Autor • Redacao
Fonte • Gabriel Nicolatti, ECP

Mário Henrique

Equipe do Projeto posa com o Secretário de Esportes de Campinas

 

O Esporte Clube Pinheiros e a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Campinas acabam de anunciar uma parceria para que a equipe de Natação do clube utilize a piscina do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR) durante sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. “Nós nos sentimos honrados com a cessão do espaço no Centro Esportivo de Alto Rendimento, que está bem integrado ao clube – um grande formador de atletas pan-americanos e olímpicos. Estamos felizes com essa parceria que é muito importante para nós e, penso que para Campinas também”, disse o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Luís Eduardo Dutra Rodrigues.



Com a parceria, o Clube pretende manter a equipe comandada pelo técnico Arilson Silva concentrada, com dedicação exclusiva e ótimas condições de treinamento, já que a piscina olímpica do CEAR agradou a todos. Num primeiro momento, o grupo formado pelos atletas Felipe França, Bruno Fratus, João Luis Gomes Jr., Guilherme Guido, Gabriel Mangabeira, Henrique Martins, Raphael Rodrigues, Carolina Bergamaschi e Tatiane Sakemi ficarão em Campinas para se preparar para o Sul-Americano em Belém e alguns GP´s. Depois, o grupo fará estágios de preparação no local, pensando no Troféu Maria Lenk, em Abril e na Tentativa Olímpica, em Maio – as últimas seletivas para obtenção de índice para os Jogos Olímpicos de Londres.



“O projeto de Campinas tem sido muito positivo, pois conseguimos perceber que a união entre o grupo e a comissão técnica só aumenta”, disse o atleta Felipe França. Seu companheiro no nado peito, João Luis Gomes Jr., também aprovou a ida para a cidade, já que a estratégia irá ajudá-lo a manter o foco na disputa pela vaga em Londres. “Com esta estrutura conseguimos nos manter blindados para esta reta final até Londres. Assim, não precisamos nos preocupar com o estresse de uma cidade grande como São Paulo”, comentou. O velocista Bruno Fratus, classificado para a prova dos 50m livre, destacou a importância de treinar ao lado de atletas com o mesmo objetivo. “A ideia é se sentir bem, feliz, para na hora do treino estarmos motivados e centrados. Quando temos em nossa volta pessoas com o mesmo objetivo, fica mais fácil se manter focado”, garantiu Fratus. Os três possuem índice para os Jogos Olímpicos de Londres (Felipe França e João Luis Gomes Jr. estão classificados para a prova dos 100m peito e Bruno Fratus tem índice para a prova dos 50m livre).

De olho em 2016

Segundo o diretor de esportes aquáticos e individuais do Clube Pinheiros, Marcelo La Terza Santos, esse é apenas o piloto de um projeto maior para os Jogos Olímpicos de 2016. “A princípio, a ideia é oferecer um espaço de alto nível para o treinamento dos atletas classificados e para aqueles que ainda buscam o índice para Londres. Mas, o nosso objetivo é fomentar a natação em Campinas e região, desenvolvendo uma ação com as escolinhas e centros de treinamento em busca de novos talentos no esporte”, revela.

 

Para o secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Caio Carneiro Campos, a parceria com o Clube Pinheiros é resultado do esforço de Campinas e do Brasil em revelar talentos, desenvolver e dar condições para o esportista se tornar um atleta de alto rendimento.  “É uma honra para o município receber uma equipe com o nível do Pinheiros. É importante para Campinas ter sido escolhida para essa experiência que já é um sucesso”.

 

Entre os cinco centros implantados no país, o Centro Esportivo de Alto Rendimento de Campinas é o único da região Sudeste. Construído para ser referência para o esporte regional e nacional, ele vai permitir que Campinas receba os principais atletas brasileiros e eventos nacionais e internacionais na área. O complexo aquático foi lançado em Maio do ano passado e é formado por uma piscina olímpica oficial, uma piscina semiolímpica, uma piscina para saltos de mais de cinco metros de profundidade, uma plataforma para saltos de 3, 5, 8 e 10 metros, além das arquibancadas, vestiários e área administrativa. O CEAR está localizado na Rodovia Anhanguera, em uma área de 162 mil metros quadrados do Complexo Swiss Park, no km 89,5, em Campinas.

2 respostas
  1. Bruno S
    Bruno S says:

    Lucimar e mais interessados,
    sobre natação no centro visitem o site: http://apancampinas.webnode.com/about-us/

    Isso é apenas para a natação. Mas lá, como qualquer centro de treinamento, as estruturas são voltadas para vários esportes.
    O espaço é público e aberto para qualquer parceria esportiva.

  2. Lucimar
    Lucimar says:

    Centro Esportivo de Alto Rendimento de Campinas, foi lançado em maio do ano passado. Por que só agora abriu as parcerias com os clubes? A Secretária de Esportes e Lazer de Campinas fez licitação para esta participação?Todos os clubes poderão participar? Será interessante para aqueles que não tem boas instalações poderem usufruir de tais benefícios.Afinal estamos às portas de 2016.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário