Autor • Julian Romero
Fonte • Best Swimming
fnq.qc.ca
Majda Chebaraka recebe prêmio da Federação de Natação do Québec, competindo pelo Clube Aquático de Montréal (CAMO), pela suas performances este ano
Ela tem apenas 12 anos. Ela tem 1:00.32 nos 100m livre (número 75 do ranking nacional absoluto), 2:11.36 nos 200m livre (número 61), 4:33.98 nos 400m livre (número 45) e 9:40.41 nos 800m livre (número 56 do mesmo ranking). Na categoria dela, é líder. Em comparação com atletas infantil 1 e 2 (13 e 14 anos), ela está na disputa pelo pódio.
Mas o que impressiona não é os seus resultados precoces para a idade, mas sim as suas múltiplas opções de cidadania. Filha de diplomata da Argélia em Brasília, Majda Chebaraka já competiu na França, Canadá e está no Brasil há 2 anos. Mas os olhos do governo argelino também estão fixos nela.
A história de disputa pela nacionalidade de atletas "promessas" tem no passado alguns casos já conhecidos pelo Brasil. O mais famoso é de Gabrielle Rose, americana que defendeu o Brasil na Olimpíada de 1996, em Atlanta (clique aqui para relembrar). O mais recente é o caso dos irmãos Hugo e Gaetan Quirino (clique aqui para relembrar). Isso foi em 2006, quando em 2009 mudou-se pra França e de lá pra cá conseguiu apenas resultados medianos (clique aqui para ver os melhores tempos dele na Federação Francesa).
Majda começou com 9 anos na natação e treinada por Hugo Lobo Filho, na AABB, seus treinos já chegam a 40 mil metros semanais.
Num levantamento feito pela Best Swimming, a evolução mais impressionante da atleta é nos 100m livre, onde em fevereiro de 2011 tinha 1:16.15 em piscina de 50m, e terminou marcando 1:00.32 no último Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, realizado em Goiânia – nadando em observação, já que ainda é petiz mas seus resultados valem para efeito de convocação da seleção brasileira que disputará o Multinations Youth Meet ano que vem.
Apesar disso, Hugo trabalhará a prova de 400m livre e pra isso já começou a trabalhar intensidade e força.
Confira a reportagem publicada hoje no Correio Braziliense: https://www.swim.com.br/noticias.php?id=57792
Muito Bom. Parabéns para essa garota, mas gostaria que tivessemos uma outra reportagem desta daqui 2 anos para vermos seus resultados. Pois pelo que vi, a atleta yasmin da AABB também era uma promessa e agora em goiania nem pegou final. Resumindo qualquer um nadando 40km por semana no petiz daria esse resultado. abraços e parabéns