Durante a clínica para os atletas classificados (e outros convidados também) para o Campeonato Mundial de Dubai, o coordenador técnico da CBDA, Ricardo de Moura, montou uma palestra rápida para os atletas, contendo o essencial de uma seleção brasileira.

Começou comparando os resultados de Tyler Clary (campeão do Mundial Júnior em 2006) com o título olímpico em Londres 2012.

Mostrou como será a competição e apresentou os selecionados, além de um breve histórico, mostrando que alguns atletas da seleção júnior estão hoje na seleção absoluta rumo a Barcelona.

No item “informação e comunicação”, o conteúdo da palestra ensina como se comportar com a imprensa:  “jornalista não conversa, apura”, “é jornalista 24h por dia”, “vive em busca do furo”, “gosta de conflito, de opiniões divergentes”, “acredita agir em nome do interesse público”, “é curioso, detalhista” e “repórter cada vez mais jovem e generalista” são os itens que, segundo o conteúdo, rotulam o jornalista. A informação faz parte do muitas empresas já realizam com seus funcionários, o Media Training, um treinamento para melhorar a comunicação entre empresa e mídia, bem como instruir o entrevistado para evitar determinados assuntos, vazar informações ou criar frases sem clareza.

Em slide anterior, existe uma instrução que pode ser interpretada como repressiva no item “conduta” para “abstenção de comentários negativos na imprensa sobre o clube, CBDA, patrocinadores”.

Depois, um outro slide apresenta dicas de como lidar com a imprensa e jornalistas:

  • “Seus atos e declarações serão “lidos” como a posição oficial da Confederação”
  • “Não existe ambiente protegido”
  • “Tenham definidas claramente as mensagens a serem passadas aos jornalistas”
  • “Evite que as opiniões/posições pessoais gerem conflito/polêmica com o clube e a Confederação”
  • “As questões e os pontos de vista diferentes devem ser debatidos internamente, e não pela imprensa”
  • “Entrevista não é uma conversa informal”
  • “A entrevista entrega mensagens e conclusões”
  • “Exige preparo, mas seja objetivo. Fale pouco”
  • “O porta-voz precisa saber o que dizer e como se colocar diante de perguntas indesejáveis”

Confira a apresentação clicando aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário