Imagem publicada no encerramento da Copa do Mundo.

Imagem publicada no encerramento da Copa do Mundo.

Segunda edição do nosso boletim semanal atualizando as notícias e destaques do movimento Olímpico ao redor do planeta e preparações rumo aos Jogos do Rio 2016.

Faltam 749 dias para os Jogos Olímpicos do Rio e 782 para os Jogos Paralímpicos.

* E o balanço sobre as repercussões da Copa do Mundo, não páram de chegar. Veja esse em entrevista com os estrangeiros.

16fe17b9ae51

* Diretamente do Rio, final da Copa do Mundo para o Haiti. O Presidente do COI, o alemão Thomas Bach, deixou o Rio de Janeiro rumo ao Haiti onde inaugurou o primeiro centro esportivo de grande porte naquele país. Junto do Presidente do Haiti, Michel Martelly e o Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon foi inaugurado o Sport For Hope Olympic Centre em Port-Au-Prince.

* Um investimento de 18 milhões de dólares que irá abrigar treinamento e competições para 14 esportes olímpicos. Não foi incluída nenhuma piscina mesmo o Haiti tendo se filiado recentemente a FINA.

P2018_600

* Lançada a pedra fundamental das obras para as sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang na Coréia do Sul. São os ginásios de patinação, hóquei, curling. O cronograma prevê conclusão de tudo até 2016 para já sediar testes eventos nos anos de 2016 e 2017.

* Motivo maior de preocupação com os atrasos das obras, veja o vídeo do Complexo Esportivo de Deodoro preparado pelo Rio Cidade Olímpica.
https://www.youtube.com/watch?v=nX2rALI5u_A

* Vídeo do patrocinador oficial do COB, Nike lançou este logo após o fim da Copa.
https://www.youtube.com/watch?v=3sGI2MEni6Y

BswEGrYIYAA3Rtq

 

* Entramos no último mês para a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing. A foto acima mostra o Parque Olímpico a noite.

Dara Torres e Rock prestigiando o ESPY.

Dara Torres e Rock prestigiando o ESPY.

* 12 atletas olímpicos e paralímpicos americanos estiveram entre os vencedores do prêmio ESPY 2014. Considerado o mais importante prêmio do esporte americano desta vez não teve nenhum nadador ou nadadora entre os que concorriam as premiações. O jogador de basquete Kevin Durant ganhou o prêmio de melhor atleta do ano e a ex-judoca Ronda Rousey, atualmente no MMA foi a vencedora de melhor atleta feminina do ano.

* O Blog Olimpílulas do Estado de São Paulo fez um excelente retrospecto que o Brasil já organizou um total de 13 Campeonatos Mundiais de grande porte, incluindo a recente Copa do Mundo. Destes, apenas uma vez saímos campeões. E faz tempo, foi com o basquete masculino em 1963.

Confira o artigo:

http://blogs.estadao.com.br/olimpilulas/brasil-ja-organizou-13-mundiais-mas-so-ganhou-um/

* Comitê Olímpico Brasileiro apresentou esta semana a terceira etapa do Programa de Apoio ao Atleta, um programa que dá apoio e orientação aos atletas olímpicos e pan-americanos na transição de suas carreiras. Um total de 13 atletas e ex-atletas fazem parte desta turma e três vem da natação: Gabriel Mangabeira, Tatiana Lemos e Joanna Maranhão.

* O programa é baseado num projeto similar lançado pelo Comitê Olímpico Internacional que tem dado auxílio aos atletas e Comitês Olímpicos Nacionais projetando suas futuras carreiras.

OLY-2016-IOC

 

* Os principais dirigentes do COI estão reunidos hoje e amanhã em Lausanne na Suiça. Algumas reformas e principalmente a agenda para a Assembléia de dezembro em Monaco. O Movimento Olímpico está em processo de mudanças e iremos ver isso já a partir dos Jogos de 2020 em Tóquio.

* A semana também foi marcada pelo pedido de quatro Comitês Olímpicos Nacionais (Áustria, Alemanha, Suécia e Suiça) de mudanças no processo de seleção e exigências para as cidades postulantes a sedes dos Jogos Olímpicos. O processo, os custos e principalmente a dificuldade de administração estão sendo questionados. O processo de escolha dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 é o maior exemplo de que o processo atual não tem sido o melhor para o esporte mundial.

ImageProxy.mvc

 

* A semana também marcou a morte da americana Alice Coachman de 90 anos de idade. Primeira atleta negra a ganhar uma medalha de ouro, faleceu em Albany, na Geórgia, Estados Unidos. Em abril, ela havia sofrido um derrame.

* Campeã olímpica no salto em altura em 1948 um pouco acima do 1 metro e 70 centímetros, Coachman ainda pulava de pés descalços e perdeu a oportunidade de competir nos anos de 1940 e 1944 por conta das Grandes Guerras Mundiais. Campeã americana de atletismo desde os 16 anos foi comemorar a sua medalha de ouro na Vila Olímpica em festa onde apenas negros entravam, já que a outra festa era dedicada aos brancos. Na volta a sua cidade, não ganhou o aperto de mão do prefeito “branco”. Ela ainda foi a primeira atleta negra a fazer um comercial para a Coca Cola. Isto em 1952 e ganhou 500 dólares.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário