Semana agitada, de boas notícias e algumas controvérsias no mundo da natação e águas abertas. Confira o Giro pelo Mundo da Best Swimming:

* USA Swimming anunciou a Seleção Americana Júnior que irá participar de duas etapas da Copa do Mundo da FINA. O grupo vai estar nas duas etapas finais do Circuito, em Tóquio nos dias 28 e 29 de outubro e em Singapura nos dias 1 e 2 de novembro. A Seleção Americana Júnior realizada todos os anos uma viagem internacional afim de manter o grupo em atividade num evento enfrentando nadadores absolutos de outras nações. Confira a equipe convocada:

Feminino

Nome Clube
Kathleen Baker SwimMAC Carolina
Cassidy Bayer Nation’s Capital Swim Club
Katherine Drabot Ozaukee Aquatics
Erin Earley Hopkins Mariner Swim Team
Ella Eastin SOCAL Aquatics Association
Lillia King Newburgh Sea Creatures
Hannah Kukurugya Crown Point Swim Club
Alexandra Szekely Central Bucks Swim Team
Erin Voss Greater Holyoke YMCA Vikings
Kimberly Williams Bellevue Club Swim Team

 

Masculino

Nome Clube
Abrahm DeVine Cascade Swim Club
Sean Grieshop Nitro Swimming
Patrick Mulcare Tualatin Hills Swim Club
Corey Okubo Aquazot Swim Club
Michael Taylor Dynamo Swim Club
Alexander Valente Buenaventura Swim Club

 

Treinadores 
Tim O’Brien (Nitro Swimming); Linck Bergen (Tualatin Hills Swim Club)

* Depois de uma performance bem abaixo, mas bem abaixo mesmo, do que se esperava nos Jogos da Ásia, Tae Hwan Park iniciou na semana passada um training camp de 20 dias em Jeju na Coréia do Sul. Ao final destas três semanas, Park vai disputar a principal competição de seu país, o National Sports Festival.

* Park reconheceu em entrevistas o seu desempenho fraco nos Jogos da Ásia e prometeu melhores performances no National Sports Festival.

414712-4df7ca94-4df5-11e4-a931-d7bb98b5bc98

* O australiano Denis Cotterell está sendo homenageado na Austrália pela sua carreira. Vai entrar no Australian Hall of Fame of Sports. Confira uma matéria publicada a respeito da carreira de Cotterell no Gold Coast Bulletin.

http://www.goldcoastbulletin.com.au/sport/local-sport/miami-master-coach-denis-cotterell-to-be-inducted-into-the-sport-australia-hall-of-fame/story-fnj94izo-1227084414844

* USA Swimming anunciou que irá disputar o BHP Billiton Aquatic Super Series em janeiro de 2015. Detalhe que o evento nasceu por conta do fim do Duel in The Pool que até 2007 reunia a Seleção Americana e a Seleção Australiana. Desde então, os americanos fizeram o Duel in The Pool contra uma Seleção Européia e os australianos enfrentaram o Japão até a criação do BHP Billiton no ano passado.

* O fim do Duel in The Pool entre americanos e australianos nunca foi anunciado, mas sabe-se que aconteceu pela falta de competitividade da equipe australiana frente o Team USA. Agora, no ranking mundial de 2014, os americanos estão na frente em apenas três provas do programa olímpico, duas com Katie Ledecky (400 e 800 livre) e uma no masculino com Michael Phelps (100 borboleta). Enquanto isso, a Austrália lidera em oito provas do ranking mundial de 2014.

* Este ano, o BHP Billiton teve os australianos, Japão, África do Sul e Brasil. Confira os critérios da Seleção Americana de convocação para a competição no próximo ano.

CriteriosUSASwimming

* Amy Smith de 27 anos anunciou a sua aposentadoria do esporte. A nadadora britânica integrou o revezamento da Inglaterra no Commonwealth Games no 4×100 livre que terminou com a medalha de prata. Foi a terceira prata consecutiva de Amy Smith, nadadora olímpica que em 2012 nadou o revezamento da Grã-Bretanha quinto lugar no 4×100 livre.

* O americano Anthony Ervin anunciou que o seu livro “CHASING THE WATER DRAGON: A TALE OF TALENT, TURBULENCE, AND TRANSFORMATION” chega as bancas em abril de 2016. O velocista escreveu o seu livro de memórias junto com a jornalista Constantine Markides.

Dawn-Fraser p13-fraser-a-20141008-870x584

 

* As imagens mostram Dawn Fraser aos 77 anos e no pódio olímpico de 1964 quando se sagrou tri campeã olímpica dos 100 livre e quebrou a barreira do minuto pela primeira vez na história da natação mundial. Fraser está de volta a Tóquio participando das comemorações de 50 anos dos Jogos Olímpicos de 1964 onde se destacou na piscina, mas acabou expulsa da competição.

* Fraser fez, junto com a delegação australiana, ao final da competição uma visita ao Palácio do Imperador Japonês e pegou uma pequena bandeira japonesa como souvenir. O caso se tornou numa grande repercussão mundial e Dawn Fraser acabou expulsa da Olimpíada e banida do esporte por 10 anos. A suspensão posteriormente foi reduzida para quatro anos.

1959231_763483350392309_107401048128421819_n

 

* Depois de duas etapas de Copa do Mundo na semana passada, Katinka Hosszu está de volta a Budapeste na Hungria. Ela junto do marido/treinador foram prestigiar a Maratona de Budapeste onde fizeram um selfie na linha de chegada. Desta vez, Katinka não cumpriu mais uma “maratona”, o negócio dela é na água mesmo.

1426185_10152444992826365_6609371085973229122_n

 

* O treinador russo Vladimir Pishnenko está radicado há vários anos nos Estados Unidos. Trabalha no Estado de Illinois, mas semana passada Pishnenko passou alguns dias acompanhando os treinamentos de Dave Salo no Trojans Swim Club. A visita é um programa oferecido pela USA Swimming que dá oportunidades para treinadores visitarem programas e acompanharem os treinamentos.

* No time do Trojans, Pishnenko encontrou cinco de seus compatriotas, em destaque o velocista Vladimir Morozov e a nadadora suspensa até o próximo ano Yulia Efimova.

* Pishnenko nadou o Troféu Brasil de 1994 pelo Minas Tênis Clube junto com outro nadador russo, Gennady Prigoda.

10702147_797485940342385_8366594407342624282_n-1

 

 

* Vladimir Putin foi notícia três vezes na semana. Na primeira o Presidente da Rússia recebeu os integrantes da delegação russa que ganhou medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing. A foto acima mostra o Putin em pleno selfie com os nadadores. Detalhe para o sorriso de Putin, tipicamente russo.

* Depois, durante o International Sports Forum, uma feira internacional de esportes realizada na Rússia onde foi homenageado pela FINA e através de seu Presidente Julio Maglione recebeu a condecoração “FINA order” maior reconhecimento que a entidade oferece a chefes de estado e pessoas que contribuem em significância para os esportes aquáticos.

188010813

* Menos polêmica, e bom para os russos, o Presidente Vladimir Putin anunciou o investimento de 1,85 bilhões de dólares para serem gastos entre 2016-2020 no desenvolvimento do esporte para todos os níveis no país. Veja a matéria publicada no site RIANovosti (em inglês).

http://en.ria.ru/russia/20141009/193865647/Putin-Russia-to-Spend-Almost-19-Bln-on-Sport-Development-Program.html

* Na Grã-Bretanha, a British Swimming anunciou os nomes dos atletas para o Programa Pódio 2016 e Potencial Pódio 2020. São 64 nadadores selecionados não só baseados em tempos, mas uma análise de desempenho e outras referências. O grupo para 2016 tem 21 atletas enquanto para 2020 são 43. Confira a lista completa no link abaixo:

http://www.swimming.org/britishswimming/news/swimming/british-swimming-announces-performance-squads1/22196?

* Na reunião da LEN – Liga Européia de Natação, foi decidida a mudança da sede da entidade para Genebra na Suiça. A LEN estava funcionando desde 2009 em Luxemburgo e anteriormente em Roma na Itália.

* Foram anunciadas as datas do Multinations 2015 que acontecerão nos dias 28 e 29 de março sendo a competição Youth em Lisboa, Portugal, e Junior em Netanya, Israel.

* Outra mudança anunciada no congresso europeu foi de que a categoria júnior agora vai compreender quatro anos na faixa etária e não mais apenas dois como foi até a última edição. Assim, para os Campeonatos Júniors poderão participar garotos de 15 a 18 anos de idade e meninas de 14 a 17 anos.

Manaudou-Entre-les-lignes-le-livre

 

* Polêmica feia no lançamento do livro de autobiografia de Laure Manaudou “Entre les lignes”, algo como “Entre as raias”  ou até mesmo “Entre as linhas” onde a francesa descreve a sua carreira e por 80 páginas fala do intenso e controverso relacionamento que teve com o nadador italiano Lucca Marin. Na descrição desta parte, Manaudou revela toda a sua raiva pela rival italiana Federica Pellegrini que “roubou” o seu namorado.

* Descrevendo Pellegrini, Manaudou chama a italiana de “burguesa de nariz ranhento vestida de lantejoulas”. A resposta de Federica Pellegrini veio pelo Twitter:

* Tradução: “Se você quer ser a paladina da justiça, diga ela por completo e não apenas o que lhe convém”.

* Outro livro, este ainda não lançado, mas já tem data para chegar as livrarias: abril de 2016 para o livro do velocista americano Anthony Ervin. A autobiografia escrita em parceria com Constantine Markides tem o sugestivo título de: “Chasing the war dragon: a tale of talent, turbulence and transformation”. Sem muitos detalhes, pelo anúncio a previsão é de que seja uma obra recheada de histórias de dramas e superações até a reconquista do atual estágio onde Ervin voltou a ser um dos melhores nadadores do mundo.

* Nadadoras em destaque na Austrália. Um evento que premia as maiores desportistas do país relacionou a natação australiana em três categorias. Cate Campbell concorre ao prêmio de atleta do ano, Emma McKeon na disputa da revelação do ano e o revezamento 4×100 livre feminino recordista mundial no Commonwealth Games com Cate Campbell, Bronte Campbell, Emma McKeon e Melanie Wright na categoria performance do ano.

1902807_607877869334848_8393860754952785960_n

 

* A imagem acima é da sueca Sarah Sjoestroem curtindo o seu “day off” nas alturas do training camp de altitude em Font Saint Romeo na França. Nada mais natural e saudável que uma cavalgada pelas montanhas dos alpes franceses.

* Dana Vollmer está grávida. A recordista mundial dos 100 borboleta espera o primeiro bebê para fevereiro de 2015. Ela e o pai, ex-nadador Andy Grant, anunciaram de forma bem interessante através das mídias sociais.

10688405_10152431091617671_3781867247856595944_o

 

* Allan Lynn foi anunciado como o novo Head Coach da Seleção Nacional da Escócia. O país teve um excelente resultado em 2014 onde sediou o Commonwealth Games e com resultados de destaque a nível mundial também no Europeu onde a Grã-Bretanha foi a campeã.

* O nadador  de águas abertas Alex Meyer se mudou para o Tennessee onde passa a treinar em busca da vaga olímpica para o Rio 2016. Durante a semana ele também foi notícia ao anunciar um possível boicote a FINA pela tentativa da Federação de Natação dos Emirados Árabes Unidos em colocar de volta uma prova no país no Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas.

* O protesto ainda é decorrente da tragédia que vitimou o nadador americano Francis Crippen que faleceu na prova de Sharjah na Copa do Mundo de 2010. Desde então, novos procedimentos e regras foram adotados pela FINA nas águas abertas além da eliminação das etapas realizadas nos Emirados Árabes Unidos. Uma reunião do Comitê de Águas Abertas em agosto na Hungria se discutiu a volta de uma prova naquele país.

* A decisão final sobre as sedes e calendário das etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas acontecerá no final do próximo mês em Doha no Catar, por ocasião da reunião do Bureau da FINA as vésperas do Campeonato Mundial de Piscina Curta.

* O site da ESPN americano traz um completo relato deste tema:

http://espn.go.com/olympics/swimming/story/_/id/11666904/new-uae-open-water-race-bid-draws-criticism-wake-fran-crippen-tragedy

* A Federação da Austrália está com problemas para cumprir uma meta anunciada anteriormente. É o pagamento dos prêmios por performance que somam 300 mil dólares australianos estão fora do orçamento da entidade. Depois de uma péssima campanha em 2012 os australianos se recuperaram e estão com as melhores posições no ranking mundial de 2014.

* A Austrália tem hoje seis nadadores ranqueados em primeiro lugar (15 mil dólares de prêmio para cada), três nadadores ranqueados em segundo lugar (10 mil dólares), cinco nadadores ranqueados em terceiro lugar do ranking (5 mil dólares), 21 nadadores do quarto ao oitavo lugar do ranking (3 mil dólares) e mais quase 100 mil dólares em premiação pelos revezamentos. Ainda não foi anunciada a decisão oficial do problema, em nota que foi revelada por um jornal australiano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário