CBDA se despede de Jack Nelson
06/11/2014

Rio de Janeiro/RJ – A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA – lamenta com profundo pesar o falecimento do lendário técnico de natação Jack Nelson nesta 4ª feira, 5 de novembro de 2014, na Flórida, por complicações da doença de Alzheimer. O norte-americano Jack Weyman Nelson faria 83 anos no próximo sábado, dia 8 de novembro.
Jack criou uma Clínica de Natação que fez história, a ‘Jack Nelson Swim Camp’, em Fort Lauderdale, na Flórida. Ali recebeu inúmeros nadadores de todo o mundo, inclusive brasileiros. Chegou a fazer clínicas com outros técnicos americanos também no Brasil, em projeto da Farj (Federação Aquática do Rio de Janeiro). Mais tarde, recebeu Clínicas dos Correios, patrocinador oficial dos esportes aquáticos do Brasil, que levava seus funcionários ou filhos de funcionários que se destacavam em seu campeonato interno. Entre estes, a nadadora Ivi Monteiro, especialista em borboleta, que foi recordista sul-americana de revezamento, medalhista em Campeonato Sul-Americano e integrou a seleção brasileira no Mundial de Barcelona e nos Jogos Pan-Americanos, ambos em 2003.
Como nadador, Jack Nelson participou aos 25 anos das Olimpíadas de Melbourne/1956, na Austrália, na qual terminou em 4º na final dos 200m borboleta, a uma posição do pódio*, depois de classificar-se com o 7º tempo.
Mais tarde, voltou aos Jogos Olímpicos, desta vez como técnico da equipe feminina de natação dos EUA, na edição de Montreal/1976, no Canadá. A equipe americana foi a primeira colocada no quadro de medalhas da modalidade, e seu time feminino contribuiu com sete medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze, numa época em que a seleção feminina da então Alemanha Oriental se destacava.
Nascido em Chickamauga, no estado da Geórgia, Jack Nelson entrou no Hall da Fama da Natação (International Swimming Hall of Fame) em 1994, como Técnico de Honra (Honor Coach), e depois no Hall da Fama da Associação Americana de Treinadores de Natação (ASCA), em 2009.
A CBDA expressa votos de estima e consideração à família e amigos de Jack Nelson, um parceiro muito querido da natação brasileira, a qual sempre acolheu com carinho. Descanse em Paz!
*
200m borboleta masculino nos Jogos de Melbourne 1956
Ouro – William Yorzyk – EUA – 2’19”3
Prata – Takashi Ishimoto – Japão – 2’23”8
Bronze – György Tumpek – Hungria – 2’23”9
4º lugar – Jack Nelson – EUA – 2’26”6

Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário