Apenas algumas semanas depois do anúncio da inclusão das provas de 50 metros nos estilos no programa olímpico de Los Angeles 2028, o ucraniano Andriy Govorov anunciou sua aposentadoria. Atual recordista mundial dos 50m borboleta, Govorov usou suas redes sociais para o anúncio da aposentadoria aos 33 anos de idade.

 

 

Nascido em Simferopol, região da Criméia, Govorov foi duas vezes olímpico e acumula três medalhas em Mundiais, todas elas na prova dos 50m borboleta. O seu recorde mundial tem um gostinho especial para o Brasil pois o nadador era treinado por Arilson Soares da Silva no dia 1o de Julho de 2018, quando na final do Troféu Sette Colli, em Roma, na Itália, nadou para 22.27 superando a marca anterior de Rafael Muñoz (22.43) que já durava nove anos.

Govorov foi revelado na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura 2010, onde venceu as provas de 50 metros livre e 50 metros borboleta. Velocidade sempre foi a sua característica e já nesta estreia internacional seus resultados de provas maiores ficavam um tanto distante, ele ficou em 44o lugar nos 100m livre.

As medalhas de Mundial vieram no Mundial de Budapeste 2017, bronze nos 50m borboleta, prata na mesmma prova do Mundial de Curta de 2010 e bronze no Mundial de Curta de 2014.

Nas suas duas participações olímpicas, foi semifinalista dos 50m livre em 2012 Londres, e chegou a final temrinando em quinto lugar.

 

Arilson Soares da Silva e Andriy Govorov

 

Arilson Soares da Silva foi o treinador no maior período da carreira e melhores resultados de Govorov que esteve em ação até a temporada passada.

 

GOVOROV Andrii UKR Gold Medal
CECCON Thomas ITA Silver Medal
PONTI Noe SUI Bronze Medal
50m Butterfly Men Sette Colli  27/6/2021
Photo Giorgio Scala / Deepbluemedia / Insidefoto

Veja aqui o vídeo do recorde mundial dos 50m borboleta em transmissão da RAI: