Treinador mais vitorioso da história da natação americana, Mark Schubert tem um currículo impressionante. Surgiu jovem, e logo no início causou impacto pelo seu trabalho e principalmente a intensidade do seu programa. Ele foi o Head Coach da Seleção Americana entre 2006 a 2010 e esteve em sete Olimpíadas como integrante do Team USA.
Sua carreira ainda é marcada por grandes conquistas na natação universitária onde treinou a University of Southern California e em clubes, especialmente no Mission Viejo Nadadores, onde era o treinador de Ricardo Prado na década de 80.
Mesmo com todos estes grandes resultados, Schubert não é daquelas figuras mais populares. Carrcancudo, duro, mas direto, acima de tudo honesto. Nem sempre bem interpretado, Schubert surpreendeu a todos pelos contatos que fez com o ex-campeão olímpico Klete Keller, o nadador que participou da invasão do Capitólio em 6 de janeiro deste ano.
Schubert tomou a iniciativa de ligar para Keller, que foi seu atleta na USC, e voltou a ligar para acompanhar o drama de seu ex-nadador. Em entrevista a imprensa americana, Schubert revela que no primeiro contato Keller só fez chorar e o arrependimento é gigantesco.
Klete Keller como dezenas de outros envolvidos na invasão podem ser condenados por até 25 anos de prisão.
No artigo sobre o contato de Schubert, ele mesmo confessa que muitas vezes o treinador concentra todo o seu trabalho no atleta, na carreira, nos resultados, e que talvez seja hora de rever esta abordagem: “pensar que ali também existe um ser humano”.
Veja aqui a matéria que trata do contato de Mark Schubert com Klete Keller no site da ABC News:
Gostaria de registrar que Mark Schubert também treinou três integrantes do revezamento que ganhou medalha de bronze em Moscou 1980, Jorge Fernandes Cyro Delgado e Djan Madruga.