Hoje é dia de giro pelo mundo aquático na Best Swimming.

Começando pela definição das equipes que vão ao Mundial de Piscina Curta em dezembro, na cidade de Windsor, no Canadá:

australia-1908-bluel

14980652_1438543256173493_8846386800167666351_n

Austrália com 20 nadadores definida no Campeonato Australiano de Piscina Curta na semana passada. Do grupo, 12 fazem sua estreia na Seleção Principal. Outro detalhe é que 75% dos convocados treina no Estado de Queensland. Veja a equipe:
Masculino (10): Tommaso D’Orsogna, Jack Gerard, Alexander Graham, Bobby Hurley, Mitch Larkin, Clyde Lewis, Brayden McCarthy, David Morgan, Daniel Smith e Tommy Sucipto.
Feminino (10): Jessica Ashwood, Minna Atherton, Carla Buchanan, Brittany Elmslie, Jessica Hansen, Kiah Melverton, Jemma Schlicht, Emily Seebohm, Ariarne Titmus e Emily Washer.

Treinadores: Dean Boxall, Shaun Crow, David Lush, Chris Nesbitt, Will Scott e Jacco Verhaeren.

Veja os resultados do Campeonato Australiano onde Cameron McEvoy venceu as provas de 50, 100 e 200 livre e optou por não participar do Mundial, o mesmo para Kyle Chalmers que chegou a ficar de fora dos 100 livre por conta de uma dor no coração:

http://liveresults.swimming.org.au/SAL/2016sc/

Além de McEvoy, Chalmers, mais duas nadadoras também pediram desligamento do time que vai ao Mundial: Maddie Groves e Maddie Wilson.

south_park_american_usa_flag-1

Estados Unidos não fez seletiva, utilizou os resultados do Campeonato Nacional, a seletiva olímpica em junho como base para chamar 35 nadadores, a maior delegação do Mundial de Windsor e que vai ter o brasileiro Arthur Albiero estreando como head coach da Seleção Americana no feminino:

Feminino (17): Marta Ciesla, Mallory Comerford, Madisyn Cox, Ali DeLoof, Katie Drabot, Ella Eastin, Sarah Gibson, Molly Hannis, Madison Kennedy, Lilly King, Katrina Konopka, Hellen Moffitt, Clara Smiddy, Leah Smith, Ashley Twichell, Amanda Weir e Kelsi Worrell.

Masculino (18): Michael Andrew, Michael Chadwick, Pace Clark, Abrahm DeVine, Nic Fink, Zane Grothe, Matt Josa, Reed Malone, Cody Miller, Jacob Pebley, Blake Pieroni, Paul Powers, Josh Prenot, PJ Ransford, Tom Shields, True Sweetser, Michael Taylor e Dillon Virva.

Treinadores (8): Arthur Albiero, Rick Bishop, Carol Capitani, Mark Gangloff, Tanica Jamison, Brian Smith, Yuri Suguiyama and Mike Westphal.

flag-netherlands-xl

Holanda, vai com 15 para o Mundial:
Feminino (9): Kim Busch, Maaike de Waard, Ranomi Kromowidjojo, Robin Neumann, Marrit Steenbergen, Kira Toussaint, Sharon van Rouwendaal, Tamara van Vliet e Maud van der Meer.

Masculino (6): Maarten Brzoskowski, Dion Dreesens, Nyls Korstanje, Jesse Puts, Ben Schwietert e Kyle Stolk.

Treinadores (2): Mark Faber and Marcel Wouda.

Os holandeses selecionaram sua equipe no Campeonato Nacional em piscina curta, veja os resultados:

http://livetiming.knzb.nl/onkkb16/index.html

A Dinamarca anuncia sua seleção na quinta-feira.

canada-flag15

Quatro nadadoras canadenses anunciaram suas aposentadorias. Todas olímpicas em Londres 2012, Barbara Jardin, Samantha Cheverton e Zsofi Balzs. Elas se juntam a Brittany McLean que anunciou a sua aposentadoria há duas semanas.

Recém aposentada, Alicia Coutts anunciou que está grávida de seu primeiro filho. Previsão é de maio de 2017.

Entre as despedidas, Therese Alshammar, a sueca seis vezes olímpica nadou a sua última prova no Campeonato Sueco de Piscina Curta. Aos 38 anos de idade, foi a nadadora com o maior número participações olímpicas.

615skjidlll-_sl1005_

Na Grã-Bretanha, Liam Tancock, atual recordista mundial dos 50 metros nado costas desde a era dos trajes tecnológicos anunciou a sua aposentadoria. Tancock, 31 anos de idade, foi duas vezes campeão mundial dos 50 costas em 2009 e 2011 e campeão mundial dos 100 costas em piscina curta em 2008. No total, acumulou 26 medalhas internacionais pela Grã-Gretanha.

Os britânicos também tiveram a premiação dos melhores do ano pela British Swimming. Veja a lista dos premiados:
Nadador do ano – Adam Peaty
Atleta Paralímpico do ano – Bethany Firth
Treinador do ano – Melanie Marshall
Atleta Paralímpico do ano – Danny Thompson
Atleta revelação – Freya Anderson
Atleta Paralímpico revelação – Eleanor Robinson

O espanhol Carlos Peralta protestou na sua conta de Facebook e não convocação para o Mundial de Piscina Curta em Windsor. A Espanha só chamou quatro nadadores para o Mundial:

http://www.nataccion.com/carlos-peralta-carga-contra-la-rfen-por-dejarle-fuera-del-mundial/

14991174_1323408674357870_7987893138363912180_o

Gary Tan foi apontado como o novo Head Coach da Seleção de Singapura em substituição ao espanhol Sergio Lopez que hoje está na Universidade de Auburn. Tan era auxiliar de Lopez e foi nadador olímpico de Singapura. Vai comandar o grupo permanente de trabalho em Singapura que treina no National Training Center que tem sido sede das etapas da Copa do Mundo e no ano passado sediou o Mundial Júnior.

O primeiro desafio de Tan vai ser a 29a edição dos Jogos do Sudeste da Ásia no próximo ano na Malásia.

Premiação de Kyle Chalmers foi feita por Ian Thorpe

Premiação de Kyle Chalmers foi feita por Ian Thorpe

Austrália fez a premiação do seu Gala Dinner 2016 premiando os melhores do ano. Foram premidos:
Clube do ano – Warwick Swim Club
Revelação do Ano – Rachel Watson
Melhor prova do Ano – Kyle Chalmers campeão dos 100 livre no Rio 2016
Treinador de Categoria do Ano – Dean Boxall do St. Peters Western
Treinador de Águas Abertas do Ano – Michael Sage, treinador de Chelsea Gubecka
Treinador do Ano – Michael Bohl do St. Peters Western
Nadadores de Águas Abertas do Ano – Chelsea Gubecka e Jarrod Poort
Nadador Paralímpico do Ano – Maddie Elliott
Nadador Olímpico do Ano – Kyle Chalmers
Nadador do Ano – Mack Horton (votado pelos companheiros de seleção)

14980824_1439384896089329_7948657352964914747_n

Ainda foram homenageados os seguintes nadadores da Seleção Australiana, alguns já aposentados e outros ainda em atividade:
Bronte Barratt, Matthew Cowdrey, Marieke D’Cruz, Ahsley Delaney, Mel Gorman, Sally Hunter, Meagen Nay, Kylie Palmer, Andrew Pasterfield, Sarah Rose, Christian Sprenger, Jeremy Tidy, Melanie Wright, Chris Wright e Alicia Coutts.

france-flag_t9t2

Florent Manaudou nadou a sua primeira competição, isso mesmo, sem treinar, Manaudou participou de um torneio regional no final de semana em Istres. Venceu as três provas que participou, uma individual, os 100 medley com 54.48, mais os revezamentos da sua equipe Marseille 4×100 livre onde fez o melhor parcial com 47.23 e no 10×50 livre, novamente fazendo o melhor tempo com 20.68.

Manaudou começa os treinamentos com a equipe do Aix-en-Provence de handebol no próximo dia 14 de novembro, mas não vai estrear em jogos até o próximo ano. Segundo ele, vai treinar natação duas a três vezes por semana, mas desde que não atrapalhem os treinos de handebol, por agora, sua prioridade.

Veja os resultados completos da competição que Manaudou participou:

http://www.liveffn.com/cgi-bin/resultats.php?competition=41673&langue=fra

Outro em “break”, James Magnussen decidiu não competir em 2017. O australiano vai concentrar seu programa para o Commonwealth Games de 2018 que acontecerá em Gold Coast, na Austrália. Magnussen vai seguir treinando com os irmãos Lach e Mitch Falvey no Ravenswood Swim Club.

7414075_m3t1w520h390q75v26304_1n7rem

Na Alemanha, os irmãos Lurz, Stephen, o treinador, e Thomas, considerado o maior nadador de águas abertas de todos os tempos deram um longa entrevista a um jornal local. Thomas Lurz se aposentou em maio e atualmente trabalha como desenvolvedor numa empresa de fashion e voltou a estudar. Veja a matéria (em alemão):

http://m.mainpost.de/sport/wuerzburg/Landesverbaende-Olympiateilnehmer-Schwimmsport-Wasserballer-Schwimmvereine-Lurz-Lurz-bdquo-Der-Stellenwert-Olympias-ist-zu-hoch-ldquo;art786,9404672

sweden-flag

Suécia anunciou seus índices de classificação para o Mundial de 2017 em Budapeste. A seletiva vai acontecer no Estocolmo Open de 8 a 11 de abril onde também serão selecionadas as equipes para as Universíades, o Europeu Júnior, o Festival Europeu Juvenil e o Campeonato Nórdico Juvenil.

Veja os índices:

Ainda na Suécia, Carl Jenner, ex-treinador de Sarah Sjoestroem, foi anunciado como o novo Head Coach da Seleção Nacional. Jenner vai substituir o russo Andrey Vorontsov.

Sarah Sjoestroem está disputando o Campeonato Sueco de Piscina Curta, sua última competição sob o comando de Jenner e sua última competição em 2016. A sueca, campeã olímpica dos 100 borboleta, decidiu que não irá participar do Mundial em Windsor, no Canadá. A partir de janeiro, Sjoestroem passa a treinar com Johan Wallberg.

Duas nadadoras da Seleção Sueca, Michelle Coleman e Jennie Johanssen estão suspensas da Seleção e todas as suas atividades. Os motivos não foram anunciados, apenas que haviam quebrado o código de regras estabelecido pela entidade, mas teriam acontecido durante os Jogos do Rio 2016. As duas tem treinado na Austrália.

russian-flag9

Em andamento na Rússia, o Campeonato Russo de Piscina Curta que irá definir o time para o Mundial de Windsor. Yulia Efimova, que não participa da seletiva, também anunciou que não vai ao Mundial. Efimova alegou que está sofrendo de um problema na garganta que requer uma cirurgia. A nadadora russa só volta em janeiro, treinando na Rússia, e com um novo clube a ser formado. O Team Efimova vai ser comandado por Andrey Efimov, pai da nadadora.

Saiu o vídeo promocional do Circuito Mare Nostrum na Europa para 2017 e 2018:

E o nadador sul-africano Calvin Justus produziu mais um de seus destacados vídeos, este mostra sua última prova internacional do ano.

https://www.youtube.com/watch?v=2pIPvterc7U

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário