Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Divulgação

 

 
Neste sábado, Gustavo Borges entrou para o seleto grupo de melhores do mundo da natação. O ex-nadador brasileiro, dono de quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas – recordista brasileiro em medalhas no Pan -, entrou no Hall da Fama da natação mundial. A honraria foi entregue pelo seu treinador nos anos 1990, Jon Urbanchek. O técnico também pertence ao seleto grupo.
 
"Assim como as medalhas olímpicas, a homenagem ficará na memória. Estar ao lado de grandes estrelas da natação mundial me deixa orgulhoso e com um sentimento de que valeu a pena todo o esforço", disse Borges.
 
Gustavo participou das Olimpíadas de Barcelona (92), Atlanta (96), Sidney (2000) e Atenas (2004), onde encerrou a carreira. Na primeira Olimpíada foi prata nos 100m livre. Em Atlanta, foi prata nos 200m livre e bronze nos 100m. Em Sidney, a conquista da medalha de bronze veio nos 4x100m livre.
 
Participam do Hall da Fama grandes nomes da história da natação mundial, como Mark Spitz. A nadadora Maria Lenk foi a única brasileira até hoje a integrar o grupo.
4 respostas
  1. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Outro motivo para o “esquecimento” do nome do Pradinho talvez seja o fato dele não ter tido uma carreira tão longeva como a do Gustavo. E também não ganhou tantos títulos no NCAA. Isto para os americanos, conta muito!!! Não esqueçamos que a entidade fica em Fourt Lauderdale, Flórida. Mas esta justificativa não basta. Porque, em se tratando de Hall da Fama Mundial, o que deve ser levado em conta são Campeonatos Mundiais, WR e Medalha Olímpica, pré-requisitos que o Ricardo Prado têm de sobra para figurar no Hall da Fama da Natação.

  2. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Gustavo teve o seu nome indicado e aprovado com total merecimento. Porém, sinto falta de um outro mito da natação chamado Ricardo Prado. Umas das razões para esta ausência pode ser a falta de contatos influentes no Hall of Fame, como por exemplo Gregg Troy e Jon Urbanchek, ex-treinadores do Gustavo nos EUA. Este último, inclusive, é membro honorário do Hall of Fame. Ora, Pradinho foi recordista mundial, campeão mundial e medalha de prata em Los Angeles 1984. Já teria que ter o seu nome entre os figurões da Fina há pelo menos 20 anos. Ainda está em tempo de fazer esta homenagem a um outro grande ídolo do nosso esporte. O que acha Coach Alex Pussieldi???

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário