Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • O Dia

Foi ou não foi uma golfinhada? Irregular ou permitido? Após a vitória do nadador Felipe França na prova dos 50m peito no Mundial em Xangai, na China, a natação brasileira entrou em mais uma polêmica: um site de referência mundial acusou o atleta de dar uma pernada de borboleta no final da prova, o que seria proibido pela regra. No entanto, um júri de especialistas convocado pela reportagem considera que Felipe apenas se projetou para a frente na chegada, dando a impressão de uma "golfinhada".

Com o tempo de 27s01, o nadador conquistou o título de campeão mundial da prova na manhã desta quarta-feira. Pelas regras da Federação Internacional de Natação (Fina), mesmo que comprovada a pernada de borboleta, Felipe não corre riscos de perder a medalha de ouro, já que recursos eletrônicos não podem ser usados como prova para mudança nos resultados. Porém, permanece a dúvida se o nadador obteve vantagens para ser campeão.

Para a ex-nadadora e comentarista do Sportv, Mariana Brochado, França está habituado a chegar na borda desta forma. Segundo ela, o atleta repete normalmente este movimento em suas provas e não arriscaria sua medalha por uma pequena vantagem. "É mais um movimento de atacar a borda. Ele é muito forte e isso pode dar a impressão de que ele deu uma pernada de borboleta", afirmou ela, que não viu nada demais na chegada da prova.


O nadador Henrique Barbosa, especialista em nado peito e ausente do Mundial por estar envolvido no caso de contaminação por furosemida junto com Cesar Cielo, concorda com Brochado. Para ele, trata-se apenas de um deslize. "Naquela situação, o Felipe estava chegando na borda. Não dava tempo de dar uma pernada completa, então ele deu a braçada de peito e deslizou, dando a impressão da golfinhada", disse.

Na opinião técnica de Gustavo Menezes, coordenador técnico do Botafogo e treinador da Seleção Brasileira na etapa carioca da Copa do Mundo de Natação no ano passado, Felipe França se projetou para a frente na chegada. "No final do movimento, é normal o nadador projetar o tronco para a frente. E, com isso, é normal que o quadril suba, assim como na pernada de borboleta, podendo gerar esta confusão". Sobre a espuma no pé do nadador, que poderia ser indicativo de uma golfinhada, Gustavo discorda: "Na raia do lado do Felipe também há muita espuma e o atleta faz uma pernada de peito bem desenhada", garante.

Quem discorda da opinião dos três especialistas é o ex-nadador Eduardo Fischer, que também era especialista no nado peito. Para ele, houve sim a pernada de borboleta, mas pode ter sido involuntária. Além disso, Fischer diz que não há como a arbitragem identificar o ocorrido na hora da prova. "Se você olhar o replay, realmente parace ter havido o movimento irregular. Mas tive que observar várias vezes em câmera lenta. No momento da prova, é impossível".

Fischer, no entanto, acredita que o ocorrido não tira em nada o mérito de Felipe França. "Não foi isso que fez a diferença para ele vencer a prova. Ele já provou que é o melhor do mundo nos 50m peito", conclui.

10 respostas
  1. Irany Ornellas
    Irany Ornellas says:

    Acho que me expliquei mal, quis dizer golfinhada na saída no momento da entrada na água e não a que é permitida na 1ª fase da filipina, somando seriam duas golfinhadas. Por isso colei o link, observe a saída.

  2. Desculpem, foi golfinhada!
    Desculpem, foi golfinhada! says:

    Irany Ornellas, na saída é permitido dar golfinhadas. A proibição é com relação à chegada.
    Agora, me desculpem, foi uma golfinhada, não adianta. Eu torço muito pelos atletas do Brasil e continuarei torcendo pelo Felipe, mas foi uma golfinhada e espero que nem ele nem outros nadadores repitam isso!

  3. Golfinhada no peito
    Golfinhada no peito says:

    O problema é q a maioria comete irregularidades nas provas de peito, mas só poucos são desclassificados.

  4. Guillem Alsina
    Guillem Alsina says:

    Sinceramente, eu creio que o Felipe Silva deu pernada de golfinho, dado que ele não abre as pernas, e sómente os joelhos, juntando os calcanhares, e isso, no meu conceito, é pernada de golfinho.

  5. luis carlos
    luis carlos says:

    É vergonhoso o corporativismo de pessoas ligada à natação na defesa de FelipeFrança. Foi sim uma pernada de borboleta descarada. A pr´pósito, acompanho Felipe desde criança e o atleta reiterada vezes usa de tal artifício sem que os árbitros no Brasil o punam VERGINHA!!! Medalha manchada pela trapaça.

  6. Fabio Barcelos
    Fabio Barcelos says:

    Olá, sou técnico de natação e tb nado algumas provas, concordo com todos os comentários feitos por técnicos e atletas renomados, concordo com o nadador Eduardo Fischer, que ouve a pernada, mas acredito que ela foi voluntário, mas a arbitragem dificilmente viria no momento da prova.
    E assisti todas as provas do mundial até agora, e vários atletas estão dando um monte de pernadas na filipina e ninguém está vendo. Porque é muito dificil de analisar, mas a natação como todos os outros esportes, tem que continuar assim, se começarmos a utilizar recursos eletronicos pra qualificar os campeões, irá perder a graça do esporte.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário