Daynara de Paula e Diogo Villarinho são os novos atletas dos esportes aquáticos incluídos no Programa Bolsa Pódio que faz parte do Plano Brasil Medalhas 2016 do Ministério do Esporte. Uma relação de 19 atletas foram divulgados no Diário Oficial da União completando um total de 176 atletas de 15 modalidades olímpicas e 10 paralímpicas.

Trofeu Maria Lenk/Natacao

Daynara é a primeira nadadora de piscina incluída no programa que já tinha Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto pelas águas abertas desde o ano passado. Nascida em Manaus, no dia 25 de julho de 1989, Daynara foi revelada a nível nacional pelo SERC de São Caetano de onde chegou a sua primeira Olímpiada em 2008. Com passagens pelo Unisanta, Flamengo e atualmente no SESI-SP, Daynara foi finalista do Mundial de 2009 em Roma, semifinalista em Shanghai em 2011 e em Barcelona no ano passado. Duas vezes olímpica, ocupa o 13o posto do ranking mundial deste ano na prova dos 100 borboleta pela marca feita no Maria Lenk com 58:49.

thumb.php

Diogo Villarinho nasceu em Goiânia, 11 de março de 1994, é o mais jovem da Seleção Principal de Águas Abertas do Brasil. Revelado na equipe do Zitti de Goiás, foi o melhor resultado do Brasil no primeiro Mundial Júnior de Águas Abertas em 2010. Desde então, sob o comando do Professor Eduardo Santos no Minas Tênis Clube tem se destacado nas provas a nível nacional e internacional. Disputou em Barcelona o seu primeiro Mundial e este ano foi medalha de ouro na prova por equipes dos Jogos Odesur junto com Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. Na última etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas disputada em Cancún no México ganhou a sua primeira medalha no circuito terminando na terceira colocação.

Além de Daynara de Paula e Diogo Villarinho, os novos atletas incluídos e suas respectivas modalidades esportivas no Programa Bolsa Pódio são os seguintes: Higor Silva Alves e Nelson Fernandes (atletismo), Henrique Avancini (ciclismo mountain bike), Laís Nunes (lutas associadas), Ana Sátila Vargas, Anderson dos Santos Oliveira e Charles Correa (canoagem slalom), Julião de Miranda Neto, Roberto Queiroz e Adriana Araújo (boxe), Íris Tang Sing (taekwondô), Sarah Nikitin e Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Renata Demétrio e Isabel Swan (vela), Jaqueline Ferreira e Fernando Reis (levantamento de peso).

O Programa Bolsa Pódio agora tem 15 atletas dos esportes aquáticos: Cesar Cielo, Felipe Lima, Thiago Pereira, Marcelo Chierighini, Leonardo de Deus, Bruno Fratus, Henrique Rodrigues, João Gomes Jr., Nicolas Oliveira, Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo, Samuel de Bona e os dois novos Daynara de Paula e Diogo Villarinho.

Confira o bio dos atletas no site do Ministério do Esporte:

http://www.esporte.gov.br/arquivos/snear/brasilMedalhas/Esportes%20Aquticos.pdf

De acordo com a regulamentação do  programa, os nomes, resultados e possíveis novos atletas e reavaliação dos que fazem parte do programa serão feitas anualmente.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário