Confira o que rola pela natação internacional no nosso giro semanal.

Manaudou 4 de ouro no Francês.

Manaudou 4 de ouro no Francês.

* Acompanhamos sete seletivas durante a semana que passou. Grã-Bretanha que ainda tem mais dois dias de disputa, segunda e terça para definição das equipes para o Commonwealth Games, mais Nova Zelandia que encerrou na sexta-feira, África do Sul e Itália que terminou no sábado, França, Japão e Espanha que terminaram no domingo. Tudo isso além da Eindhoven Cup que também foi o Campeonato Holandês deste ano.

* Esta semana vai ser bem menos movimentada. Apenas o Campeonato de Budapeste na Hungria de quinta a domingo, mesmas datas para o Campeonato Turco em Istambul. Na próxima semana, a semana do Maria Lenk volta a ser agitada pelos Campeonatos da Finlgândia, Campeonato Irlandês mais o Grand Prix de Mesa no Arizona, Estados Unidos, e duas competições internacionais na República Tcheca e Suécia.

Na Itália, pelo 5o ano consecutivo deu Anniene (time de Pellegrini).

Na Itália, pelo 5o ano consecutivo deu Anniene (time de Pellegrini).

* O ranking mundial sofreu constantes alteraações nas seletivas realizadas e vale a pena conferir. Atualmente, apenas seis nadadores figuram no Top 10 do mundo em 2014. São eles: César Cielo terceiro nos 50 livre com 21:74, Bruno Fratus décimo nos 50 livre com 22:00, César Cielo sétimo nos 50 borboleta 23:44, Nicholas Santos nono nos 50 borboleta com 23:61 e João Gomes Jr. em décimo nos 50 peito com 27:67, e Etiene Medeiros 4a colocada nos 50 costas com 27:95. Confira o ranking clicando aqui. 

* Semana também foi boa para negócios. Na Austrália, o jovem Mack Horton de 17 anos anunciou o seu primeiro contrato profissional. Depois de bater três recordes mundiais na seletiva australiana ganhou o patrocínio da Speedo até 2016. Mireia Belmonte também teve uma semana muito positiva com seis medalhas de ouro no Aberto da Espanha. No sábado, foi anunciada como Embaixatriz Mundial da Speedo até 2017.

Vídeo de entrevista com Mireia Belmonte nova Embaixatriz Mundial da Speedo.

* Na seletiva sul-africana, a Arena, que já é patrocinadora de Chad Le Clos, anunciou a sua extensão de contrato com a Arena até 2017.

* Arena também renovou os contratos dos poloneses Konrad Czerniak, velocista que treina na Espanha e o campeão mundial de piscina curta dos 200 costas Radoslaw Kawecki. Contratos até 2016.

* No Japão, foi a Mizuno que anunciou a lista de oito atletas sob contrato até os Jogos do Rio. A começar pela maior estrela da competição, Kousuke Hagino, mais Akihiro Yamaguchi, Shinri Shioura, Yuki Kobori, Yasuhiro Koseki, Miki Uchida, Miyu Otskuka e Sayaka Ayase.

* Nos Estados Unidos, Michael Klueh, integrante do revezamento campeão mundial do 4×200 livre no ano passado, assinou com a Dolphin, uma empresa de trajes de natação, mas sem versão de alta performance.

* Na Itália, Gabrielle Detti quebrou o recorde europeu dos 800 livre com o traje Vadox. Patrocinado pela empresa, é o primeiro recorde continental batido pela marca.

* A França anunciou para 2015 mais uma edição da Golden Lanes, o Grand Prix da natação francesa que vai para a sua segunda edição. Serão quatro etapas. Nice de 30 de janeiro a 1o de fevereiro, Amiens de 13 a 15 de fevereiro, 13 a 15 de março em Marseille e Nancy fechando o circuito de 22 a 24 de maio.

Rikke Pedersen o melhor índice da Eindhoven Cup.

Rikke Pedersen o melhor índice da Eindhoven Cup.

* Escolhida como a melhor performance da Eindhoven Cup, Rikke Moller Pedersen está cada vez mais absoluta nos 200 peito. Venceu a prova no domingo com 2:19:61, o seu terceiro sub 2:20 nos 200 peito, segundo neste ano. A sua melhor marca pessoal é o recorde mundial da prova com 2:19:11 do Mundial de Barcelona. Até hoje, apenas três nadadoras nadaram abaixo dos 2:20 e em sete oportunidades.

* Pela ordem as melhores performances na prova são:
1o Rikke Pedersen da Dinamarca 2:19:11
2o Yulia Efimova da Rússia 2:19:41
3o Rebecca Soni dos Estados Unidos 2:19:59
4o Rikke Pedersen 2:19:61
5o Yulia Efimova 2:19:85
6o Rikke Pedersen 2:19:94

Kosuke Kitajima bem longe do seu melhor.

Kosuke Kitajima bem longe do seu melhor.

* Falando nos 200 peito, Kosuke Kitajima nadou a prova ficando em 10o lugar na Seletiva Japonesa com modestos 2:11:95 depois de 2:12:71 nas eliminatórias. Kitajima também ficou em sétimo lugar nos 100 peito com 1:00:67. Segundo o próprio nadador, ele está se preparando para outra competição em junho, provavelmente no Mare Nostrum em busca de uma vaga para as Seleções Japonesa do Pan Pacífico e dos Jogos da Ásia.

* Começou nesta segunda-feira o Campeonato Nacional de Categorias em Sydney na Austrália. Um dos mais fortes certames de categoria do mundo e que vai definir a Seleção Australiana para os Jogos Olímpicos da Juventude.

* Apenas nove nadadores atingiram os índices da Federação de Natação da África do Sul para o Commonwealth Games. Na Nova Zelandia foram 16. Os convocados foram: Dylan Bosch, Myles Brown, Chad Le Clos, Tara Nicholas, Karin Prinsloo, Sebastien Rousseau, Roland Schoeman, Brad Tandy e Cameron Van der Burgh.

* A UANA – União das Américas de Natação está reunida nesta segunda e terça-feira em Toronto no Canadá. O Presidente da UANA, Coaracy Nunes não pode comparecer devido a um problema particular e está sendo representado por Giovana Moreira. Em discussão as competições e calendário das Américas, o Festival Pan Americano que teremos este ano em setembro e os critérios de classificação para os Jogos Pan Americanos.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário