Com os Jogos da Ásia em pleno andamento, o Giro pelo Mundo também tem notícias aquáticas por todo planeta. Confira nosso giro semanal.

* A semana foi marcada por algumas trocas “high profile” de treinadores. James Magnussen na Austrália, Yannick Agnel de volta a França e a Diva Federica Pellegrini encerrando suas relações com Phillipe Lucas na França para treinar somente na Itália e também abrindo mão dos 400 livre. A Best Swimming publicou um artigo sobre as trocas.

http://www.bestswimming.com.br/2013/2014/09/16/mudancas-de-tecnicos-para-federica-pellegrini-yannick-agnel-e-james-magnussen/

* Brian Best, treinador de Magnussen também perdeu três outros atletas da seleção nacional australiana. Daniel Tranter vai treinar com Dennis Cotterell, Justin Hadler com Simon Cusack e Jessica Ashwood com Vince Raleigh.

* O italiano Fabio Scozzoli também anunciou mudanças em seu programa de treinamento. Ainda se recuperando da lesão do joelho no ano passado, Scozzoli vai alternar seis semanas de preparação em Ímola na Itália com outras seis semanas em Gratz na Áustria com Dirk Langer, técnico alemão que já faz o mesmo programa com Cameron van der Burgh.

* Scozzoli iniciou a temporada de 2014 treinando com Omar Gonzalez na Flórida junto com Felipe Lima. Em julho, Felipe retribuiu a visita passando um mês treinando em Ímola.

* No novo contrato-relação com Dirk Langer, Scozzoli assinou um termo até os Jogos do Rio 2016 numa mensalidade de 1.000 euros pelo programa além de porcentagem sobre todos os ganhos do atleta.

* O francês Gregori Mallet vai passar seis meses treinando nos Estados Unidos com David Marsh no SwimMac. O nadador foi indicado pelo próprio técnico, Roman Barnier, ex-atleta de Marsh para passar esta temporada treinando no exterior.

* O ex-sul-africano Darian Townsend, integrante do revezamento 4×100 livre campeão olímpico de 2004 dois meses depois de ganhar a sua cidadania americana foi convocado pela primeira vez para representar os Estados Unidos. Townsend revelou na sua conta pessoal de Twitter que está convocado para os Jogos Pan Americanos de 2015 em Toronto.

* A convocação oficial dos nadadores americanos ainda não foi anunciada pela USA Swimming, mas vários deles já confirmaram o convite e registraram isso em suas mídias sociais. Este artigo do site SwimSwam informa os nomes dos atletas que já estariam na equipe para o Pan.

http://swimswam.com/usa-team-2015-pan-american-games-starting-take-shape/

Shannon Rollason

Shannon Rollason

* O australiano Shannon Rollason anunciou que deixa o comando da Seleção Nacional da Dinamarca após o Campeonato Mundial de Piscina Curta no final do ano em Doha no Catar. Rollason vinha fazendo um excelente trabalho no comando da equipe e sua decisão alegada foi por questões familiares.

* Rollason é o treinador da velocista Jeanette Ottesen Gray que atuou pelo Corinthians no Maria Lenk deste ano. O australiano estava no cargo desde março do ano passado e seu contrato estava previsto até os Jogos do Rio em 2016. A Federação Dinamarquesa ainda não anunciou quem será o seu substituto.

* Saiu a punição do russo Sergey Markov que testou positivo em outubro de 2013 para a substância Ostarine na Copa do Mundo de Moscou. O nadador estava temporariamente suspenso desde o início do ano e agora, finalmente, anunciada a suspensão de dois anos para o atleta.

* Markov é o segundo caso positivo da Rússia em testes realizados pela FINA. Pela regra DC 12.1, são necessários quatro testes positivos num período de um ano para que toda a nação seja suspensa das competições oficiais por 12 meses. O primeiro caso foi de Yulia Efimova. Ainda existe um caso pendente com Vitaly Melnikov que testou positivo para EPO no Europeu de Curta do ano passado. Caso Melnikov seja suspenso, os russos estarão a apenas um caso positivo de serem totalmente suspensos por um ano de competições. Lembrando que somente os casos positivos pegos pela FINA contam nesta estatística.

* No Canadá, a Canadian Swim Coaches and Teachers Association realizou a sua primeira turma do recém criado Hall of Fame da entidade. Foram apresentados os nomes de Howard Firby, Deryk Sneeling e Nick Thierry, como os primeiros integrantes.

* Nos Estados Unidos, durante a Convenção da USA Swimming, David Marsh do SwimMac e Jason Turcotte do Dynamo Swim Team foram apresentados como os melhores treinadores das categorias menores. O prêmio “Develpment Coach of the Year” premia aquele que promoveu melhores atletas nas categorias júniors com resultados expressivas nas competições nacionais absolutas.

* Katie Ledecky foi escolhida a atleta do ano e a prova dos 1500 livre no Pan Pacífico a melhor performance de 2014. Nas águas abertas, os premiados foram Haley Anderson e Andrew Gemmell. Entre os paralímpicos, Courtney Jordan foi a premiada.

* Jim Sheehan foi eleito como novo Presidente da USA Swimming. Concorriam três nomes e os números da eleição não foram divulgados. Sheehan tem atuado como árbitro há anos e esteve no Pan Pacífico deste ano na Austrália.

* Semana também foi do anúncio dos índices para a Seletiva Americana para os Jogos Olímpicos do Rio 2016:
http://www.bestswimming.com.br/2013/2014/09/18/americanos-anunciam-indices-para-o-usa-olympic-trials/

* Com a vitória do “NO” no referendo da independência da Escócia, a Federação Britânica de Natação emitiu uma nota (de alívio) comemorando o resultado para se manter forte na disputa dos eventos internacionais:
“British Swimming is delighted that there is now clarity following the outcome of the Scottish referendum as the sport continues to work towards success in Rio and beyond.
After an excellent summer of success from all of the aquatic disciplines at the Commonwealth Games, the LEN European Championships and the IPC European Championships, the sports look forward to competing again under the British banner at the IPC World Championships in Glasgow and the FINA World Championships in Kazan”.

British Swimming will continue to work with Scotland and all Scottish agencies to ensure the sports have the best possible preparation for the 2016 Olympics and Paralympics in Rio.

* Começaram as competições universitárias americanas da temporada 2014/2015. Na Califórnia, o tradicional King e Queen of The Pool deste ano ficaram com Celina Li, pelo segundo ano consecutivo, e Will Hamilton. A competição premia os atletas na soma dos tempos competindo em todas as provas. Missy Franklin nadou apenas os 100 borboleta e 100 livre, vencendo somente os 100 livre. A nadadora ainda se recupera do problema nas costas e não está no melhor da sua forma.

* A Universidade de Princeton tem uma tradição de todos os anos fazer uma corrida com uma raia carregada pelos nadadores no campus da Universidade.

* O site Swimvortex fez um artigo especial com a sueca Sarah Sjoestroem que inicia um training camp de três semanas na altitude de Font Saint Romeo na França. A nadadora que bateu o recorde mundial dos 50 borboleta 24:43 participará das três etapas do grupo da Ásia na Copa do Mundo (Tóquio, Beijing e Singapura) além de uma competição em Paris e o Campeonato Sueco antes de disputar o Mundial de Piscina Curta no final do ano em Doha, no Catar.

* Sjoestroem é treinada há sete anos pelo inglês Carl Jenner, mas desde o ano passado ganhou a adição do russo Dr. Andrei Vorontsov, ex-técnico da Rússia no ciclo olímpico passado.

* A Federação Australiana de Natação emitiu um documento oficial a respeito do treinamento de hipoxia em natação. O documento apresenta dados e orientações de como o treinamento deve ser ministrado proibindo o uso do mesmo na natação recreativa além de especificações regulações em todos os níveis da natação competitiva.

* O artigo em inglês vale a pena ser lido como grande fonte de orientação no tipo de treinamento.

Hypoxic_Training_Policy_Position

* Ainda na Austrália, destaque para a volta de Grant Hackett. Uma volta um tanto diferente das outras que estamos acostumados. Hackett encerrou com sucesso o tratamento que fazia nos Estados Unidos para se livrar da dependência do comprimido Stilnox. No mês passado, ele esteve no Pan Pacífico visitando a seleção australiana e seus companheiros. Pelo jeito se animou e decidiu retornar ao esporte.

* Hackett não faz promessas e até se diz “velho” para o Rio em 2016, quando vai estar com 36 anos. Sua volta foi mais algo para se sentir melhor do que qualquer outra coisa. Hackett também teve uma controversa relação com a ex-esposa e que acabou em divórcio.

* Sem compromisso ou não, Hackett está de volta e com o seu treinador de sempre, Dennis Cotterell, além de já ter assinado os papéis de anti-doping, o que pode representar algo mais do que apenas uma volta as piscinas.

* Na convenção anual nos Estados Unidos, a USMS – United States Masters Swimming decidiu que não irá adotar as provas de 25 jardas nos quatro estilos para as competições nacionais. A proposta de incrementar o número de praticantes da natação masters foi rejeitada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário