Um evento grande, cheio de seguranças e com a presença da Presidente da República Dilma Roussef apresentou o novo mascote do Time Brasil, uma onça pintada chamada Ginga.

O lançamento teve apresentação de escolinhas de formação do esporte do SESI além de apresentação de saltos ornamentais e nado sincronizado também marcou a despedida da delegação brasileira com a Presidente Dilma antes dos Jogos Pan Americanos de Toronto.

11326370_1090816854281105_1007119758_n

Além das equipes de saltos ornamentais e nado sincronizado, os esportes aquáticos também estavam representados pela presença do nadador Matheus Santana.

O mascote do Time Brasil é uma idéia baseada no que fez o Comitê Olímpico Britânico, também um ano antes da sua Olimpíada de Londres em 2012. Na época os britânicos escolheram um leão para representar o esporte olímpico do país.

Ginga foi produzida pela Oca Filmes e a intenção do COB é associar a sua marca a todas as atividades da equipe olímpica do Brasil, não só no Rio 2016, mas para sempre. Ginga é uma palavra de origem africana, mas genuinamente brasileira, que corresponde a um movimento ágil do corpo, característico de muitos esportes. Para criar a mascote, o COB realizou concorrência, através de edital, onde participaram quatro empresas. Uma banca julgadora formada pelo COB e por profissionais de outras empresas, entre eles Cesar Coelho, sócio fundador da Anima Mundi, que também participou como consultor, selecionou a Oca Filmes. A OCA é um estúdio brasileiro de design especializado em animação, efeitos digitais e em 3D.

A idéia de ter um mascote associado ao Comitê Olímpico é dos australianos que tem um canguru e que há anos figura no uniforme da equipe. Os britânicos seguiram a onda e colocaram um leão e agora é a vez do Comitê Olímpico do Brasil ter o seu, uma onça pintada.

CIMmvRyWcAA8Z9e

A onça pintada é um mamífero carnívoro, terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do leão e do tigre, mas o maior do continente americano. O Brasil tem 50% da população mundial da onça pintada em seu estado natural. O animal já é considerado em “quase ameaçada”, não pela sua caça, que no Brasil é permitida, mas pelo dano a seu habitat natural.

Grande parte das onças vivem nas florestas tropicais, mas também é encontrada em áreas abertas e zonas de inundação.

Robusta e musculosa, uma onça pintada chega a pesar quase 100 quilos e vive em méida de 12 a 15 anos. Em cativeiro, até 23 anos.

Considerado um animal solitário, a onça, como os tigres, gosta de nadar. Registrada na mitologia da cultura indígena, ela aparece entre os maias, os astecas e os guaranis.

Um detalhe interessante é que o primeiro mascote olímpico da história, mesmo que não oficial, era uma onça. Foi um jaguar vermelho que foi utilizado nos Jogos Olímpicos do México em 1968. Nem nome tinha e nunca foi reconhecido oficialmente como o mascote da competição.

Visite o link do COB com os detalhes da promoção do mascote Ginga.

http://www.cobinstitucional.org.br/mascote/index

1 responder
  1. Brenda
    Brenda says:

    Bom dia Pussieldi, linda materia vc é um exemplo para Natação Brasileira parabéns.
    Só pra complementar a Natação teve três representante neste evento Matheus Santana, Luiz Altamir e a nossa querida Friburguense Jhennifer Conceição. Abraços.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário