A ODEPA vai realizar na Cidade do México de julho a setembro, em datas específicas, o 1o Festival Olímpico Panamericano reunindo 23 modalidades esportivas em evento totalmente patrocinado pela Solidariedade Olímpica Panamericana. A entidade é presidida pelo mexicano Mário Vazquez Raña, que foi o grande idealizador do evento. Os esportes agraciados com a competição são: atletismo, badminton, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, esqui náutico, ginástica, judô, karatê, levantamento de peso, luta, natação, patinação, remo, racquetbol, squash, taekwondo, tênis de mesa, arco e flecha e triatlo.
A natação será realizada de 26 a 30 de setembro e cada equipe vai ter quatro nadadores no masculino e quatro no feminino nas idades de 1995 a 1998. A competição é no programa olímpico mais o revezamento 4×100 medley misto e cada equipe pode colocar dois atletas por prova.
Uma das novidades na competição é oferecer uma clínica para atletas e treinadores dois dias antes do início da competição, fazendo do evento não só uma disputa competitiva mas também uma oportunidade formativa para as categorias inferiores.
O calendário para o Festival Olímpico Panamericano:
23 de setembro – Chegada a Cidade do México
24 e 25 de setembro – Clínica para atletas e treinadores
26 a 30 de setembro – Competição
A CBDA ainda não definiu os critérios para o evento que tem a organização do COB, porém será uma grande opção para a Seleção Júnior Brasileira que já tem outros oito nadadores participando dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing na China.
Regulamento oficial da competição:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!