O Destaque Water Planet deste mês é por um feito realizado no ano passado. A Best Swimming realizou pelo segundo ano consecutivo o ranking dos melhores tempos do país nas categorias Miriim e Petiz, e uma pequena equipe da Paraíba foi a vencedora do ranking nacional de 2014.
Decidimos reconhecer os feitos de Maria Eduarda César Raposo e Daniel Azevedo Macena Gomes e seu treinador Leonardo Palmeira como os homenageados da vez.
Leonardo Palmeira é um veterano treinador, aos 58 anos de idade, comanda o Clube dos Oficiais da Paraíba depois de passar mais de 30 anos no antigo DEDE, hoje Vila Olímpica Ronaldo Marinho.
O clube é um dos tradicionais da natação paraibana, são três piscinas, duas pequenas para aprendizagem, e uma semi-olímpica onde o Professor Leonardo comanda todas as categorias.
Um dos maiores apoiadores da natação no COPM, como é conhecido o clube, é o Presidente Cel. Francisco de Assis, pessoa que tem estado envolvido com o esporte há anos e de onde já saíram diversas gerações.
O resultado do Norte-Nordeste Mirim e Petiz do segundo semestre do ano passado foi impressionante. O clube foi para Recife com três atletas que arrebataram 12 medalhas em 12 provas disputadas, 11 de ouro e uma de prata.
Maria Eduarda César Raposo e Daniel Azevedo Macena Gomes brilharam na categoria mirim I, venceram as oito provas que disputaram, e o melhor de tudo, os quatro estilos: 50 costas, 50 peito, 50 borboleta e 50 livre.
O grupo ainda tinha Ana Beatriz Santos da categoria petiz I que venceu as provas de 50 borboleta, 50 peito, 200 medley e uma prata nos 50 costas.
Maria Eduarda e Daniel conseguiram marcas muito fortes. No ranking elaborado pela Best Swimming, a dupla acumula seis primeiros lugares na categoria Mirim I no país em 2014. O clube mais próximo é o Fluminense com apenas três primeiros lugares.
http://www.bestswimming.com.br/especial-2014/os-melhores-mirim-e-petiz-do-brasil/
Com resultados tão expressivos, a impressão que fica é de intensos treinamentos e muito trabalho. O treinador Leonardo Palmeira descreve um programa bem adequado para a idade, cinco vezes por semana, entre 1.200 a 1.500 metros por dia, metade disso dedicado a técnica e educativos.
Inovador em seus métodos e trabalhos, os equipamentos são evitados no treinamento. Segundo Leonardo, ele utiliza somente em momentos lúdicos e recreativos.
Um de seus “segredos” é uma capa, de sua autoria, com bolsos abertos na entrada e saída oferecendo uma leve resistência ao nadador. O uso, para os mais jovens, é apenas como uma forma de melhora da auto-estima e auto-confiança dos nadadores e nada de potencializar força ou resistência.
Leonardo Palmeira foi o treinador que revelou Yuri Querino, hoje integrante da equipe júnior do Minas Tênis Clube e que esteve sob o seu comando desde a base até se transferir para Belo Horizonte.
Um detalhe que Leonardo relembra é que Yuri ainda na categoria juvenil I nadava apenas 2.500 metros por dia, num trabalho que sempre teve o cuidado para preservá-lo para alcançar os seus melhores resutltados no futuro.
Homenageando a equipe do COPM, o treinador Leonardo Palmeira, e os ferinhas Maria Eduarda César Raposo e Daniel Azevedo Macena Gomes como o Destaque Water Planet do mês.
É isso aí, Alex!
O incentivo às categorias de base é fundamental, principalmente nos dias atuais em que a criançada, de maneira geral, não quer saber de “nada” com compromisso e dedicação ao esporte. Basta conferir o número de inscritos no Campeonato Mirim-Petiz do Sudeste, que diminui a cada ano. Incentivemos nossas crianças de hoje para que continuemos tendo campeões amanhã!
Brilhante iniciativa!!!!
Parabenizo o sítio Best Swimming e a Water Planet por esta ação de apoio à NATAÇÃO DE BASE do nosso pais.
O incentivo e reconhecimento dados a essa garotada e ao seu treinador servem de extraordinário combustível para a manutenção do trabalho já realizado.
Brilhante iniciativa.
Parabenizo o sítio Best Swimming e a Water Planet pelo serviço que estão prestando à NATAÇÃO DE BASE do nosso pais.
O incentivo, apoio e reconhecimento dessa garotada e de seu treinador servem como um extraordinário combustível para manutenção do trabalho, principalmente por ter partido de um veículo especializado no MUNDO DAS ÁGUAS.