Que semana! Com a reunião do Comitê Executivo do COI no Rio de Janeiro e a visita do Comitê de Inspeção do Rio 2016, a semana foi cheia, recheada e repleta de notícias importantes.

Siga a sua revista semanal da cobertura da Best Swimming para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016:

Um resumo do que se passou durante a semana:

Comitê Executivo do COI reunido no Rio

Comitê Executivo do COI reunido no Rio

* Após dois dias de visita as obras, o Comitê Olímpico internacional fez elogios a evolução dos preparativos para os Jogos, mas lançou um alerta a três arenas demonstrando preocupação: o velódromo no Parque Olímpico da Barra, o discutido campo de golfe também na Barra da Tijuca e a pista de cross country de hipismo em Deodoro.

* O Governo do Estado já manifestou que será impossível ter a Baía de Guanabara com 80% de redução de despejo de esgoto até os Jogos, mas o COI segue exigindo que isso seja cumprido. A coordenadora da comissão do COI, a marroquina Nawal El Moutawakel foi taxativa dizendo que “espera que o Governo cumpra o que prometeu”.

* Uma das preocupações manifestadas durante a visita foi o número de leitos disponíveis para o Rio. A meta são 40 mil, e hoje já temos 36 mil.

* Os primeiros protestos, mesmo que bem reduzidos, foram vistos no hotel onde a delegação dos dirigentes do COI esteve hospedada. O grupo tinha cerca de 20 manifestantes que se expressavam do lado de fora do hotel até que decidiram fazer uma pequena invsão ao lobby.

* O Presidente Thomas Bach chegou a sair a rua para conversar com os manifestantes que pareciam não entender o inglês do dirigente do COI.

* Uma das novidades para o Rio 2016 que foram discutidas durante a semana foi a possibilidade de termos duas piras olímpicas. Como as provas de atletismo serão realizadas no Engenhão, estádio diferente da abertura e encerramento marcadas para o Maracanã, a idéia era ter mais de uma pira olímpica acesa durante a competição.

* Os atletas vão ser beneficiados em algumas mudanças que ainda devem ser aprovadas, mas já estão em processo final de decisão do COI. Até Londres 2012, os atletas participantes dos Jogos Olímpicos não podiam fazer anúncio ou participar de campanhas publicitárias de produtos e marcas que não fossem patrocinadores oficiais dos Jogos uma semana antes da Olimpíada até uma semana depois.

* Tal determinação vai beneficiar os atletas em poder continuar fazendo seus comerciais, só não podendo utilizar tais marcas em locais de competição, onde segue a limitação de logomarcas em espaços e locais determinados nas roupas.

* O jornal O Globo deste domingo destaca que sete empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato aparecem em 11 projetos considerados cruciais para as Olimpíadas, principalmente no Parque Olímpico da Barra, a Vila dos Atletas e a Linha 4 do metrô.

* Os contratos destas empresas representam 27,1 bilhões de reais e 92% do total de investimentos em estádios e infra-estrutura. As construtoras que preocupam são Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Mendes Júnior e Carioca.

* Os projetos e as empresas são as seguintes:

Linha 4 do metrô – Queiroz Galvão, Odebrecht, Carioca Engenharia

Porto Maravilha – Carioca Engenharia, Odebrecht, OAS

BRT Transolímpico – OAS, Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Odebrecht

VLT Carioca – Camargo Correa, Odebrecht

Despoluição das Lagoas da Barra – Queiroz Galvão, OAS, Andrade Gutierrez

Vila dos Atletas – Odebrecht

Parque Olímpico da Barra – Odebrecht, Andrade Gutierrez

Parque Olímpico Deodoro – Queiroz Galvão, OAS

Duplicação do Elevado do Joá – Odebrecht

Obras de combate as enchentes na grande Tijuca – Mendes Júnior

Saneamento da Zona Oeste – Odebrecht, Queiroz Galvão

* Entre as decisões e discussões do Comitê Executivo do COI foram anunciadas para abril algumas medidas no controle e prevenção de resultados arranjados em programa com colaboração da INTERPOL. Outra verba, esta ainda maior, 20 milhões de dólares, destinada a luta contra o doping.

* Aprovada uma verba de 10 milhões de dólares para o Comitê Olímpico da Rússia no desenvolvimento do esporte russo, além de investir num Museu Olímpico no país.

* Os russos tiveram um lucro de 50 milhões de dólares com os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi bem abaixo do valor esperado de 263 milhões de dólares e muito, mas muito abaixo do investimento no país de 51 bilhões de dólares.

 

10340064_895248843831611_7172438048513774709_n

* O Prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro anunciou que o Parque Madureira, a Região Portuária e o Centro Esportivo Miécimo da Silva em Campo Grande, receberão livre sites dos Jogos do Rio 2016. Os livre sites serão espaços gratuitos, com shows e telões exibindo as competições olímpicas para cariocas e turistas se reúnam e aproveitem junto os Jogos.

 * Problemas com poluição nas águas olímpicas não vai ser uma exclusividade do Rio de Janeiro. A jornalista americana Christine Brennan fez um artigo no USA Today relatando que já viu o mesmo problema nos Jogos de 1992 em Barcelona. Na época, os dirigentes prometeram limpar a baía, coisa que não aconteceu e inclusive afetando os resultados dos atletas do iatismo.

http://www.usatoday.com/story/sports/olympics/2015/02/25/rio-de-janeiro-2016-summer-olympic-games-sewage-bay-christine-brennan/24021499/

* Todo mundo pode ajudar. O COB anuncia que irá divulgar em breve uma orientação como toda a população será capaz de ajudar no controle da poluição da Baía de Guanabara. Destacado no site da UOL:

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/02/27/coi-questiona-e-o-comite-rio-2016-vai-ajudar-na-limpeza-da-guanabara.htm

11001719_335972106608943_6328790750088342944_o 11017829_335972103275610_4203340076768638597_o

* Inaugurado hoje o Túnel Rio450, no dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o túnel que se integra à Via Binário do Porto. Com fluxo projetado de 55 mil veículos por dia e 1.480 metros de extensão, o novo túnel permitirá a passagem de veículos da Rua Primeiro de Março, na altura do 1º Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, operando em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro. Esta é mais uma obra na revitalizada Região Portuária.

* Timelapse, como andam as obras do Parque Olímpico da Barra.

* Imagens do Parque Olímpico em detalhes em outro vídeo da Autoridade Olímpica.

* Segue em discussão o controverso campo de golfe. Um artigo publicado pela agência APublica destaca uma reportagem investigativa que aponta inúmeras irregularidades e principalmente atentado contra o meio ambiente no projeto.

http://apublica.org/2015/02/o-sol-nasce-para-todos-mas-nao-com-essa-vista/

* Veja em detalhes a confusão de Thomas Bach com os manifestantes no site do Jornal O Globo onde um vídeo mostra a tentativa de diálogo.

http://oglobo.globo.com/esportes/presidente-do-coi-dribla-segurancas-vai-ao-encontro-de-manifestantes-no-rio-15468787?topico=rio-2016

* Resumo da entrevista coletiva de Thomas Bach no site do Globoesporte.com

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/02/thomas-bach-deixa-rio-inspirado-mas-diz-que-nao-ha-tempo-perder.html

* Tem nova exposição olímpica no Museu do COI na Suiça. Cada vez mais tecnológica, a exposição trata da cobertura de televisão dos eventos olímpicos.

https://www.obs.tv/news.php?id=605&utm_source=Olympic+links&utm_campaign=32b989ad3f-Olympic_links_daily&utm_medium=email&utm_term=0_affb6aa423-32b989ad3f-193040409

* Novo vídeo do Canal Brasil 2016 tem uma atualização dos centros de treinamento em funcionamento no país.

 

* Simplesmente empolgante a expectativa para o que a Rede Globo está preparando para os Jogos Olímpicos e sua cobertura para o Rio 2016. Veja a matéria que saiu no Jornal Nacional e fique por dentro do que vem por aí já a partir deste domingo.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/rede-globo-esta-se-preparando-para-cobertura-inedita-da-olimpiada-de-2016/3999367/

* E já tem a primeira chamada da Globo no ar.

https://www.youtube.com/watch?v=XMoV_JGJ7JQ

* E rolou stress com o Presidente do COB Carlos Nuzman na entrevista coletiva, não gostou de ser interrompido.

https://www.youtube.com/watch?v=Ft3t6sPtIv8

* E falando em stress, olha uma protestante entrando no hotel da delegação do COI.

* E olha ela aí de novo.

* Imagens da visita da comissão as obras durante a semana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário