Mundiais de Esportes Aquáticos em ano de Jogos Pan Americanos sempre é um desafio para CBDA e COB encontrar o modelo ideal para não afetar os nossos atletas e em busca dos melhores resultados. Jogos Pan Americanos tem um contexto muito importante dentro do padrão nacional do esporte e muitas vezes o conflito de datas afeta diretamente a performance.

Com o anúncio oficial da FINA colocando o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Fukuoka para 14 a 30 de julho de 2023, CBDA e COB terão tempo adequado até mesmo para uma nova programação favorecendo atletas e seus treinadores no planejamento de seus trabalhos em busca dos melhores resultados.

Os Jogos Pan Americanos Santiago 2023 estão previstos para acontecer de 20 de outubro a 5 de novembro o que daria mais de 50 dias de intervalo entre o Mundial e a disputa do Pan. Mesmo sem ainda termos o período exato do calendário das modalidades, nem do Pan, nem do Mundial, a distância de cinco a seis semanas irá favorecer bastante a busca de melhores resultados.

A situação para 2023 repete o que aconteceu pela última vez em 2011, com a disputa do Mundial dos Esportes Aquáticos em Shanghai e os Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Veja abaixo as datas das últimas disputas dos anos com Mundial e Pan na mesma temporada:

2011 –
Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Shanghai, 16 a 31 de julho
Jogos Pan Americanos em Guadalajara, natação e águas abertas nesta ordem 15 a 22 de outubro

2015 –
Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Kazan, 24 de julho a 9 de agosto
Jogos Pan Americanos em Toronto, águas abertas e natação nesta ordem 11 a 18 de julho

2019 –
Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Gwangju, 12 a 28 de julho
Jogos Pan Americanos em Lima, águas abertas e natação nesta ordem 4 a 10 de agosto

2023 –
Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Fukuoka, 14 a 30 de julho
Jogos Pan Americanos em Santiago, 20 de outubro a 5 de novembro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário