Segunda-feira, dia da revisão geral do que acontece na natação e águas abertas ao redor do planeta água. É Giro pelo Mundo da Best Swimming.
* Já publicamos os resultados de Cesar Cielo no Phoenix Winter Invitational, seus 19.32 e 43.12, respectivamente nos 50 e 100 livre. Algumas outras competições em jardas para atletas profissionais no país. Em destaque o japonês Junya Koga que treina em Michigan no Club Wolverine e quebrou o recorde da piscina com 19.08 nos 50 livre e ainda nadou os 100 costas, sua especialidade com 45.05. O fundista Connor Jaeger nadou os 1650 livre marcando 14:29.94, 11a melhor marca da história. O recorde americano é dele com 14:23.52.
* Livro de Anthony Ervin já pode ser reservado. O lançamento de “Chasing the water” está marcado para 5 de abril, mas pedidos já podem ser feitos no site da Amazon. Ervin, 34 anos idade, olímpico em 2000e 2012, luta pela terceira Olimpíada agora treinando com Dave Salo no Trojan Swim Club.
* Campanha do esporte alemão promovendo as performances e contra o doping. Inclui o nadador Christian Diener.
* Reportagem sobre Michael Phelps e o impacto na Arizona State University.
* Emily Seebohm, australiana campeã mundial dos 100 e 200 costas no ano passado em Kazan, renovou contrato com a Arena. A atleta está no Team Arena desde 2011.
* Cameron McEvoy deu uma entrevista agradecendo a seu técnico Richard Scarce pela preparação que fez para o Aquatic Super Series onde venceu as provas de 50, 100 e 200 livre, fazendo a melhor marca pessoal nos 50 e 100 livre. McEvoy revelou que chegou a considerar ir treinar com Bob Bowman no final do ano passado onde iria participar do lançamento do novo traje da Speedo e ficar treinando até o Arena Pro Swim Series de Austin, em janeiro. Seriam quatro semanas e meia treinando com Phelps e Bowman no Arizona. Pelos resultados, McEvoy não escondeu a alegria de não ter ido para os Estados Unidos.
* Seleção Italiana de Águas Abertas segue em seu World Tour. Depois de três semanas de treinamento de altitude em Johanesburgo na África do Sul, na semana passada estiveram na Copa do Mundo de Viedma na Argentina. Estes últimos dias no Rio de Janeiro treinando em Copacabana pela manhã e na piscina do Botafogo pela tarde. O próximo destino é os Emirados Árabes Unidos.
* Rachele Bruni, Federico Vanelli e Simone Ruffini, os três já estão classificados para os Jogos do Rio 2016, agora viajam para disputar a próxima etapa da Copa do Mundo da FINA em Abu Dhabi.
* Um pouco da carreira de John Rudd, treinador britânico do Plymouth Swim e que treina a lituana Ruta Meilutyte.
https://www.youtube.com/watch?v=uuOMerguK4A
* Comercial novo da Skins feito no Japão e com Kosuke Kitajima fazendo o lançamento da nova linha para 2016.
* Kosuke Hagino está com novo treinador para 2016. O japonês passa a ser treinado por Norimasa Hirai, treinador que revelou Kosuke Hagino, e dirige a Seleção Nacional Japonesa. Hagino vai em busca de quatro vagas para os Jogos do Rio 2016: 200 e 400 medley, 200 livre e 200 costas.
* Liberada! Foi um artigo na Lituânia que anunciou a completa recuperação de sua maior nadadora, campeã olímpica dos 100 peito Ruta Meilutyte. Segundo a imprensa lituana, Meilutyte já pode executar todos os movimentos do treinamento, preparação física e participar de competições.
* Ela estava prevista para competir no Euro Meet em Luxemburgo, mas foi vetada pelo departamento médico na véspera da competição. Sua volta ao cenário competitivo está marcado para 11 a 13 de março no Edimburgo International, na Escócia. Ruta Meilutyte e seus companheiros de Plymouth Swim Club estão junto com o treinador John Rudd em training camp na Flórida, mais precisamente no Pine Crest Swim Club em Fort Lauderdale.
* O treinador americano Bruce Gemmell assinou contrato com a agência DLE Agency. Técnico de Katie Ledecky, Gemmell foi escolhido o treinador do ano nos Estados Unidos nos últimos três anos. A agência será responsável pela carreira do treinador, organizar clínicas, eventos e oportunidades de patrocínio.
* Nadadores do Team Speedo Internacional dão as dicas de como se coloca o jammer em competição, presença de Thiago Pereira.
* E a Adidas também dá instruções de como vestir o novo traje da Adidas, o ADIZERO XVI.
* Todo mundo sabe que Katinka Hosszu compete muito, mas ela também treina muito. A foto acima ela publicou após um treino de 5 horas e 30 minutos, aí inclusos o trabalho dentro e fora d’água.
* E Katinka Hosszu liberou uma nova ação de marketing da sua empresa. Agora, a nadadora também tem seu hino, o Iron Nation.
* Olli é o nome do cãozinho de James Magnussen, companheiro das dormidas entre os treinos da manhã e tarde como o próprio postou em suas redes sociais. Magnussen voltou a competir este ano depois de mais de meio ano fora das disputas. Fez 49.35 no Campeonato da Victoria e ficou em segundo no Aquatic Super Series com 49.34. Seletiva australiana acontece em abril.
* A cerimônia de indução do International Swimming Hall of Fame que iria acontecer em junho durante o Arena Pro Swim Series em Santa Clara foi transferida para outubro ou novembro. A mudança foi um conflito com a Copa América de Futebol que acontecerá nos Estados Unidos e com partidas em San Francisco, próximo do futuro Hall of Fame que já está em construção.
* A classe deste ano inclui os nadadores: Aaron Peirsol (USA), Camille Muffat (FRA) e Dara Torres (USA); saltadores Dmitry Sautin (RUS), e Guo Jingjing (CHN); nado sincronizado Elena Azarova (RUS); time de polo aquático da Hungria três vezes campeão olímpico em 1996, 2000 e 2004, nadadora de águas abertas Larisa Ilchenko (RUS); nadador de maratonas aquáticas Desmond Robert “Dez” Renford (AUS) e Monique Wildschut (NED) além do treinador Bob Bowman (USA); contribuidor Sir Peter Heatly (GBR); e os pioneiros Simeon Boychenko (RUS), Horst Gorlitz (GRD/ITA/FRG), Frank Gorman (USA), Hilda James (GBR), e Leonid Meshkov (RUS).
* Como foi o Euro Meet em Luxemburgo? Vídeo produzido pelos organizadores faz um resumo do que foi a competição este ano no mês passado.
* Treino forte no Trojans Swim Club em Los Angeles, Estados Unidos. A russa Yulia Efimova se destacou fazendo 1:06.22 nos 100 peito, a melhor marca do ano no mundo em um treinamento anaeróbico.
* Outros tempos em destaque na série foram:
Vlad Morozov (RUS) 22.4 nos 50 livre, Nikita Lobintsev (RUS) 49.38 nos 100 livre, Glenn Snyders (NZL) 27.90 nos 50 peito, Omar Pinzon (COL) 56.8 nos 100 costas, Cristian Quintero (VEN) 1:48.99 nos 200livre e Conor Dwyer (USA) 50.8 nos 100 livre, este último sem colocar o traje de competição.
https://www.youtube.com/watch?v=o_numXZhGzk
* Austrália realizou o seu Campeonato Nacional de Águas Abertas na pria ade Mooloolaba em prova recheada de estrelas internacionais. Nos 10 quilômetros, vitória do americano Jordan Wilimovsky, campeão mundial de Kazan no ano passado, e nos 5 quilômetros do britânico Jack Burnell. Ambos estão classificados para a prova olímpica do Rio 2016. No feminino, Chelsea Gubecka venceu as duas provas.
* Com os resultados do Nacional Australiano, Jarrod Poort no masculino e Kareena Lee no feminino se adicionam aos nomes de Chelsea Gubecka e Steven Huitenga para representar a Austrália na seletiva olímpica em maio, na cidade de Setúbal, em Portugal. Lá, os 10 melhores classificados (um por país) ganham vaga para o Rio 2016, mais cinco nadadores, um de cada continente para completar os 25 de cada sexo que nadarão a prova olímpica.
* Outros que definiram seus classificados para a prova pré-olímpica foi a Nova Zelândia que apontou Kane Radford e Charlotte Webby. Ambos terminaram entre os seis primeiros colocados do Campeonato Australiano, critério exigido pela Federação local.
* Treinador britânico Carl Jenner, responsável pelo treinamento da sueca Sarah Sjoestroem diz que está investindo no trabalho de saídas e viradas com a sua principal nadadora para o Rio 2016. Jenner combina o trabalho de Sjoestroem junto com o técnico russo Andrei Vorontsov.
* Dia 22 de fevereiro a USA Swimming através do site www.ticketmaster.com coloca a venda os ingressos restantes para a seletiva olímpica americana. São oito dias de competição de 26 de junho a 3 de julho, e uma capacidade de 18 mil ingressos por dia. Sendo que restam apenas 1.200 ingressos, pois foram muitas vendas de pacotes de oito dias e de quatro dias. A venda a partir do dia 22 de fevereiro é para ingressos para dias únicos. Valores entre 40 a 70 dólares por dia, eliminatórias e finais.
* Video promocional do novo traje Arena.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=48&v=7qqDfrKlCC8
* Joseph Schooling já entrou para a história da natação de Singapura como único nadador medalhista em Campeonatos Mundiais ao levar o bronze dos 100 borboleta no Mundial de Kazan no ano passado. Antes, Schooling que treina na Universidade do Texas, havia ganho oito medalhas de ouro com oito recordes de campeonato dos Jogos do Sudoeste da Ásia. Agora, seus feitos serão imortalizados em uma cápsula a ser enterrada reunindo itens dos principais esportistas do país.
* A chamada Aspiration, uma cápsula de cobre, reunindo matérial dos principais esportistas de Singapura, será re-aberta em 2040 quando o país completa 75 anos. Detalhe que outra cápsula foi enterrada há alguns anos e não foi encontrada. Até sondas militares tem sido utilizadas, mas a cápsula anterior ainda não foi localizada.
* As irmãs Campbell estão na nova campanha da Uncle Tobys, uma empresa australiana especializada em cereais e barras energéticas.
* 48 horas, exatamente em 48 horas todas as inscrições para o Campeonato Europeu Masters de Natação se esgotaram. Foram 14 mil inscritos para a competição que acontecerá em maio na piscina olímpica de Londres, Grã-Bretanha. Restam vagas apenas para as provas de saltos ornamentais e nado sincronizado.
* Novo recorde canadense 100 metros nado costas feminino em piscina curta para Kylie Masse com 56.55 em uma competição disputada na Grã-Bretanha.
* Dengue tira o nadador de Singapura Danny Yeo dos treinamentos. Medalhista da Copa do Mundo, o nadador é especialista nas provas de 100, 200 e 400 metros nado livre e deve retornar em tempo para a seletiva olímpica de seu país que acontece no próximo mês.
* Ryosuke Irie começou a temporada com duas vitórias expressivas na Kirara Cup no Japão. Venceu os 100 costas com 53.48 e os 200 costas com 1:55.44. O nadador não participou do Aquatic Super Series na Austrália e estava sem competir desde a Copa do Mundo no ano passado.
* A Confederacion Argentina de Deportos Acuaticos suspendeu o Campeonato Argentino de Águas Abertas que estava marcado para o final do mês na cidade de Santa Rosa, província de La Pampa. A suspensão foi por conta das inúmeras chuvas na região. Nova data ainda não foi anunciada.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!