Durante o Congresso Mundial da FINA, com todos os representantes das federações nacionais, foi definida as sedes dos Campeonatos Mundiais de 2019 e 2021. Veja a lista dos próximos Campeonatos (completos, com as 6 modalidades aquáticas, sendo a sexta o “high diving”, ou saltos radical):
2015 – KAZAN, RÚSSIA
2017 – CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO
2019 – GWANGJU, CORÉIA DO SUL
2021 – BUDAPESTE, HUNGRIA
Mas a candidatura de Gwagju, 6a. maior cidade da Coréia do Sul com 1,5 milhão de habitantes, já está envolvida com polêmicas porque segundo agências de notícias coreanas o prefeito da cidade, Kang Un-Tae, forjou assinaturas de ex-autoridades do governo num documento que garantia apoio financeiro ao evento. O documento foi enviado em outubro passado, mas em abril desse ano, um novo e verdadeiro documento foi apresentado na documentação de candidatura da cidade à FINA. Mesmo assim, autoridades coreanas disseram que irão processar o prefeito pelo ocorrido.
Não acho legal um campeonato mundial de natação na Cidade do México. A altitude pega pra valer, e a partir das provas de 200 metros os resultados serão pífios, já dá para antecipar. Umas das graças da natação é a expectativa de grandes resultados, de recordes, e isso não vai acontecer no México. É pena!