Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial dos Jogos Pan Americanos 2011

 

A temperatura sempre foi a reclamação dos americanos, desta vez virou de todo mundo. Puerto Vallarta estava quentíssimo, mas a água dentro dos 31 graus Celsius estabelecidos pela regra e a segunda edição da Maratona Aquática Panamericana foi realizada. Igual a 2007 saímos com uma prata de Poliana Okimoto e diferente de 2007 sem qualquer medalha no masculino.

 

Cecilia Biagioli ganhou no feminino com grande vantagem. Um minuto e 39 segundos de vantagem, em águas abertas é uma eternidade. A argentina esteve na natação do Pan, nadou apenas os 400 livre onde ficou em quinto lugar. Já classificada para os Jogos Olímpicos de Londres nas águas abertas, voltou a bater Poliana Okimoto como havia feito em Shanghai.

Biagioli que é treinada pelo irmão Cládio Biagioli fez a prova em 2 horas 4 minutos 11 segundos e 5 décimos.

 

A prata ficou pelo segundo Pan consecutivo para Poliana Okimoto. Esta chegou em disputa acirrada com a americana Christine Jennings. Poliana foi vice com 2:05:51:3 um segundo a frente de Jennings.

 

Ana Marcela Cunha chegaria em quinto lugar com 2:05:55:2, na sua frente ainda apareceu a americana Eva Fabian, que esteve mancando nos últimos dias antes da prova.

 

No total, nadaram 16 mulheres, sendo que apenas 14 completaram a prova. Duas delas, Yadira Guerra de El Salvador e Betsmara Cruz de Porto Rico abandonaram a disputa.

 

No masculino, o canadense Richard Weinberger e o jovem americano Arthur Frayley disputaram braçada a braçada e a prova foi decidida no toque. Weinberger confirmou a boa fase, ele que venceu o teste evento olímpico em Londres no mês de agosto e foi 17o colcoado no Mundial de Shanghai.

 

Frayley, de 17 anos, treina no mesmo clube e com o mesmo treinador de Francis Crippen, Richard Shoulberg e Germantown Academy. Durante a semana, esteve na natação onde foi ouro nos 1500 livre.

 

No resultado final, ouro para Weinberger com 1:57:31:0 e prata para Frayler com 1:57:31:3. O bronze sobrou para o argentino Guillermo Bertola, 18o colocado no Mundial de Shanghai, com o tempo de 1:57:33:9, cinco décimos de segundo a frente de Ivan Enderica do Equador.

 

Allan do Carmo foi o melhor brasileiro, terminando em sétimo lugar com 1:58:37:3. O outro brasileiro, Samuel de Bona, foi 12o lugar 2:08:28:4. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário