Autor • Julian Romero
Fonte • Best Swimming

Facebook

Tatiana Lemos em Cuiabá

 

Os jovens de 15 a 17 anos que disputam as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, a partir deste domingo, dia 25, têm um motivo a mais para brilhar na maior competição estudantil do país. Os atletas que mais se destacarem serão convocados para o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Através de convite recebido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), esta será a primeira vez que o Brasil participará do evento, que acontece de 16 a 20 de janeiro do ano que vem, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos Sydney 2000.

 

Coordenador da natação no evento, Rodney Filizola é um entusiasta do esporte e lembrou nesta quinta-feira, no Congresso Técnico da natação, no Centro de Eventos do Pantanal, que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vai convocar 18 atletas (9 meninos e 9 meninas) para representar o Brasil no Festival Olímpico da Juventude da Austrália, em janeiro de 2013.

“Temos o maior carinho pelas Olimpíadas Escolares. Destacamos dois árbitros internacionais para a competição. São eles: Marcelo Falcão, que participou das duas últimas edições dos Jogos Pan-americanos, dos mundiais de Melbourne, Manchester e Dubai, e dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, e Jefferson Borges, que participou do Mundial de Xangai, Mundial Junior de Lima, no Peru, e dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011”, observou Rodney, que também falou sobre os critérios técnicos para a convocação.

O Brasil será representado por 70 atletas de cinco modalidades no Festival Olímpico da Juventude da Austrália, evento que reunirá 30 países disputando medalhas em 17 esportes. Atletismo, canoagem, judô, luta olímpica e natação terão representantes brasileiros. Destes, 52 jovens serão escolhidos de acordo com seus resultados nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. A competição australiana é um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo e serve como preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. “Esta será uma experiência muito importante para os jovens brasileiros e servirá como intercâmbio para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 e para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Participar de uma competição internacional com a presença de diversos países do mundo, certamente trará muitos benefícios para os nossos jovens” destacou Edgar Hubner, Diretor Geral das Olimpíadas Escolares e Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

No evento australiano, cada modalidade tem a sua particularidade em relação à idade dos atletas participantes. Na natação, por exemplo, somente jovens nascidos após 18 de janeiro de 1995 poderão participar do Festival. Assim, alguns atletas disputam esta edição das Olimpíadas Escolares são inelegíveis para a competição australiana. 

Na Austrália, a natação será disputada em piscina olímpica e poderão ser escolhidos atletas que disputam os 50m, 100m, 200, 800m (somente no feminino) e 1.500m (masculino) livre; 100m e 200m borboleta, peito e costas; 200m e 400m medley; e para os revezamentos 4x100m e 4x200m livre e 4x100m medley.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informou ainda que irá definir em Cuiabá os técnicos que comandarão as equipes na Austrália, durante as Olimpíadas Escolares. Esta instrução inclusive consta no boletim emitido em 10 de outubro pela CBDA, que aliás contém outras informações importantes para quem for selecionado (clique aqui para abrir o site)

A experiente Tatiana Lemos de Lima está em Cuiabá como embaixadora do COB na natação.

 

“A dedicação ao esporte, que por muitas vezes fez com que os Embaixadores das Olimpíadas Escolares abrissem mão de outros interesses para treinar e competir, e a importância de se participar das competições sempre de maneira limpa são alguns dos conceitos passados por atletas em suas visitas às Olimpíadas Escolares. Teremos em Cuiabá um elenco vitorioso de medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos, que servem de modelo para as gerações mais jovens”, comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB e diretor-geral das Olimpíadas Escolares.

Você poderá acompanhar os resultados da competição clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário