Autor • Alex Pussieldi direto de Londres
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial dos Jogos Olímpicos de Londres

 

A maior competição de natação da história, pelo menos em número de participantes: 167 países vão estar na natação olímpica de Londres. Mais que qualquer outra Olimpíada ou Mundiais de Curta e Longa. Cornel Marculescu, diretor executivo da FINA também anunciou que tem certeza de que a natação será o grande esporte dos Jogos de Londres 2012.

 

O primeiro assunto polêmico foram as novas determinações das inspeções e controle de trajes. O COI chegou a proibir o uso de trajes que tivessem o selo FINA impresso no lado de fora do traje. Os novos trajes tem sido produzido com o selo na parte interna e a inspeção vai exigir que o selo seja mostrado. Os trajes antigos com o selo FINA ainda serão aceitos por aqui, mas no futuro o COI não quer mais este tipo de situação.

 

Uma grande reclamação da delegação russa com relação a uma tomada de sangue desastrosa no controle anti-dopagem. O protesto ganhou voz em outras delegações que também enfrentaram problema na falta de habilidade de algumas pessoas designadas para fazer a coleta de sangue e urina.

 

Problemas com coleta de sangue também aconteceram no Crystal Palace e a Seleção Brasileira há cerca de uma semana. Vários atletas reclamaram da falta de habilidade das pessoas que realizaram os testes, alguns inclusive tiveram sequelas por alguns dias do péssimo manuseio do procedimento. Um atleta inclusive chegou se recusar a voltar a ser testado por conta deste problema. Foi necessário a assinatura de um termo de responsabilidade.

 

A FINA através de seu representante negou tal tipo de falha e disse que seus procedimentos tem tido os padrões de qualidade exigidos. A declaração não ganhou muito espaço entre os presentes no Congresso.

 

O treinador russo chegou a ameaçar em processar a FINA por perdas e danos já que o atleta lesionado não poderá participar do evento. Não foi anunciado o nome do possível atleta ou atleta.

 

O time americano solicitou que a temperatura ambiente do complexo aquático estivesse mais baixa. O pedido foi aceito e a informação é de que já estava sendo encaminhado para isso.

 

O Canadá pediu que a temperatura do refeitório fosse aumentada. A técnica representando Zimbawe solicitou a colocação das placas de saída para a prova de costas na piscina de aquecimento.

 

O representante do Congo protestou (em francês) o fato de um congresso internacional da FINA e Comitê Olímpico Internacional estar sendo processado todo em inglês. Marculescu respondeu que ao final do congresso faria uma pequena reunião com todos os representantes de língua francesa para melhor esclarecimento.

Uma decisão anunciada pelo Congresso jogou água fria numa das pretensões do time brasileiro. Uma tomada de tempo estava sendo esperada para João de Lucca na prova dos 100 metros nado livre. Como não haverá qualquer tomada de tempo, João deve ficar somente como reserva do 4 x 100 livre com grande possibilidade de nem vir a nadar nos Jogos.

 

Atletas que não comparecerem as provas eliminatórias representam uma multa de 100 francos suiços e nas finais e semifinais 200 francos suiços.

 

O congresso não foi dos mais organizados. Aliás, nem lugar para todo mundo havia. Muitos em pé e gente sentada no chão. Menos mal que foi rápido. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário