Construído as vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o CFO, Centro de Formação Olímpica em Fortaleza foi uma das maiores e principais obras e legados da Olimpíada. O local recebeu investimento milionário e do que há de melhor em instalações esportivas mundiais.

A piscina é da empresa italiana Myrtha, os blocos são Omegas, não tem nada mais caro e mais avançado a ser oferecido no mercado internacional. Desde o final das obras, o local recebeu pouquíssimas competições, todas realizadas durante o dia, pois não tem iluminação, mas foram raríssimos eventos.

Hoje, recebemos a sequência de fotos abaixo que mostram o estado lamentável da instalação, abandono e estado precário de abandono e depreciação do complexo. Os blocos que estão mostrados abaixo em estado de deterioração tem preço de custo antes da importação de 2,5 mil euros.

Segundo o texto do CFO, Centro de Formação Olímpica:
Finalizado em 2014 e entregue oficialmente em julho de 2018, o Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFOP) está localizado ao lado da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro. O equipamento faz parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil.

A construção tem uma área total de 85.922,12m², abrigando 26 modalidades olímpicas e paralímpicas. Em sua estrutura, comporta o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil, sendo de multiuso com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.

Além disso, em sua estrutura possui ainda piscinas (olímpicas e de salto ornamental), campo de futebol, pistas de atletismo, BMX “bicicross” e skate, espaço com toda a aparelhagem para a ginástica olímpica, pista metálica de esgrima, áreas para lutas (boxe, luta olímpica, judô e etc.), quadras de vôlei de praia, tênis de saibro e de mesa. O Centro conta também com hotel, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas e heliponto para duas aeronaves.

Visite o site do CFO:

https://www.esporte.ce.gov.br/centro-de-formacao-olimpica/

De acordo com o Governo do Ceará, as instalações do CFO são de gerência e administração da entidade Dragão do Mar. Confira o site:

http://www.dragaodomar.org.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *