Ele não é muito conhecido mas o trabalho é incontestável. Bruce Gemmell venceu na sexta-feira o prêmio de Coach of the Year na temporada americana em escolha feita no jantar de gala da Clínica Mundial da ASCA. Gemmell é o responsável pelo treinamento de Katie Ledecky desde outubro do ano passado quando substituiu a Yuri Suguyama contratado pela Universidade da Califórnia.

Receber uma campeã olímpica não foi problema para Gemmell que conseguiu resultados espetaculares com sua nadadora no Mundial de Barcelona. Os treinadores finalistas do prêmio da ASCA eram Rick de Mont (treinador de Matt Greevers), Todd Schmitz (treinador de Missy Franklin) e Gregg Troy (treinador de Ryan Lochte. Todos treinadores de atletas que foram campeões mundiais em Barcelona.

Foi uma mudança boa neste que é o maior prêmio para os treinadores de natação nos Estados Unidos. Desde 2002, portanto por 11 anos, apenas três treinadores se revezavam nesta conquista: Eddie Reese, Gregg Troy e Bob Bowman.

Katie Ledecky campeã em Barcelona (divulgação)

Katie Ledecky campeã em Barcelona (divulgação)

A performance de Ledecky, entretanto, fez a diferença. Campeã de tudo que nadou, 400, 800 e 1500 livre, nestas duas últimas com recordes mundiais e ainda abrindo o revezamento 4 x 200 livre dos Estados Unidos que levou a medalha de ouro. Performance perfeita e em menos de um ano trabalhando com ela, os resultados foram incontestáveis.

Um dos detalhes do treinamento de Katie Ledecky durante o training camp feito para o Mundial de Barcelona é que todas as meninas das provas de fundo foram separadas de Ledecky pois esta se mostrava muito a frente de todas e algumas vezes desafiando os homens nas séries principais.

Aos 16 anos de idade, Ledecky disputou os Jogos Olímpicos e o Mundial e ainda não sabe o que é perder. Tudo o que nadou foi medalha de ouro. Até Londres, Ledecky estava sob o comando do treinador Yuri Suguyama que fez um trabalho de desenvolvimento muito bom com a jovem nadadora.

Bruce Gemmell assumiu o posto de Suguyiama assim que este aceitou o convite para trabalhar na natação universitária americana. Virou o head coach de uma das tantas piscinas que o National Capital Swim Club, o antigo Curl Burke Swim Club, tem espalhadas pelos Estados da Virginia, Maryland e Washington.

Gemmell já tem tradição de trabalhar com nadadores de fundo. É pai e treinador do nadador olímpico Andrew Gemmell que esteve em Londres na prova dos 1500 livre e esteve no time americano de águas abertas tanto do Mundial de Shanghai como em Barcelona.

Andrew e seu pai Bruce (divulgação)

Andrew e seu pai Bruce (divulgação)

Andrew ainda tem mais um ano como nadador universitário na Geórgia mas durante os meses de verão treina com seu pai e sempre voltado para as águas abertas, a sua grande paixão.

Ao receber o seu prêmio de Treinador do Ano em New Orleans, Bruce Gemmell agradeceu a todos os integrantes da comissão técnica do clube National Capital e também ao ex-treinador de Ledecky, Yuri Suguyama.

Ainda na mesma noite de premiação, foram agraciados três treinadores para o ASCA Hall of Fame:

* Penny Taylor, ex-treinador de Tom Jaeger.

* Donn Swartz, ex-treinador de Rick de Mont.

* Bob Groseth, ex-treinador de Matt Greevers e Mike Alexandrov.

Bruce Gemmell recebendo o seu prêmio na ASCA (Swimming World)

Bruce Gemmell recebendo o seu prêmio na ASCA (Swimming World)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário