O jornal A Bola está publicando hoje uma matéria exclusiva anunciando a contratação do treinador brasileiro Alberto Pinto da Silva para ser o novo Head Coach da Seleção Portuguesa de natação no ciclo Paris 2024. A informação confirmada pela Best Swimming e já oficializada junto ao Pinheiros, CBDA e Comitê Olímpico do Brasil que estão cientes da mudança do técnico logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Albertinho viajou ontem para a Itália junto com a Seleção Brasileira que participa do Troféu Sette Colli a partir de sexta-feira em Roma. Durante o período que estiver na Europa, Albertinho irá assinar o contrato que compreende todo o ciclo olímpico até 2024. Junto com o treinador devem ir um biomecânico e um preparador físico. Em Portugal, Albertinho será o responsável por comandar a natação nacional atuando nos dois Centros de Treinamento, em Rio Maior e no Jamor.

 

Alberto Silva. Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. 20 de Julho de 2019, Gwangju, Coreia do Sul. Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

 

Escolhido pela Best Swimming como o “Técnico da Década”, Albertinho é o treinador mais vezes premiado como “Treinador do Ano” no país e em Tóquio estabelecerá outro recorde de cinco Jogos Olímpicos como técnico da Seleção Brasileira. Além disso, Albertinho tem quatro participações em Sul-Americanos Juvenis, nove em Sul-Americanos Absolutos, três Multinations, uma Copa Latina, dois Campeonatos Mundiais Júniors, cinco edições de Jogos Pan Americanos anos, sete Campeonatos Mundiais Júniors, e dez Campeonatos Mundiais de Longa.

Sob o comando de Albertinho são quatro recordes mundiais incluindo os 50 metros nado livre de Cesar Cielo em piscina longa 20.91 que este ano completa 12 anos. Duas medalhas olímpicas, a prata de Thiago Pereira nos 400 medley de Londres 2012 e o bronze de Cesar Cielo nos 50 metros nado livre na mesma edição mais sete medalhas em Mundiais de Longa e mais de 20 em Mundiais de Curta.

No comando do Pinheiros, somando os dois períodos, são 33 anos sendo como supervisor técnico desde 2003. Entre 2011 e 2013 saiu para comandar o Projeto Pro16 e depois ficou por alguns anos no cargo de head coach do Paineiras.

Albertinho já formalizou a sua saída e falta apenas a assinatura do contrato que deve acontecer nestes próximos dias durante a sua estada na Europa. Logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio, ele inicia seu programa em Portugal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário