Confira nosso giro pelo mundo destacando a natação internacional.

* Os Jogos do Sudoeste da Ásia começam no sábado em Singapura. Joseph Schooling é a maior estrela do time da casa, vai nadar seis provas: 50 e 100 livre, 50, 100 e 200 borboleta e 200 medley. Veja a escalação da equipe de Singapura prova a prova:

http://www.swimming.org.sg/Swimming/SEA_Games_2015.htm

11393229_847775298634469_9121114529469131294_n

* Tae Hwan Park está de volta aos treinamentos. A imagem mostra o nadador no seu primeiro treino realizado ontem em uma escola em Seul. Ele está sendo monitorado pelo seu antigo treinador e, seguindo orientação da FINA, treina sozinho. Park está suspenso por doping até março de 2016.

* Park vai aparecer em corte na quinta-feira. Ele é testemunha de acusação ao médico que lhe injetou testosterona, de acordo com a sua defesa, sem o seu conhecimento em agosto do ano passado.

* Boa competição no Bergen Swim Festival no final de semana na Noruega. A competição foi no Alexander Dale Oen Aquatics Complex e teve a inauguração de uma estátua do nadador norueguês e o lançamento de uma música em sua memória.

dale-oen-statuett

* Na água, Sarah Sjoestroem ofuscou Katinka Hosszu com suas quatro vitórias nos 50 livre (24.64), 50 borboleta (25.35), 100 borboleta (57.67) e principalmente nos 200 livre (1:54.77), esta última, melhor tempo do mundo este ano.

* A prova mais disputada em Bergen foi entre os homens, nos 200 peito, Daniel Gyurta da Hungria bateu o alemão Marco Koch nos 200 peito com 2:08.58 contra 2:08.69.

* Veja os vídeos das etapas inteiras neste link:

http://swimswam.com/watch-race-videos-from-all-sessions-of-the-bergen-swim-festival/

* Começa hoje, por cinco dias, e reunindo 1.500 nadadores, o Campeonato Júnior e Juvenil de Natação em Berlim, na Alemanha. A competição é seletiva para o Europeu Júnior e o Mundial Júnior de Singapura.

* Está em andamento desde ontem o 21o Trofeo Cittá di Roma, competição em três dias na Itália e que conta com a presença do nadador Henrique Rodrigues do Pinheiros e Seleção Brasileira. Resultados podem ser acompanhados aqui:

http://nuoto.ficr.it/default.asp?p=Ym9keV9yZXN1bHRzLmFzcD9wX0Fubm89MjAxNSZwX0NvZGljZT04NyZwX01hbmlmZXN0YXppb25lPTMmcF9HYXJhPS0xJnBfQ2F0ZWdvcmlhPSZwX0dpb3Jubz0mcF9MaW5ndWE9SVRB

* Aposentada e vivendo uma nova fase. A australiana Stephanie Rice está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde pretende dar clínicas e aulas particulares. Está lançando um e-book “The art of wellness”. Para acompanhar seus novos passos em nesta nova empreitada, visite o site oficial de Stephanie Rice:

http://stephanierice.com.au

* O Catar anunciou que está aplicando para sediar ou o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de 2021 ou 2023. A competição de 2021 seria em Budapeste, na Hungria, que assumiu o certame de 2017 depois da desistência de Guadalajara no México.

* O japonês Naoya Tomita foi considerado culpado no julgamento do roubo de uma câmera fotográfica durante os Jogos da Ásia no ano passado. Tomita vai ter de pagar 890 dólares de multa. O nadador está suspenso pela Federação Japonesa de Natação até abril de 2016.

A LEN – Liga Européia de Natação inaugurou uma sede nova em Nyon na Suiça. Veja detalhes no press release publicado pela entidade:

http://www.len.eu/Press/LEN%20PR33-15%20LEN%20Headquarters%20Inauguration.aspx

* Katinka Hosszu respondeu de forma oficial ao artigo publicado por um blog nos Estados Unidos (Caps and Goggles) e reproduzido pela Swimming World. Casey Barrett, um ex-nadador canadense, atualmente treinador de natação nos Estados Unidos escreveu este artigo questionando as performances de Hosszu, e mesmo indicando que não tinha provas, “duvidava” de sua legitimidade pela questão de doping. O artigo gerou uma enxurrada de comentários nas redes sociais e nos principais sites de natação do mundo.

* A Federação Húngara de Natação respondeu na semana anterior publicando uma nota oficial de protesto pela nota e agora foi Katinka Hosszu que deu uma entrevista coletiva na sede da Federação indicando que irá acionar na justiça o autor do artigo bem como o site da Swimming World.

* Veja aqui a resposta de Katinka em inglês:
Good afternoon to everyone. I have called today’s conference to address the recent
suggestion in the Swimming World article that my performances in competition
have been aided by illegal means as an explanation for my success. I have decided
to confront these false accusations now so that my fans and the swimming
community clearly understand that I deny these hurtful allegations as false and as
entirely inconsistent with my character, my belief system, and the spirit of
competition.
I have been swimming in competition since the age of 6–through a combination of
hard work, excellent coaching, and the support of my family, friends, and sponsors,
I have achieved a great amount of success in the sport I love. I genuinely
appreciate the great support of my countrymen, fans, and the Hungarian Swimming
Federation and continue to ask for your support even in the face of, and especially
in the face of the allegations of Casey Barrett that the only explanation for level of
my performances is that I am doping. And I will tell you now what I will tell Mr.
Barrett directly at the appropriate time and place—he is wrong, he has hurt me, and
in doing so has also hurt the sport. His allegations are false, and as he admits, he
has no proof because there is no proof. There will never be any proof because the
premise of the story is false. I have never taken performance enhancing drugs and
in my mind no amount of money or fame could justify selling my soul simply to
win.
It is not in my character to cheat–nor is it in my character to allow someone I don’t
know and have never even met to attempt to destroy my reputation, apparently for
his own selfish reasons. Here is something that I want for you to understand—
nobody associated with this article ever contacted me or my coaches prior to it
being published or even to this point in time to discuss my training methods, the
hours I spend in the pool or my schedule, my diet, or the strict safeguards we have
in place to ensure that I don’t mistakenly ingest any supplement or compound that
is suspect or banned. In this day and age, facts apparently don’t matter to some
people, but they matter to me. And they should matter to you.
To my family, friends, sponsors, fellow competitors and fans I appreciate your
confidence and I want for you to know that nothing means more to me than your
ongoing support. I will continue to focus on swimming and my legal team will
have more to say to Swimming World and Mr. Barrett at the appropriate time.

E aqui a entrevista coletiva em húngaro:

* O japonês Shinri Shioura é mais um velocista que passa a treinar com o grupo italiano ADN. Shioura iniciou o ano treinando com Cameron McEvoy na Austrália e agora vai fazer sua preparação com o técnico Andrea Di Nino na Itália. Lá já estão George Bovell (Trinidad & Tobago), Andriy Govorov (Bielorússia), Francois Heerbrand (Holanda), Oleg Tikhobaev (Rússia) e Therese Alshammar (Suécia).

* África do Sul em peso no circuito Mare Nostrum. O grupo comandado por Graham Hill está em training camp em Doha no Catar e de lá viaja para a primeira etapa em Canet na França. São os nadadores: Chad le Clos, Erin Gallagher, Myles Brown, Danie Marais, Calvyn Justus, Michelle Webber, Emily Visage, Dayne Odendaal, Josh Dannhauser e Jamie Isemonger. O paralímpico Kevin Paul,  Cameron Van der Burgh e Nico Meyer viajam na próxima semana. E um terceiro grupo com  Roxanne Brown, Samantha Labuschagne, Evan Matthysen, Bailey Musgrave, Daniel Ronaldson, Catherine Sainsbury, Timothy Sates, Reegan Taite e Peter Wetzler viajaram ontem para a França.

* Campeonato Polonês no final de semana. Melhores resultados vieram com Anna Dowgiert no feminino nos 50 borboleta com 26.13 e empatados no masculino com Konrad Czerniak nos 100 borboleta com 51.40 e Tomasz Poweka nos 50 costas com 24.80.

Resultados completos:

http://live.megatiming.pl/jardzioch/2015/05_31_szczecin/index.html#

* Mireia Belmonte não vai competir no Mare Nostrum como estava previsto. A nadadora espanhola, com dores nos dois ombros, vai ser preservada pelo seu treinador Fred Vergnoux e também não compete no Troféu Sette Colli na Itália na próxima semana. Belmonte ainda nada a seletiva espanhola para as águas abertas no final do mês. A nadadora já está classificada para disputar as provas de 200 e 400 medley, 200 borboleta e 800 livre em Kazan e quer adicionar a prova dos 10 quilômetros em busca de uma vaga para o Rio 2016.

* Vídeo da campanha da USA Swimming promovendo a popularização do esporte. E uma hashtag #funnesport

* E mais um lançado em nova atividade para expandir a participação da garotada.

* Coach Bob Bowman deu entrevista a SwimSwam com detalhes do que está fazendo para montar o novo programa da Arizona State University.

Uma das novidades do programa foi a contratação da ex-nadadora Misty Hyman, que vai atuar como treinadora assistente do programa.

* O colombiano Jorge Murillo está treinando nos Estados Unidos em sua preparação para os Jogos Pan Americanos de Toronto. Murillo foi campeão sul-americano dos 200 peito em 2012 e 2014.

* Em destaque na França, o senegalês Abdoul Niane que combina sua preparação para o Rio 2016 com o trabalho de salva vidas em uma piscina local.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário