Editoriais escritos por Alex Pussieldi

, ,

Editorial – A nova realidade da natação do Nordeste

Estava olhando com atenção o resultado do Troféu Sérgio Silva brilhantemente organizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos neste final de semana e me chamou a atenção alguns pontos que gostaria de dividir com vocês. *…
, ,

A dura realidade do nosso esporte: não tem dinheiro!

Nas últimas semanas, do NCAA, o Campeonato Universitário Americano, e a Seletiva Americana, foram oito (por enquanto), atletas da Seleção Americana Principal que anunciaram sua aposentadoria. Seis deles olímpicos, todos com medalhas internacionais…
, ,

Editorial: A natação convencional e paralímpica cada vez mais próximas, não é tendência é inevitável

É incontestável a nova política de renovação e reformas que o novo Presidente da FINA Husain Al-Musallam está implantando desde que assumiu o cargo em junho do ano passado, eleito por unanimidade em Doha, no Catar. Al-Musallam quer…
, ,

Editorial: A história do Nordestinho

Era a década de 90, Clube Português do Recife fazia um dos melhores trabalhos no programa de base do Brasil. Eram muitos nadadores, revelações que se tornaram campeões brasileiros de categoria, absolutos, seleção brasileira, olímpicos.…
, ,

Editorial: As taxas de piscina vieram para ficar!

Sabe aquela história de não é o ideal, mas é a realidade. É isso mesmo, que estou falando. As taxas de piscina vieram para ficar. Não precisa voltar muito no tempo, se nadava de graça, se competia de graça, uniformes eram de graça,…
, ,

Editorial – Está na hora de se falar sobre os pagamentos e atrasos para os esportes aquáticos

Para quem é pesquisador ou historiador do esporte deve se lembrar, a natação foi um dos últimos esportes a se profissionalizar no mundo esportivo internacional. E mesmo assim, passadas quase 5 décadas até atletas sofrem com as dificuldades…
, ,

Editorial – A comunidade internacional das águas abertas não anda muito contente, e tem suas razões

Stephane Lecat foi um dos mais importantes nadadores de águas abertas na fase pioneira da modalidade quando entrou na programação da FINA. O francês que atualmente está com 50 anos é o atual diretor de alto rendimento das águas abertas…
, , ,

Editorial – Quer entender todo o caso Kamila Valieva?

Doping é o maior inimigo do esporte olímpico, isso é incontestável, e estamos, todos que fazemos parte deste meio, envolvidos no combate a esta mal prática e em defesa do esporte olímpico. Porém, não pense que existe um envolvimento…
,

Editorial: O Brasileiro de Verão está de volta, mas lembre-se, a Pandemia ainda não acabou!

586 nadadores, 110 clubes, que coisa boa ver tanta gente, tantos clubes, todo mundo animado e motivado para voltar a nadar um Campeonato Brasileiro de Verão. Parece que faz décadas, mesmo a última edição tendo sido em 2019. Tenho certeza…
, ,

Editorial: CBDA & COB, está na hora do cachimbo da paz

Esta é daquelas histórias onde todo mundo reclama, e todo mundo acha que tem razão. No final das contas, só se chegará a um resultado positivo se for selada a paz. O problema é antigo, a situação financeira da CBDA, a falta e incorreta…
, , ,

Editorial – A eficiência de Daniel Dias

A deficiência de Daniel Dias todo mundo conhece, já viu, já comentou. Natural de Campinas, onde nasceu há 33 anos, o animado e sapeca filho de seu Paulo e dona Rosana nasceu diferente. Sem os dois braços, sem uma perna. Para ser mais preciso,…
, ,

Editorial: A lição que Michael Andrew não aprendeu

Das maiores lições que aprendi sobre a natação americana quando aqui cheguei em 1999 é que eles transformaram este esporte numa modalidade coletiva. Parece estranho, mas é algo cultural, desenvolvido desde a base, seja nos clubes, seguindo…
, , ,

Editorial: Não comprei este liquidificador!

André Calvelo levou a pena máxima na justiça esportiva pegou quatro anos de suspensão está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris. Na justiça da Internet, a punição também é grande, talvez até maior. A justificativa apresentada…
, , ,

Editorial: Fim do amadorismo do NCAA, alguma coisa a comemorar?

Quando você estiver lendo este editorial, a nova regulamentação dos atletas universitários americanos já vai estar em vigor. Acabou o amadorismo obrigatório, fim das leis draconianas que impediam os atletas-estudantes de faturar, desde…
, ,

Editorial – A verdadeira história do nadador mais velho da natação olímpica

Bartholomeus Roodenburch, nerlandês com 42 anos, nadou os 100 metros costas nos Jogos Olímpicos de 1908, a americana Dara Torres encantou o mundo com aquela prata por um centésimo nos 50 metros nado livre da Olimpíada de 2008 com 41 anos,…