É incontestável, todo mundo reconhece, e eles não cansam de repetir, a natação americana é a melhor do mundo. Este domínio, com alguns deslizes, é absoluto desde a década de 60. E mais que isso, não há qualquer outro esporte onde os Estados Unidos sejam tão absolutos a nível mundial como são na natação.

A Best Swimming conseguiu elencar 10 grandes destaques que fazem a natação americana ser realmente diferenciada e especial. Confira a nossa lista:

10) Esporte altamente inclusivo
Diferente do que acontece no Brasil, e em quase todos lugares pelo mundo, qualquer equipe competitiva dos Estados Unidos aceita todo tipo de nadador. Por mais lento que possa ser, passou na secretaria, fez a sua matrícula, pagou, está dentro d’água. O sistema é todo desenvolvido para receber a todos. Isso, por incrível que pareça, oferece algumas surpresas de atletas que acabam explodindo mesmo sem ter bons resultados ou performances nas categorias menores.

9) Sistema organizado e planejado
Você pode consultar o site da USA Swimming e lá está um calendário quadrienal, organização de eventos e progressão de tempos a serem alcançados. O programa todo é organizado, discutido com grande antecedência e priorizando o desenvolvimento a longo prazo. Você já começa a temporada sabendo exatamente tudo o que vai ter de fazer e quando fazer.

8) Todo mundo nada tudo
A base da natação americana é oferecer ao atleta a oportunidade de desenvolvimento completo. Assim, quando jovem, você nada tudo em todas as distâncias, na sua fase de desenvolvimento você nada o seu estilo em todas as distâncias, e no alto rendimento, aí sim, você se dedica a seu estilo na sua distância.

7) Esporte coletivo
Parece estranho, mas é verdade. Natação nos Estados Unidos é um esporte coletivo, onde a equipe está sempre a frente do individual. Treinadores atuam assim e o sistema também sempre favorece o trabalho das equipes. Isso minimiza a pressão individual e cria um sentimento de equipe desde a base até ao alto rendimento.

6) Organizações de competição
Competições até 12 anos de idade não podem passar de quatro horas de disputa, se passar, a competição para. Eventos organizados, de forma simples, com logística e processos dinâmicos, sem perda de tempo. São bastante comuns as competições chamadas de “double ended long course meet” onde em piscinas de 50 metros você solta provas nos dois lados opostos das cabeceiras. Sendo que a prova seguinte, na cabeceira oposta, é largada assim que a prova em andamento chegar nos 25 metros finais. E funciona!

5) Suporte a Seleção Americana
Fazer parte da Seleção Americana é algo de outro mundo. Atletas recebem um salário de 3,5 mil dólares, seguro completo de saúde (isso é muito caro nos Estados Unidos), uma mala com um enxoval gigante do material da equipe, garantia de presença nas principais competições do país com despesas pagas para os Grand Prixs e Campeonatos Americanos, além do direito de pelo menos uma viagem, sem qualquer custo ao Centro de Treinamento de Colorado Springs. Nas competições, os atletas da Seleção ainda tem todo o departamento de ciência e biomecânica da USA Swimming fazendo todas as suas avaliações e análises.

4) Sistema de reconhecimento
Isso é um sistema todo estabelecido desde a base até ao alto rendimento. Nas categorias menores os atletas tem umas tabelas que classificam suas marcas em diferentes níveis A, AA, AAA, AAAA e assim por diante. Na fase de desenvolvimento o reconhecimento vem agregado a parte acadêmica, os chamados “All American” são métodos de premiar os bons atletas-estudantes. No alto rendimento, a USA Swimming faz uma belíssima festa Golden Goggle Awards, um verdadeiro evento de gala que leva toda a seleção americana para ser premiada e homenageada.

3) Natação escolar
Existem 10 milhões de atletas-estudantes nos Estados Unidos, e a natação é um dos principais no programa de High School (4 anos de Ensino Médio). Um sistema competitivo bem organizado, muito disputado, compreendido em apenas quatro meses, mas com diversas competições e um processo altamente prestigiado. A base da natação americana está nas escolas.

2) Natação universitária
Sem paralelo no mundo, a natação universitária americana é coisa de outro planeta. Existem 300 instituições de ensino superior com equipes de natação competitiva prolongando a carreira dos atletas. O NCAA faz um dos eventos mais concorridos e disputados do mundo. A natação universitária americana é sonho de consumo de todos os nadadores do mundo.

1) USA Olympic Trials
É um show, muito mais do que uma competição, é um show. Fazer parte da Seletiva Americana é algo que a USA Swimming faz os nadadores levarem para sempre a recordação e o orgulho do evento. Planejado anos antes da sua disputa, competição de altíssimo nível, altamente produzida e oferecendo uma experiência incrível, tanto para o público, como para o atleta participante.

Nota:
O próximo artigo vai trazer os 5 pontos negativos da natação americana, sim, eles existem, são poucos, mas existem.