Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

 

O que diz, de fato, o regulamento dos Jogos Pan-Americanos? Depois da confusão envolvendo a vitória de Leonardo de Deus na prova dos 200m borboleta nas finais desta segunda-feira dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, a BEST SWIMMING procurou o regulamento da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) para saber quais as regras relativas à propaganda. Segundo as regras gerais dos jogos, é proibido qualquer tipo de propaganda nas peças usadas por ateltas e equipes no Pan, mas não há previsão de punição.
 
A seção XX do regulamento dos Jogos Pan-Americanos trata do tema "anúncios e propaganda durante os jogos". No artigo 4, o regulamento informa que nenhuma forma de propaganda é permitida em atletas e equipes durante as competições.
 
"Nenhuma forma de publicidade, propaganda ou comercial pode aparecer em pessoas, roupas esportivas, acessórios ou em algum artigo do vestuário usado por atletas nos Jogos Pan-Americanos, exceto a marca do fornecedor de material esportivo, sabendo-se que tal marca não pode estar exibida de forma visível com fins de propaganda", diz o regulamento.
 
Os materias dos fornecedores de material esportivo, inclusive, não podem exceder determinados tamanhos. No caso de toucas e sungas, a marca não pode sequer ultrapassar a área de 6 cm². 
 
No entanto, de acordo com este mesmo regulamento, o nadador não poderia sequer ter entrado na área de competição. A proibição deveria ter ocorrido no banco de controle. Não há também nehuma previsão de punição para o descumprimento das normas. Por este motivo, a delegação brasileira recorreu da decisão de desclassificação do nadador.
3 respostas
  1. Fã
    says:

    Visões de um mulher de 40:
    'ele ganhou na piscina, dá a medalha para ele'
    e de um jovem nadador de quase 20:
    'o atleta é responsável pela sua prova, ele conhece a regra'
    Nosso problema é que estamos muito tolerantes ao que 'pode' e ao que 'não pode'.

  2. lucimar
    lucimar says:

    Como sempre,o atleta Leonardo quase foi prejudicado, pela falta de “leitura e cumprimento das normas”dos regulamentos dos campeonatos.O atleta passou pelo Call Room aonde haviam” responsaveis”e nada falaram.Albertinho e Leo a raça pode dar um empurrãozinho,mas é a natureza individual que no movimento imparcial do cronometro, conduz ao pódio.Parábens Leo.Albi(continuas um leão por suas crias).Beijos.

  3. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Coach. O Albertinho falou para a repórter da Record que o próprio Ricardo de Moura é responsável pela Call Room em campeonatos mundiais, fiscalizando trajes e toucas dos atletas. Um descuido muito grande que por pouco não custou a medalha do Léo de Deus. Ninguém do Brasil nadou com esta touca…Alguém tinha que ter visto!!! Fica a lição!!! Regulamento é para ser lido!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário