Na esfera esportiva grandes resultados na Copa do Mundo de Ginástica e as sensacionais no Campeonato Mundial de Revezamentos do Atletismo em Bahamas. Confira aqui o que se passou na organização e preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 durante esta semana.

* A grande notícia da semana na preparação para os Jogos do Rio 2016 foi a prorrogação da data final de registro para o sorteio dos ingressos adiada para o dia 6 de maio. Com a alegação da confirmação da Arena Corinthians em Itaquera como uma das sedes, o Comitê Rio 2016 estendeu por mais alguns dias a data para o cadastramento.
http://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=OGR&doc=search&fun=registration&action=filter&language=pt

* Falando dos ingressos, o jornalista Marcelo Laguna cita algumas curiosidades a respeito desta procura em seu blog:
– O basquete está no top 5 de 19 estados, natação no de 15 estados, ginástica artística no de 13. Atletismo, que estava no top 5 de apenas dois estados, agora aparece no ranking de nove estados.

– No primeiro balanço, o vôlei de praia aparecia no ranking de cinco estados, agora são 12 estados.

– Tradicionalmente campeão de venda de ingressos dos Jogos Olímpicos, o atletismo está no top 5 de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Amapá, Rondônia e Bahia.

– Judô, handebol, vôlei de praia, tênis e ginástica artística são os únicos esportes fora do top 5 do ranking geral que apareceram dentro do ranking de alguns estados

– O tênis está no top 5 de cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins

– A cerimônia de abertura que antes estava presente no top 5 de 20 estados, agora aparece na lista de preferência de apenas 12 deles.

– O interesse pela ginástica artística cresceu e aparece no ranking top 5 de 13 estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe

– A natação está entre os preferidos dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

* Visite o Blog Espírito Olímpico por Marcelo Laguna aqui:
http://esportesolimpicos.ig.com.br

* E para quem quer mudar o seu pedido de ingressos? Dicas boas aqui.

* Vídeo que promove a agência oficial que está vendendo os ingressos e pacotes da Olimpíada para a África, Oceania e Ásia.

* O Instituto Trata Brasil divulgou a lista dos municípios que registram avanços em universalização de redes de água e esgoto com informações baseadas em dados fornecidos pelas empresas públicas e concessionárias privadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades. O Rio de Janeiro, cidade olímpica, ocupa a 56a posição no ranking nacional. Um detalhe, do ouro lado da ponte, Niterói, que não vai sediar prova ou modalidade alguma nos Jogos está em 6o lugar, melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro. A diferença entre as duas cidades não é apenas a ponte que divide, mas lá o saneamento é feito por uma empresa privada, e o Rio é pela CEDAE.

* Outro dado não muito positivo sobre a cidade olímpica divulgado esta semana é o ranking dos aeroportos no país. Este é organizado pela SAC – Secretaria de Aviação Civil e fez um ranking trimestral de satisfação dos passageiros com os 15 aeroportos que mais movimentam passageiros no país. Os aeroportos receberam notas de 1 a 5 e os dois aeroportos do Rio, tanto o Santos Dumont como o Tom Jobim ficaram entre os últimos. Pior que os dois, apenas o de Cuiabá. As notas foram 3,85 para o Galeão e 3,84 para o Santos Dumont. O aeroporto com melhor nota do país foi Viracopos em Campinas com 4,38.

* O Prefeito Eduardo Paes anunciou que pretende ampliar o período de férias escolares para a rede municipal de ensino no próximo ano. Assim, as férias escolares seriam de 1o a 29 de agosto ao invés de 1o a 22 como havia sido anunciado anteriormente. O recesso escolar deste ano vai de 27 de julho a 3 de agosto, portanto apenas uma semana.

* Mesmo com o recesso escolar maior, a Secretaria Municipal garante que isso não vai afetar o calendário escolar e o número mínimo de 200 dias letivos estipulados pelo Ministério da Educação. O Prefeito do Rio fez uma reunião com 13 municípios da região metropolitana do Rio solicitando que sigam os feriados olímpicos e o calendário escolar para 2016.

* Anunciada obras para a melhoria da iluminação da cidade do Rio de Janeiro. Orçamento de 63 milhões de reais dos quais 28 milhões vão para as ruas e túneis da zona sul da cidade. Link da matéria no site do jornal O Globo.

http://oglobo.globo.com/rio/rio-2016/prefeitura-anuncia-plano-de-63-milhoes-para-modernizar-iluminacao-do-rio-ate-os-jogos-16017924?topico=rio-2016

* Não é do programa olímpico, mas repercutiu muito mal a exclusão da praia de São Conrado da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. A prova mudou para a Barra da Tijuca por conta da poluição e qualidade da água.

* O Ministério do Trabalho embargou duas obras de instalações olímpicas durante a semana. Foram paradas as obras no Centro de Tênis e no velódromo. Ambas já fizeram os ajustes e cumpriram as exigências e já retomaram o ritmo normal das construções. Não está escapando nada na atual política de controle das obras no Rio de Janeiro.

http://oglobo.globo.com/esportes/ministerio-do-trabalho-embarga-centro-de-tenis-interdita-parcialmente-obras-do-velodromo-16010782?topico=rio-2016

* O site do Globoesporte.com trouxe uma “briga” da família Grael na disputa ou não da vela na poluída Baía de Guanabara. Lars Grael, que assumiu a presidência do Conselho Nacional de Atletas, e seu irmão Axel, atual vice prefeito de Niterói, tem posições contrárias no assunto.

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/04/dentro-ou-fora-da-baia-de-guanabara-vela-nos-jogos-divide-irmaos-grael.html

* O UOL publicou uma matéria que a concessionária do Maracanã quer modificar o investimento a ser feito nas obras de entorno e que fazem parte do acordo de concessão do local. Entre as alegações da empresa Maracanã S.A. está a não destruição do Parque Aquático Julio de Lamare, que segundo o projeto inicial iria ser um outro projeto com mais arrecadação para a concessionária.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/05/02/em-crise-maracana-sa-quer-cortar-70-das-obras-prometidas-em-concessao.htm

* Outra matéria do UOL destaca que o novo laboratório construído no Rio de Janeiro deve ficar pronto neste mês. A expectativa é de que a WADA credencie o local ainda esta temporada.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/05/02/brasil-pode-voltar-a-ter-laboratorio-para-teste-de-doping-em-duas-semanas.htm

Curtinhas Olímpicas
* Na Coluna Gente Boa da Cleo Guimarães no Jornal O Globo, uma empresa aérea brasileira está prestes a ser anunciada como a nova patrocinadadora dos Jogos do Rio 2016. Mesmo com os valores mantidos em sigilo se fala que o CO-Rio2016 irá bater o recorde histórico de arrecadação. Em Londres 2012, foram 1,1 bilhões de dólares em patrocínios.

* O atletismo melhorou na procura dos ingressos depois da passagem de Usain Bolt pelo Rio de Janeiro. A informação vem da coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo. Desde a prova que ele correu no Jóquei Clube do Brasil o atletismo passou do sétimo para o quarto lugar na procura geral dos ingressos. Pela ordem vôlei, futebol, basquete e agora atletismo.

* O golfe chega ao Maracanã. A modalidade que vai re-estrear nos Jogos Olímpicos do Rio vai ter o lançamento de um projeto social Street Golfe que acontecerá no dia 6 de maio.

* No dia seguinte aos 500 dias para os Jogos Paralímpicos os detalhes para o revezamento da tocha foram divulgados. Seis chamas diferentes passarão por sete cidades, seis delas no Brasil sendo que os municípios do trajeto não foram revelados. A chama será acesa oficialmente no dia 7 de setembro de 2016 e outras chamas serão acesas em diferentes regiões do país. Todas as chamas irão se juntar no Rio de Janeiro no dia 6 de setembro, um dia antes da Paralimpíada.

* A chama é sempre acesa em Stoke Mandeville, cidade britânica, considerada o berço do esporte paralímpico. Um total de 500 pessoas irão participar do revezamento da tocha pelo país e terá o patrocínio da Nissan, Bradesco e Correios.

E a galeria de vídeos da semana:

Começando pelo flash mob dos 500 dias dos Jogos Paralímpicos no domingo da semana passada em Copacabana.
https://www.youtube.com/watch?v=Hz4OAXkWDJQ

Como foi o Open Caixa Loterias Paralímpico em São Paulo na semana passada?

E o Rio após as Olimpíadas? Como vai ser?

Timelapse da construção da maquete do Parque Olímpico da Barra

1 responder
  1. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Coach. O ranking dos esportes mais solicitados no site Rio 2016 é outro. Pelo que a repórter Janaína Xavier informou, ao vivo, em link do Sportv, na quinta-feira, dia 30/04, a natação está em 3º lugar na preferência do público. Atrás apenas do vôlei e do futebol. Atletismo e Basquete estão, respectivamente, em 4º e 5º lugares. A conferir.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário