Semana de mais uma competição de Michael Phelps, agora com um incrível 51:67 nos 100 borboleta, segundo melhor tempo do mundo na temporada e a aposentadoria não esperada da francesa Camille Muffat, campeã olímpica dos 400 livre em 2012. Confira o que rola pelo mundo na natação internacional durante a semana que passou e o que vem pela frente.
* Sucesso absoluto da semana o desempenho da Seleção Russa que dominou o Campeonato Europeu Júnior pelo terceiro ano consecutivo. A competição foi em Dordrecht na Holanda e os russos somaram 36 medalhas, sendo 19 de ouro. Mais do que a soma dos três próximos concorrentes.
* O velocista Evgeny Sedov sentiu uma lesão e foi poupado nos 100 livre e nas provas de revezamento. Conseguiu nadar e venceu as provas de 50 livre e 50 borboleta respectivamente com 22:07 e 23:83. Está seguindo a preparação para os melhores resultados acontecerem nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing no mês de agosto.
* Felipe Lima segue em training camp na Espanha. Esta foto foi o com grupo do Natacion Huracan que recebe o nadador brasileiro em Valência, Espanha.
* A partir de amanhã, Felipe vai estar em Barcelona participando do Campeonato Aberto da Espanha. Felipe vai nadar as provas de 50 e 100 peito. Confira o start list da competição de 840 nadadores participantes:
http://www.rfen.es/publicacion/campeonatos/files/rfen100/2014/2014XX100014/inscripciones_totales.pdf
* Depois da Nova Zelândia, agora a Seleção Brasileira divide raias com a Seleção do Japão no treinamento de altitude em Flagstaff no Norte do Arizona, Estados Unidos.
* Tae Hwan Park já está na Coréia desde sábado após dois meses de training camp na Austrália. Ele nada nesta semana o Campeonato Nacional, seu último teste para os Jogos da Ásia. Park vai nadar as provas de 100, 200, 400, e 1500 livre, além da novidade de ter entrado nas provas de 200 e 400 medley.
* Sua chegada foi marcada pela forte presença da imprensa no aeroporto.
* Para acompanhar os resultados:
* A Austrália já está na Grã-Bretanha. A equipe viajou no sábado para Manchester onde fica num training camp sete dias antes de viajar para Glasgow onde o Commonwealth Games começa no dia
* Vídeo publicado pela Federação Australiana. A primeira medalha no Commonwealth será a de número 600 na história da natação australiana.
* Este outro destaca o total de metragem e piscinas utilizadas pelos nadadores da Seleção Nacional.
* A partir de quinta-feira tem o Los Angeles Invitational, antigo Janet Evans Invitational recheado dos melhores nadadores sediados na Califórnia como Nathan Adrian, Missy Franklin, Jessica Hardy e alguns visitantes ilustres. Entre estes, o mais destacado é o japonês Kosuke Kitajima que está fora das Seleções Japonesas pela primeira vez na sua carreira.
Start list da competição:
http://www.socalswim.org/meets/files/4b6bc575218d42b487c0cd9c80e82fae/2014-lai-psych-sheets.pdf
* O Centro Aquático do Paraguai está nos detalhes finais. Construído pelo Governo Federal, a piscina do Centro Nacional já recebeu até o novo equipamento Omega de cronometragem eletrônica. É a primeira piscina de 50 metros em condição de ser utilizada para competição no país.
* Começa nesta quarta-feira em Saskatoon no Canadá, o Campeonato Nacional de Verão. A competição não é seletiva nacional e não vai contar com os principais nadadores que já estão a caminho do Commonwealth Games na Escócia. Participam mais de 400 nadadores de nove províncias canadenses.
Start list:
https://www.swimming.ca/docs/20140710-sncsummer-psychsheet-01.pdf
Já está em andamento em Vera Cruz, o Campeonato Nacional Mexicano. A competição começou ontem na piscina que sedia o Campeonato Centro-Americano em novembro.
Resultados e destaques no site da Federação Mexicana:
* O australiano Luke Percy, campeão mundial júnior dos 50 livre no ano passado em Dubai com 22:13, decidiu retornar ao seu país. Percy estava estudando e treinando na Universidade do Tennesee desde setembro de 2013 e optou por tentar na Austrália uma vaga no time olímpico de 2016 no Rio.
* Percy competiu apenas um ano pelo Tennesse, mas abriu mão de continuar no sistema do NCAA para focar exclusivamente nos Jogos Olímpicos e uma possível vaga no time da Austrália.
* A USA Swimming anunciou uma mudança no seu critério de pagamento para os membros do USA National Team. Fazem parte do National Team até seis nadadores por prova olímpica que estejam entre os 12 melhores do ranking mundial da temporada. O anúncio do time será feito no dia 2 de setembro.
* Houve mudança no critério do ano passado que era para estar entre os 14 melhores do ranking. Os valores para os integrantes é de 3.250 dólares mensais. Os atletas que estejam na Universidade receberão 1.750 mensais e os atletas que por acaso ainda estejam no high school receberão 1.000 dólares mensais.
* Os critérios completos do National Team da USA Swimming podem ser conferidos aqui:
* Essen na Alemanha, recebe de quinta a domingo o Campeonato Alemão, última seletiva para formação da equipe para o Campeonato Europeu que acontece em agosto. Uma das ausências já anunciadas é do maior astro do time masculino, recordista mundial dos 200 livre Paul Bierdermann.
* Biedermann optou por continuar seus treinamentos para o certame europeu. Nesta temporada, Biedermann aparece em sétimo do ranking mundial com 1:46:28 e 11o no ranking dos 400 livre com 3:47:89.
* O Aberto da Hungria começa nesta quarta-feira em Debrecen. Presença de todos os principais nadadores húngaros inclusive Katinka Hosszu que teve o seu pedido de poder nadar os 400 medley junto com os homens. Como se trata de uma competição FINA, o pedido foi negado pelos organizadores.
* Ian Thorpe foi assunto da semana e seu anúncio a TV australiana. Thorpe revelou que é homossexual e que todo o drama de manter este segredo por anos foi motivo para a sua precoce aposentadoria e mais recentemente depressão, alcolismo e uso de drogas.
* Thorpe revelou estar preparado para o anúncio e fez as vésperas do Commonwealth Games onde vai atuar como comentarista nas provas de natação do Channel Ten, onde deu a entrevista exclusiva. Informações dão conta de que o “anúncio exclusivo” lhe valeu um cachê de 400 mil dólares.
* O francês Fred Bousquet está em Singapura em diversas ações de caridade junto a comunidade local e promovendo o Singapore Swim Stars. A competição está marcada para o dia 5 de setembro e vai reunir alguns dos maiores nomes da natação mundial.
* Como a data coincide com o Troféu José Finkel, nenhum nadador brasileiro irá participar do Singapore Swim Stars.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!