Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

 

O brasileiro Leonardo de Deus tomou um grande susto na final dos 200m borboleta nas finais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O nadador liderou a prova de ponta a ponta e venceu com 1'57"92. Ao fim da prova, ele foi desclassificado por uma suposta irregularidade na touca. Depois de cerca de 20 minutos, a organização do evento voltou atrás e devolveu a medalha ao brasileiro. O americano Daniel Lawrence foi o segundo e Kaio Marcio conquistou o bronze.
 
A confusão começou após Leo comemorar a vitória da prova. O nadador deu entrevista como vencedor, mas foi informado motivos depois de sua desclassificação. Mais algum tempo depois, os organizadores informaram que o motivo seria uma propaganda irregular da marca "Yakult" na touca de Leonardo. 
 
Depois de protestos do chefe da delegação brasileira, Ricardo de Moura, e do treinador do atleta e da Seleção Brasileira, Alberto Silva,  a arbitragem reconsiderou a decisão e devolveu a medalha ao nadador. Preliminarmente, o motivo da desclassificação seria a proibição de propaganda nos trajes e toucas utilizados nos jogos. No entanto, os treinadores brasileiros argumentaram que o nadador deveria ter sido alertado no banco de controle e que, se isso não aconteceu, a desclassificação seria injusta. Em forma de protesto, os nadadores se recusaram a subir ao pódio enquanto a decisão não foi reconsiderada.
 
No pódio, só alegria. Leonardo recebeu sua medalha dourada das mãos do presidente da FINA, Júlio Maglione. Emocionado, Leo chorou e comemorou junto com a delegação brasileira presente no parque aquático.  "Tentaram tirar a medalha de mim, mas todo mundo viu que eu ganhei", disse em entrevista à TV após o pódio.
4 respostas
  1. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    E por falar em Holanda, um feito que passou despercebido em meio à euforia do ouro do Cesão. Segundo nadador a atingir ou superar a marca do holandês voador Pieter van de Hoogenband. Somente James Magnussen ( 47.49 na final do reveza e 47.61 na final individual em Shanghai ) e Cielo, igualando a marca de 47.84 ( recorde da era pré-trajes ).

  2. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Fala Coach!!! Vc apareceu na transmissão da Record, quando o Leonardo de Deus passou com a medalha depois do pódio, e foi aplaudido por toda a delegação brasileira. Acho que era você. De camisa laranja. Parecia até o uniforme da Holanda…kkkk…

  3. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Valeu Léo!!! Parabéns pelo ouro!!! Vc ganhou na água!!! A medalha é sua!!! Boa Sorte nas proximas provas!!! Vamo Brasil!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário