Muita notícia pelo mundo da natação e águas abertas, mas muita mesmo. Semana agitada e recheada de novidades. São os reflexos do ano olímpico. E na próxima vai ser ainda mais, um fim de semana com grandes competições: nos Estados Unidos, o Arena Pro Swim Series em Orlando, na Flórida, na Austrália, o New South Wales Campeonato Estadual, e na França, o Golden Tour Camille Muffat em Marseille. Vamos ter inúmeros tempos entrando no topo do ranking mundial.
* Lançado na Rússia o filme “Os campeões, força e preço das vitórias” que destaca a vida e a carreira de vários esportistas de destaque, entre eles, Alex Popov que é protagonizado pelo ator Evgeny Pronin.
* Omar Pinzon, colombiano recordista sul-americano dos 200 costas, sem apoio de sua federação e governo, iniciou uma campanha online pedindo ajuda dos fãs para financiar sua preparação para o Rio 2016. Ainda sem o índice, Pinzon ficou de fora de todas as bolas e ajudas que a Colômbia está dando aos seus melhores atletas.
* Pinzon ficou suspenso 18 meses por doping ao testar positivo para cocaína em 2012 nos Jogos Bolivarianos. Durante este período apelou e venceu a causa no Tribunal da Corte Suprema cancelando a suspensão. Veja a reportagem e entrevista com Omar Pinzon contando a sua briga pelo índice olímpico no Rio 2016.
* Semana tem o Golden Tour em Marseille, última etapa do Circuito Camille Muffat e última grande competição na França antes da seletiva que acontece no final do mês. São 220 nadadores de 16 países dos quais 12 medalhistas olímpicos e mundiais.
* Entre os confirmados para a competição, o campeão olímpico Yannick Agnel que passou um mês treinando na Tailândia.
* Emily Seebohm foi saudada pela sua patrocinadora Arena como a Atleta do Ano na Austrália.
* Ainda na premiação do Australian Institute of Sport, o treinador Michael Bohwl foi o treinador do ano. Veja a lista dos premiados:
• David Pocock (ABC Sports Personality of the Year)
• Australian Diamonds (Destination NSW Team of the Year)
• Jason Day (2XU Male Athlete of the Year)
• Emily Seebohm (Berlei Female Athlete of the Year)
• Australian Diamonds, Women’s Team Pursuit, cycling (Gatorade Team of the Year)
• Michelle Payne (Lion, The Complete Dairy Sporting Moment of the Year)
• Ben Simmons (Nestle Emerging Athlete of the Year)
• Alistair Donohoe (Dairy Australia Para Performance of the Year)
• Michael Bohl (Melbourne Business School Coach of the Year)
• Mark Anderson (Melbourne Business School Award for Leadership)
* A sueca Michelle Coleman está treinando (e vai ficar por lá) no Miami Swimming Club do treinador Dennis Cotterell, na Austrália. Acima, a imagem de um treinamento de saídas durante a semana.
* Ano olímpico, atletas faturando. Abaixo algumas imagens dos atletas faturando na temporada.
* O francês Mehdy Metella e sua imagem do portfolio da sua agência.
* A nadadora italiana Martina Grimaldi e seu comercial de água mineral as vésperas de disputar a Copa do Mundo de Águas Abertas em Abu Dhabi.
* Felipe França após o treino no Corinthians está gravando um comercial para a Panasonic, uma de suas patrocinadoras.
* “More gym, less swim”, foi assim que definiu o segredo para os seus resultados. O britânico Ben Proud foi a surpresa do BUCS, competição universitária britânica na semana passada com novo recorde nacional nos 50 livre com 21.73. Ele também é o recordista em piscina curta com 20.74.
https://www.youtube.com/watch?v=cOxzHOsahpI
* Vídeo promocional do Campeonato Europeu dos Esportes Aquáticos em Londres, Grã-Bretanha.
* “Recordes foram feitos para serem quebrados”, foi assim que o velocista Nathan Adrian reagiu em entrevista a USA Swimming falando dos recordes americanos dos 50 e 100 jardas livre recém quebrados pelo jovem sensação Caeleb Dressel na temporada universitária americana. Veja a entrevista: (em inglês)
http://usaswimming.org/ViewNewsArticle.aspx?TabId=0&itemid=13452&mid=14491
* Racing 92 é um dos principais clubes de rugby na França e o vídeo acima foi uma ação de um patrocinador reunindo os jogadores junto do nadador Camille Lacourt.
* Ana Marcela Cunha ganhou espaço de destaque no site da FINA em uma entrevista realizada as vésperas da Copa do Mundo de Abu Dhabi. Entrevista em inglês:
http://www.fina.org/news/cunha-bra-“200-million-pushing-us”?platform=hootsuite
* A aventura da Copa do Mundo 2015 em vídeo pessoal de Missy Franklin publicado esta semana em sua conta de Youtube.
* Todos os nadadores do Plymouth, um dos principais clubes da Grã-Bretanha, estão engajados numa campanha contra o câncer. O grupo todo irá cumprir 20 quilômetros de treinamento e revezamentos em maio, todo mundo vestindo o rosa na campanha.
* Cameron van der Burgh venceu os 50 peito (27.72), mas perdeu os 100 peito (1:01.25) na disputa da quarta etapa do Grand Prix da África do Sul, agora na cidade de Stellenbosh. Chad Le Clos, enquanto isso, venceu as quatro provas que disputou: 50 livre (22.69), 100 livre (48.92), 200 livre (1:47.22) e 200 borboleta (1:56.60). O vencedor dos 100 peito foi Jarred Crous com 1:01.22.
* No Hague Grand Prix na Holanda, Ranomi Kromowidjojo teve o melhor índice técnico com 24.73 nos 50 livre. Os resultados podem ser conferidos aqui:
http://livetiming.bedrijfszwemmen.nl/THGP2016/index.html
* Federação Mexicana de Natação publicou uma carta informando aos atletas que estão em busca de suas marcas para o Rio 2016. Estas, por conta da suspensão do país pela FINA, terão de ser feitas fora do México. Os atletas mexicanos que alcançarem índices irão participar dos Jogos Olímpicos sob a bandeira do Comitê Olímpico internacional. Os mexicanos estão suspensos por não terem cumprido com a multa contratual da não realização do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017 que seria na cidade de Guadalajara.
* As irmãs Campbells, Bronte e Cate, destaque da natação australiana e mundial foram ao lançamento da temporada do clube de Brisbane, um dos mais destacados do chamado futebol australiano.
* Missy Franklin foi até Los Angeles, em ações de seus patrocinadores. Aproveitou para treinar um dia com o grupo do Trojan Swim Club. Na foto posa ao lado de Thiago Pereira e Conor Dwyer.
* Abaixo a imagem de Missy posando para ser a próxima imagem da caixa do cereal Weathies.
* O jornal Denver Post, da cidade onde Missy voltou a morar e treinar fez uma longa matéria com a nadadora em uma rotina antiga, mas diferente.
http://www.denverpost.com/olympics/ci_29571065/missy-franklin-road-rio-has-elements-comeback-story
* A Argentina está encerrando seu training camp de três semanas em Las Lomas, no México. O grupo principal que se prepara para o Sul-Americano nada esta semana o Arena Pro Swim Series em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.
* Num dos últimos treinos nas alturas, o grupo nadou um revezamento 4×50 livre como tomada de tempo e nadaram abaixo do recorde argentino: 1.30.79 ( Federico Grabich 22.48, Matias Aguilera 22.81, Lautaro Rodriguez 22.85, Guido Buscaglia 22.65)
* O ex-nadador russo Vladmir Pishnenko agora é um destacado treinador de natação em Illionois nos Estados Unidos. Uma TV local fez uma reportagem com Pishnenko destacando seu trabalho. Na década de 90, Pishnenko nadou um Troféu Brasil representando o Minas Tênis Clube junto com outro nadador russo, o velocista Gennady Prigoda.
* Estamos em plena temporada universitária nos Estados Unidos. O vídeo acima é do primeiro título da Conferência PAC12 para a equipe feminina da Universidade Southern California sob o comando do treinador Dave Salo.
* Novo recorde canadense para Kylie Masse na prova dos 50 costas marcando 27.84 no Campeonato Universitário do Canada. Kylie ainda nadou para 59.81 nos 100 costas e foi escolhida como a nadadora da competição. Outra boa marca veio com Tera ven Beilen nos 100 peito (1:08.36) e 200 peito (2:28.52).
* A Universidade de Toronto se sagrou campeã no masculino e feminino pela primeira vez desde 1993. Detalhes completos você confere aqui:
https://www.swimming.ca/en/news/2016/02/29/speedo-cis-swimming-championships-toronto-sweep-both-titles-for-first-time-in-23-years/
* Uma nova dieta, eliminação dos “maus carboidratos” e ele nem lembra quando foi a última vez que colocou álcool na boca. Este é Grant Hackett, 36 anos de idade, e que se classificar para o Rio 2016 vai chegar com 37 a Olimpíada, se tornando no mais velho nadador olímpico da Austrália.
* Depois de seis anos de aposentadoria, Hackett voltou para o mesmo treinador Dennis Cotterell, mas não disputa mais os 1500 metros nado livre que lhe deram dois títulos e três medalhas olímpicas. Agora, o objetivo é tentar a vaga no time da Austrália nos 400 e no revezamento 4×200. Hackett está com 97 quilos e espera chegar na seletiva australiana em abril nos mesmos 95 quilos que disputou sua última Olimpíada em Beijing 2008.
* Matéria no jornal australiano The Advertiser:
https://www.youtube.com/watch?v=MthNiJvpKOM
* Ian Thorpe está em um novo programa da TV australiana. Um projeto para conscientizar a população e parar com o bullying, em todos os níveis. O programa a ser exibido na ABC se chama “The Bullying Project”.
* Matéria grande na edição de domingo do New York Times com o fenômeno Caeleb Dressel. Novo recordista americano das 50 e 100 jardas livre, Dressel vai estar esta semana no Arena Pro Swim Series em Orlando. Veja a matéria que fala um pouco da sua família e o início no esporte.
* No Campeonato Nacional da Sérvia, disputado no final de semana em Belgrado, destaque para Velimir Stjepanovic, campeão dos 100 livre (49.48), 200 livre (1:47.95) e 400 livre (3:51.03).
* Na Austrália, James Roberts, integrante dos revezamentos 4×100 livre na Olimpíada e no título mundial de 2011, está de volta. Nadou uma competição no Medalshots em Brisbane e marcou 49.58 nos 100 livre.
* Na Holanda, competição em Hague, maior destaque para Ranomi Kromowidjojo vencedora dos 50 livre (24.73) e nos 50 borboleta, apenas nas eliminatórias com 26.00. Entre os homens, Sebastian Verschuren venceu os 100 livre com 49.84.
* De olho na temporada olímpica, a CAL anunciou qeu quatro de seus melhores nadadores nem vão nadar a Conferência PAC12 no final de semana. Ryan Murphy, Josh Prenot, Jacob Pebley e Jeremi Dezwirek vão estar no Arena Pro Swim Series em Orlando. Em março, os quatro que já tem índices estarão no Campeonato Americano do NCAA.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!