Autor • Julian Romero
Fonte • Swim it Up

Swimming World

Faleceu na manhã desta terça-feira, em Toronto, no Canadá, Nick Thierry, fundador de um dos mais conhecidos sites de natação do mundo, o SwimNews.com, ex-estatístico da FINA e também membro-fundador do International Swimming Statistics Association.

 


Húngaro de nascença (2/12/1938), Nick é notadamente um dos maiores nomes mundiais da estatística em natação, dedicando mais de 30 anos a este tipo de serviço.


Aos 8 anos, saiu de Budapeste para Cuba, quando devido ao trabalho de seu pai, mudou-se para Toronto. Não foi um exímio nadador, competiu por 3 anos em Cuba e mais 3 anos em Toronto, quando formou-se em arquitetura pela Universidade de Toronto. Ali começou sua longa carreira na natação, começando como assistente técnico e sendo técnico por 21 anos, inclusive passando como head coach da seleção canadense. Entre os atletas que já treinou, estão olímpicos como Angela Coughlan e Judy Garay. Na parte administrativa, fez parte da Swim Ontario (Federação provincial), a associação canadense de técnicos e da Swim Canada.


Fluente em 4 línguas, dentre elas o espanhol, Nick passou pelo Brasil durante a 1a. Copa do Mundo realizada no país, no Vasco da Gama em 1998. Foi um prazer conversar um pouco com esta pessoa que admirávamos virtualmente, já que naquela época o site e revista (hoje extinta) eram a melhor referência de ranking mundial, e trazia excelente reportagens biográficas.


O SwimNews é ainda uma grande referência ao Swim It Up! e o pouco contato que tivemos com o fundador, além de Marco Chiesa, já serviu para mostrar que ele vivia para a natação.


O mundo aquático está novamente entristecido.


Confira a biografia de Nick Thierry na nota sobre o falecimento publicado no próprio SwimNews:http://www.swimnews.com/news/view/9777. Confira também a biografia no International Swimming Hall of Fame,http://www.ishof.org/Honorees/2001/01nthierry.html

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário