“O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto” é uma produção digna de Hollywood e estréia nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, as 22:30 na ESPN Brasil. O filme é em forma de documentário e foi produzido pela produtora paranaense Kinopus em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais.
O filme, realizado a partir do edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, conta a história do pioneiro Tetsuo Okamoto (1932-2007), que conquistou a primeira medalha olímpica para a natação brasileira ao receber o Bronze nos 1500 livre em Helsinque, Finlândia, em 1952.
Com direção do londrinense Rodrigo Grota e produção de Guilherme Peraro, o filme foi produzido no 1º semestre desse ano com filmagens em São Paulo, Marília, Londrina, Vera Cruz e Ibiporã.
O atleta
Nascido a 20 de março de 1932 em Marília, interior de São Paulo, Tetsuo Okamoto começou a nadar aos 8 anos pois sofria de asma. Aos 15 anos, ele inicia os seus treinamentos no Yara Clube de Marília. Já em 1948, aos 16 anos, Tetsuo se destaca no Campeonato Paulista de Natação e é descoberto pelo treinador Fausto Alonso, que o treinaria até as Olimpíadas de Helsinque em 1952. Em 1950, Tetsuo se torna Campeão Paulista e Brasileiro.
Em 1951, conquista 3 medalhas (2 de Ouro e 1 de Prata) nos Primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, na Argentina. Ao regressar para Marília, é recebido com festa no centro da cidade: uma homenagem da qual ele iria se lembrar por toda a sua vida. Com essas vitórias, Tetsuo se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma Medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos. Em 1952, a marca histórica: o Bronze nos 1.500m Nado Livre, em Helsinque, a primeira medalha olímpica da natação brasileira, com o tempo de 18min51s3. Antes de Helsinque, em 5 Olimpíadas, o Brasil só havia conquistado 4 Medalhas.
Entre 1952 e 1959, Tetsuo morou e estudou no Texas: ele foi o primeiro atleta brasileiro a conseguir bolsa de estudo nos Estados Unidos. Em 1977, abriu o seu próprio negócio: a Hidrotécnica Okamoto. O pioneiro da natação brasileira morreu aos 75 anos a 2 de outubro de 2007, em Marília, vítima de insuficiência respiratória e cardíaca.
Entrevistados & Elenco
Entre os depoimentos sobre a trajetória de Tetsuo, destacam-se os familiares Suzuê Okamoto, Ricardo Okamoto e Cristina Eizo, o medalhista olímpico Manoel dos Santos, os nadadores Ilo da Fonseca, Paulo Catunda, Osmar Baptista, além dos amigos de infância Takashi Yamassaki e Toninho Neto. No filme há também cenas ficcionais, que contam com a participação dos nadadores Enzo Putinati Kihara e Thomas Shimazaki interpretando Tetsuo, além de Carlos Henrique Kasuya, Felipe Kasuya, Luciano Pascoal e Wilson Matos como personagens daquele período.
Imagens raras
O principal entrevistado do filme é certamente o próprio nadador Tetsuo Okamoto, com depoimentos de 1985 e do começo dos anos 2000. Além dessas entrevistas, há imagens raras da prova que Tetsuo disputou em Helsinque e na qual conquistou a Medalha de Bronze por 2 décimos de segundo na frente do 4º colocado. As imagens serão apresentadas pela primeira vez ao público brasileiro e foram descobertas pela pesquisadora do filme, a jornalista Roberta Takamatsu.
Equipe
Rodado por uma equipe de Londrina, Paraná, o filme conta com produção de Guilherme Peraro, direção, roteiro e montagem de Rodrigo Grota, direção de fotografia de Guilherme Gerais, trilha sonora original de Otavio Santos, direção de arte de Mayhara Nogueira, som de Bruno Bergamo, efeitos de Mariah Friguetto, mixagem de Felipy Andrade, stills de Fábio Augusto, além de making of e assistência de produção de Rafael Ceribelli Nechar. A realização é da Kinopus, produtora criada em Londrina em 2004 e que nesses 10 anos já produziu documentários para o Canal Brasil (Andrea Tonacci), ESPN (O Nadador), realizou coproduções internacionais (Mister H, Saudade), além de estar produzindo o seu primeiro longa-metragem de ficção: o filme Leste Oeste.
Serviço
Estreia do filme O Nadador: A História de Tetsuo Okamoto
Duração: 26 minutos
Dia 10 de dezembro, 22h30, nos Canais ESPN
EQUIPE
Direção, Roteiro e Montagem: Rodrigo Grota
Produção: Guilherme Peraro
Pesquisa: Roberta Takamatsu
Direção de Fotografia: Guilherme Gerais
Trilha Sonora: Otavio Santos
Som Direto: Bruno Bergamo
Direção de Arte: Mayhara Nogueira
Making of: Rafael Ceribelli e Roberta Takamatsu
Mixagem e Finalização de Som: Otávio Santos e Felipy Andrade
Assistência de Produção e Direção: Rafael Ceribelli e Roberta Takamatasu
Figurinos: Mayhara Nogueira Piana
Pós-Produção da Imagem e Projeto Gráfico: Guilherme Gerais
Efeitos: Mariah Frighetto
Stills: Fabio Augusto e Guilherme Gerais
Produção: Kinopus
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!