A ABDA é o primeiro clube a manifestar de forma oficial o seu descontentamento com o recrutamento de seus atletas dos esportes aquáticos por outras agremiações. Sem indicar, o esporte (se natação ou polo aquático), nem os clubes que estão fazendo a abordagem, a entidade emitiu uma dura manifestação oficial inclusive indicando que poderá agir de forma judicial “…caso essas condutas não cessem…”.
NOTA DE REPÚDIO
Bauru/SP, 10 de janeiro de 2025.
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), vem a público expressar seu repúdio às práticas desonestas realizadas por determinadas associações esportivas, que têm aliciado de maneira antiética e ilegal os atletas que compõem nossas equipes.
A ABDA atua na promoção da cidadania por meio do esporte, atendendo atualmente cerca de 4.000 crianças, jovens e adultos em seus centros de treinamento. Nossos atletas, que se destacam em âmbito local, regional, nacional e internacional, possuem vínculos contratuais regulares, protegidos pela legislação desportiva vigente.
Apesar dessa proteção legal, temos constatado ações reiteradas de aliciamento por parte de algumas entidades esportivas, que oferecem vantagens financeiras e outros benefícios com o objetivo de desvincular nossos atletas e integrá-los aos seus quadros. Tais práticas afrontam não apenas os valores éticos do esporte, mas também as normas jurídicas que regem a atividade desportiva.
Ressaltamos que a legislação vigente prevê penalidades severas para atos dessa natureza. Caso essas condutas não cessem, a ABDA não hesitará em adotar todas as medidas jurídico-administrativas necessárias, incluindo ações junto à Justiça Desportiva, que podem culminar na exclusão das agremiações infratoras.
Por fim, reforçamos que quaisquer tratativas envolvendo nossos atletas devem ser formalmente direcionadas ao coordenador da ABDA, em respeito à legislação e aos valores que norteiam o esporte.
Associação Bauruense de Desportes Aquáticos See less