Sun Yang dirigindo ilegalmente em um comercial da Hyundai.

Sun Yang dirigindo ilegalmente em um comercial da Hyundai.

O chinês Sun Yang além de ser o maior nadador de fundo da atualidade acabou se transformando num atleta com inúmeros problemas disciplinares. Desta vez, a coisa ficou bem complicada e o campeão mundial e olímpico vai ter de passar sete dias detido por estar dirigindo sem habilitação. Além disso, o Zhejiang College of Sports anunciou nesta terça-feira (05/11) a sua suspensão por tempo indeterminado de todas competições e atividades comerciais.

Yang se envolveu num acidente de automóvel no domingo quando dirigia uma Porsche Cayenne branca ao ser batido por um ônibus público na cidade  de Hanghzou. Mesmo sendo vítima, Yang acabou sendo punido por não apresentar sua habilitação, ou melhor, nunca teve uma. O nadador ficou na delegacia local por horas até ser liberado tarde da noite de onde saiu sem dar qualquer entrevista.

Na segunda-feira, Yang utilizou a sua conta no Weibo, uma espécie de Twitter chinês, para pedir desculpas pela sua falha e alegou “estar concentrado nos treinamentos e competições” por nunca ter tirado a sua carteira de habilitação. A mensagem gerou revolta na população chinesa que esperava uma reação dura das autoridades. E veio no mesmo dia: Yang está preso por sete dias além de pagar uma multa de 2.000 yuans correspondente a 680 reais.

A coisa ficou ainda mais complicada nesta terça-feira quando o Vice Presidente do Zhejiang College of Sports Zhang Yadong anunciou a suspensão do nadador por tempo indeterminado de competições e atividades comerciais. Yang é aluno do instituto e é onde realiza seus treinamentos. O dirigente chinês informou que tal decisão já estava tomada antes mesmo do incidente de domingo. Acontece que desde o fim dos Jogos Nacionais da China em setembro, Sun Yang “desapareceu” dos treinos e classes. Sem qualquer notícia ou autorização, Yang tirou férias com a namorada, esteve na Tailândia e não respondeu  qualquer das chamadas telefônias e mensagens enviadas pelos dirigentes. Segundo Yadong, “ele vai ficar um bom tempo treinando até mostrar que se enquadra nas regras da equipe antes de voltar a competir”.

http://youtu.be/T5FlDy3YmDQ

Campeão mundial cinco vezes, quatro medalhas olímpicas sendo duas de ouro, recordista mundial dos 1500 livre, Sun Yang é um dos atletas mais populares da China e reconhecidamente o melhor fundista do mundo na atualidade. Entretanto, este não é o primeiro problema de indisciplina do nadador.

No ano passado, ele teve problema com a mídia e os fãs durante o Campeonato Chinês após o duplo ouro olímpico em Londres nos 400 e 1500 livre. Um incidente maior aconteceu em fevereiro quando teve uma briga com o veterano treinador Zhu Zhigen. O caso lhe rendeu a suspensão de seu salário por um mês além da obrigação de um pedido de desculpas público pelo desrespeito ao treinador. Antes do Mundial de Barcelona, outro conflito e Sun Yang foi treinar duas semanas em Hong Kong com o ex-treinador nacional da China.

Os resultados de Barcelona, principalmente o parcial dos 200 livre no bronze do 4 x 200 livre da equipe chinesa, ajudaram o atleta ganhar confiança mesmo numa temporada bastante conturbada e sem os melhores desempenhos em treinamento. Suas marcas não foram nem próximo dos seus melhores mas o suficiente para vencer três medalhas de ouro nos 400, 800 e 1500 livre. Sua superação foi mostrada ao final de todas as provas quando chorava copiosamente para as câmeras de TV chinesa.

O incidente da carteira de habilitação era o que faltava para completar um ano muito acidentado para o nadador. Ele nega que o Porsche Cayenne seja da sua propriedade. Mesmo negando, Yang é visto em várias fotos da sua conta de Weibo dirigindo ao lado da namorada, esta uma das principais reclamações do veterano treinador Zhu Zhigen descontente com o relacionamento com o nadador.

Pior que isso é o fato de Sun Yang ser patrocinado pela empresa sul-coreana de automóveis Hyundai desde dezembro de 2012. Yang já estrelou vários comerciais da empresa e em todas aparece dirigindo. Confira um destes comerciais abaixo:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário