e Mori emendou um “me too”.
No esporte, Mori fez críticas ostensivas aos patinadores japoneses por seus resultados nos Jogos Olímmpicos de Inverno de Sochi em 2014 e recebeu respostas bem pesadas dos atletas e da comunidade esportiva.
Ao ser apontado para o cargo de dirigir o Comitê Tokyo 2020 em 2014, quando tinha 76 anos, disse que esta “será a última coisa que farei em vida”.
O mais absurdo é cogitarem a demissão de Yoshihiro Mori por falar a verdade… E esta pseudo ciência de Adam Grant está totalmente furada. A realidade nua e crua prova exatamente o contrário o que diz Adam Grant.
Mais uma prova que a tal “ciência” erra!!! E erra muito!!! Por exepriência empírica própria, quando se dá corda pra mulheres falarem em reuniões, as reuniões intermináveis, enfadonhas e acab-se discutindo até o sexo dos anjos. Seja no Japão ou no Brasil, quando as mulheres querem falar nos 220 volts, não param fácil!!!