Semana de muita competição e bons reultados em toda parte do planeta. Confira o que rolou aqui no Giro pelo Mundo.
* Começando pelas três grandes competições do final de semana. Veja os links dos resultados completos:
Estados Unidos, o Arena Pro Swim Series em Orlando:
http://results.teamunify.com/orgp/
França, o Golden Tour Camille Muffat em Marseille:
http://www.liveffn.com/cgi-bin/resultats.php?competition=37047&langue=fra
Austrália, o New South Wales Championships em Sydney:
http://liveresults.swimming.org.au/NSW/2016LCStateOpen/
* Na Hungria, o jovem Tamas Kenderesi de 19 anos de idade deu um tempaço nos 200 borboleta em uma competição local 1:55.72, segundo tempo do mundo.
* Novo recorde americano das 50 jardas livre feminino por Abbey Weitzeil com 21.12 batendo uma marca de Lara Jackson 21.27 desde 2009. Em poucas semanas tivemos os recordes das 50 jardas livre com Caeleb Dressel e agora Abbey Weitzeil, dois novos talentos da velocidade americana. Competição foi em Austin, no Texas, o Campeonato Americano de Piscina Curta em jardas.
When @AbbeyWeitzeil goes 21.12 in the 50 breaking the AR @swimswamnews pic.twitter.com/7eQJe8USaM
— Rick Hancock (@RickHancock15) March 6, 2016
* Nada de especial no ISM International Meet em Berlim pelo húngaro Laszlo Cseh campeão e recordista de quatro provas: 200 medley (2:02.13), 400 medley (4:20.73) 50 borboleta (23.98) e 100 borboleta (52.38).
Link para os resultados completos:
http://www.ism-germany.com/?page_id=18
* Shane Ryan, nadador americano que trocou de nacionalidade para a Irlanda no ano passado alcançou o índice A para os Jogos do Rio 2016. Foi no Dave McGullagh Swim Meet na Irlanda no final de semana nadando para 53.93, abaixo do 54.36 índice A exigido pela FINA. Sua autorização de nacionalidade só será aprovada pela FINA em maio.
* A Irlanda agora tem dois nadadores com índice para os Jogos do Rio: Fiona Doyle nos 100 peito e Shane Ryan nos 100 costas.
* O COI em reunião durante a semana, aprovou a troca de nacionalidade de 11 atletas colocando-os apto para o Rio 2016. Entre estes 11, três da natação:
- Oliver Dingley da Grã-Bretanha para a Irlanda
Emily Body da Austrália para a Grã-Bretanha
Victoria Zeynep Gunes da Ucrânia para a Turquia
* Enquanto isso, o caso do ex-russo Arkady Vyatchanin segue sem solução. O nadador já tem o passaporte da Sérvia desde o ano passado, mas ainda não teve o seu caso resolvido pela FINA.
* “Espírito implacável” é a tradução para “Relentless Spirit” o livro de Missy Franklin que será lançado no dia 6 de dezembro. Escrito em família, é assim que está sendo definido o livro que tem a mãe DA e o pai Dick Franklin como co-autores descrevendo a carreira e todos os processos que a filha passou até chegar a se tornar uma das melhores do mundo.
* Missy Franklin ganhando um poderoso reforço na sua conta bancária. Missy vai fazer parte da campanha global da Visa reunindo 40 atletas de vários esportes e nacionalidades. Da natação, Missy e o fundista americano Connor Jaeger. Um brasileiro na campanha, Bruno Rezende, o Bruninho do volei. Detalhe que Michael Phelps, integrante das campanhas da Visa desde 2004 até 2012, desta vez ficou de fora.
* A revista Forbes, em sua edição em húngaro, escolheu pelo quinto ano consecutivo a lista dos 25 atletas e personalidades mais influentes na Hungria. A Dama de Ferro, Katinka Hosszu ganhou o topo da lista pela primeira vez.
* Vídeo promocional do Campeonato Sueco, o Stockholm Open de 30 de março a 2 de abril, seletiva final da Seleção da Suécia para o Rio 2016.
* 13 a 17 de dezembro de 2017, na Royal Arena em Copenhaguen, Dinamarca, data e local definidos pela LEN, Liga Europeia de Natação, para o próximo Campeonato Europeu de Piscina Curta. Este ano, temos o Europeu de Longa em Londres em maio e não teremos o Europeu de Curta em dezembro por termos a disputa do Mundial de Curta em Windsor, no Canadá.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=KK0rCt9j2vc
* Canadense Ryan Cochrane fala de coragem na sua carreira em série que traz atletas canadenses de destaque.
* Velocista italiano Lucca Dotto antes de disputar o Arena Pro Swim Series em Orlando neste final de semana esteve em Fort Lauderdale, no Sul da Flórida. Lá fez um treinamento na Azura Aquatics e aqui apresenta o seu educativo favorito em trabalho do treinador brasileiro Guilherme Ferreira.
* Australiana Alicia Coutts está na campanha contra o câncer em seu país. Maior medalhista do time de Londres 2012, cinco medalhas, Coutts vive um momento de recuperação em sua carreira.
* Veja a chamada da TV americana NBC para a Olimpíada do Rio 2016 com Michael Phelps e Natalie Coughlin.
* Já são dois dirigentes presos da Federação Sul-Coreana de Natação. Acusados de corrupção, os nomes foram mantidos em sigilo pela polícia local que ainda pode estender as acusações a outros integrantes da diretoria. A Coréia do Sul vai sediar o Mundial dos Esportes Aquáticos de 2019 em Gwangju.
* Falando em Coréia do Sul, terminou a suspensão de Tae Hwan Park, principal nadador do país suspenso por doping desde 2014. Mesmo com o fim da punição, ainda não é confirmada a presença de Park no Rio 2016. Uma lei do esporte local indica que atletas suspensos por mais de um ano por doping devem cumprir adicionais três anos de suspensão lhe retirando dos Jogos deste ano. Park espera por uma revisão do seu caso pelos dirigentes locais.
* Milorad Cavic é o mais novo contratado da FINIS. Ex-medalhista de prata olímpico, Cavic deixou o esporte após os Jogos de Londres em 2012.
* Chad Ho se sagrou campeão nacional da África do Sul na prova dos 10 quilômetros. O nadador é a principal esperança do país para uma vaga no pré-olímpico das águas abertas que acontecem em junho na Baía de Setúbal, em Portugal.
* A velocista Madison Kennedy é a mais nova contratada do time da Adidas Swim. A atleta do SwimMac foi campeã dos 50 livre neste final de semana no Arena Pro Swim Series em Orlando.
* Festa em El Salvador e na Azura, clube na Flórida, pelo índice olímpico e novo recorde nacional dos 1500 metros nado livre por Marcelo Acosta na sua vitória do Arena Pro Swim Series em Orlando.
* Saiu o start list do Campeonato Nacional Português de 11 a 14 de março em Oeiras com a presença do brasileiro, agora português, Luiz Pedro Pereira, que vai nadar as provas de borboleta.
http://www.fpnatacao.pt/Resultados/provas1516/06cnjuvjunsenPL/index.html
* Segue a crise nos esportes aquáticos do México. O país está suspenso pela FINA por não ter pago a multa de 5 milhões de dólares pela não realização do Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017 que pela desistência de Guadalajara passou para Budapeste, na Hungria.
* Kiril Todorov, Presidente da Federação Mexicana, foi demitido do seu cargo no Comitê Olímpico Mexicano após reclamar de falta de apoio da entidade em toda polêmica. Todorov também saiu da FINA, ocupava um cargo em uma das comissões e pediu demissão após o México ser suspenso pela entidade.
* O Comitê Olímpico Mexicano também decidiu pelo fechamento do Centro Desportivo Olímpico Mexicano na Cidade do México pela falta de verbas para manutenção das piscinas. O local servia para treinamento das equipes de nado sincronizado, saltos ornamentais e natação.
Caro Ricardo, recebi uma mensagem direta do próprio Arkady hoje, me confirmou que não está se aposentando.
Direto de Gainesville Arcady, devido a esses problemas abandonou a natacao .