Primeira foto de Serjão com a camisa do Timão.

Primeira foto de Serjão com a camisa do Timão.

Não demorou muito para o Head Coach Carlos Henrique Matheus encontrar um substituto para a saída de Leonardo Tomasello Araújo para comandar a Seleção Brasileira Paralímpica. Sérgio Onha Marques, o conhecido Serjão, treinador que estava no Pinheiros desde 2010 inicia na próxima semana oficialmente como novo integrante da comissão técnica do Corinthians.

 Graduado na Faculdade de Educação Física de Santo André, Sérgio Onha Marques iniciou atuando na Faculdade de Medicina da USP. Anos depois fundou o Centro de treinamento MED Swimming. Em 2008, teve a sua primeira nadadora olímpica, Julyana Bassi Kury que integrou o revezamento do Brasil nos Jogos de Beijing. Em abril de 2010, chegava ao Pinheiros onde tem atuado na categoria júnior e desde 2012 também com o senior. Chegou a Seleção Brasileira pela primeira vez em 2011 quando integrou a comissão técnica no Mundial Júnior de Lima no Perú.

Serjão no Teste Evento 2012 em Londres.

Serjão no Teste Evento 2012 em Londres.

 Voltou a Seleção Brasileira em 2012 para o Teste Evento Olímpico em Londres e três de seus atletas, João Gomes, Beatriz Travalon e Leonardo Alcover estiveram na equipe que foi ao Mundial de Piscina Curta em Istambul.

No ano passado, veio a primeira convocação para a Seleção Brasileira Absoluta integrando a comissão técnica do Mundial de Barcelona onde seu atleta João Gomes Júnior chegou a final da prova dos 50 peito terminando na quinta colocação. Ainda foi o técnico do Brasil na etapa de Tóquio da Copa do Mundo.

Sérgio Onha Marques no Mundial 2013 com Carlos Henrique Matheus.

Sérgio Onha Marques no Mundial 2013 com Carlos Henrique Matheus.

No Pinheiros, subiu ao pódio para receber junto com João Gomes Júnior o prêmio de melhor índice técnico do Maria Lenk do ano passado e fechou o ano subindo novamente agora com Felipe França no Open, ambas na prova dos 50 peito.

Além de seu trabalho como técnico, Coach Serjão também foi idealizador de uma linha de equipamentos funcionais para natação (Max Força) e tem sido palestrante do tema Consciência Corporal Aquática.

Ainda como nadador, Sérgio Marques atuou em diferentes clubes em São Paulo, incluindo o Pinheiros. Especialista na prova dos 200 borboleta, treinou durante cinco meses em 1999 com o treinador americano Joe Goeken na Bolles School em Jacksonville nos Estados Unidos junto com Gustavo Borges.em preparação para a seletiva dos Jogos Pan Americanos daquele ano.

DSC_0024

No Corinthians, onde assume oficialmente a partir da próxima terça-feira, vai trabalhar com a equipe júnior e principal e será o responsável pela preparação física do programa.

 

 

1 responder
  1. FranClever
    FranClever says:

    Bela ascensão profissional, exemplo de muita dedicação e força de vontade. Parabéns!, “Serjão”; fico muito feliz em acompanhar a eficiência de seu trabalho.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário