Editoriais escritos por Alex Pussieldi

, ,

Editorial: World Aquatics comemora, o Mundial tampão deu certo

O medo era grande, e justificado! Porém, o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, na sua 21a edição chegou ao seu final e deu certo! A World Aquatics foi "obrigada" a fazer o Mundial em Doha, em ano olímpico e a seis meses de Paris.…
, ,

Editorial: Mack Horton, mais um medalhista olímpico de Tóquio aposentado

Mackenzie James Horton, ou Mack Horton, aos 27 anos de idade é mais um medalhista olímpico a anunciar sua aposentadoria. Com o ciclo olímpico menor, apenas três anos separando Tóquio 2020 para Paris 2024, jamais poderíamos imaginar que…
, ,

Editorial: World Aquatics falhou feio no “Open Category”

Em junho do ano passado, Congresso da então FINA, em Budapeste, na Hungria, foi aprovado por 71,5% dos participantes a primeira regra de monitoramento e participação dos atletas transgêneros nos esportes aquáticos, aliás de todas as modalidades…
, ,

Editorial: A real situação da arena de águas abertas olímpicas para Paris 2024

Paris, arena estava linda, o cenário maravilhoso, icônico mesmo, mas a angústia, a espera por uma decisão que durou dias e no final, a frustração. A World Aquatics, a Federação Francesa de Natação e o Comitê Paris 2024 fizeram…
, , ,

Editorial: Não foi um Mundial ruim, foi uma temporada

Segundo o Oxford Dicionário da Língua Portuguesa, DECEPÇÃO é “sentimento de tristeza, descontentamento ou a frustração de um determinado fato inesperado, que representa um mal; desilusão, desapontamento”. Entre tantas palavras que…
, ,

Editorial: O certo é certo, o errado é errado

Não tem o que discutir, não dá para discutir. A regra 16.1.13.1 da World Aquatics é explícita e clara, temperatura da água das competições de natação devem estar entre 25 a 28 graus Celsius. (link) Qualquer outra coisa que não…
, ,

Editorial: Carta Aberta ao Prefeito de Americana Chico Sardelli

Carta Aberta ao Prefeito Chico Sardelli de Americana Caro Prefeito, espero que esta mensagem chegue até você e extensiva a comunidade desta belíssima cidade que tive a oportunidade visitá-la por duas vezes. Prefeito, não sei se já…
, ,

Editorial: Como e por que São Paulo é tão dominante no Troféu Chico Piscina?

Esta semana vão completar 22 anos da última vitória do Rio de Janeiro no Troféu Chico Piscina. No dia 22 de outubro de 2000, a equipe carioca conquistava o bi campeonato da competição em Mococa em época onde a alternância de liderança…
, ,

Editorial: Pririorizar não é abrir mão…

Priorizar não é abrir mão, é apenas priorizar Viviane Jungblut foi a primeira, a nadadora do Grêmio Náutico União foi a única das mulheres convocados para as provas de piscina dos Jogos ODESUR que pediu desconvocação. Vivi vai nadar…
, ,

Editorial: Cesar Cielo ainda é e sempre será recordista mundial

Foi o meu antigo companheiro de borda de piscina, o grande treinador cubano-brasileiro Omar Gonzalez, que me ensinou isso.  "Não existe ex-recordista mundial, ex-campeão olímpico ou ex-campeão mundial, são coisas tão grandes, tão importantes,…
, ,

Editorial especial: Imprensa australiana e sua briga com Kyle Chalmers

Um editorial espetacular que resume em detalhes tudo o que está acontecendo entre a imprensa australiana e Kyle Chalmers, e mais, reconhecendo os erros dos jornalistas e dando a razão ao nadador. Publicação especial e autorizada pelo autor. Perguntas…
, ,

Editorial – Delfina Pignatiello não se aposentou, apenas comunicou o seu adeus das piscinas

Delfina Pignatiello já estava aposentada, há muito tempo. Para ser mais preciso, desde o dia 29 de julho do ano passado. Delfina havia nadado a sua segunda prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio ficou em 27o lugar entre 30 nadadoras da prova…
, ,

Editorial – A nova realidade da natação do Nordeste

Estava olhando com atenção o resultado do Troféu Sérgio Silva brilhantemente organizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos neste final de semana e me chamou a atenção alguns pontos que gostaria de dividir com vocês. *…
, ,

A dura realidade do nosso esporte: não tem dinheiro!

Nas últimas semanas, do NCAA, o Campeonato Universitário Americano, e a Seletiva Americana, foram oito (por enquanto), atletas da Seleção Americana Principal que anunciaram sua aposentadoria. Seis deles olímpicos, todos com medalhas internacionais…
, ,

Editorial: A natação convencional e paralímpica cada vez mais próximas, não é tendência é inevitável

É incontestável a nova política de renovação e reformas que o novo Presidente da FINA Husain Al-Musallam está implantando desde que assumiu o cargo em junho do ano passado, eleito por unanimidade em Doha, no Catar. Al-Musallam quer…