Um ano sem grandes expressões mundiais, algo que não víamos desde 2007. Desde então, foram nove anos em pódios dos Mundiais de Longa e Jogos Olímpicos. Em 2016, passamos batido.
Foi a oportunidade para João Luiz Gomes Júnior fazer a sua melhor performance pessoal. Primeiro ganhando vaga para a sua primeira Olimpíada, chegando a sua primeira final olímpica e terminando em quinto lugar, o melhor resultado masculino da natação brasileira no Rio 2016.
O capixaba de 30 anos de idade viveu altos e baixos durante este ciclo. O pior momento foi o teste positivo para diurético no Mundial de Piscina Curta em Doha, no Catar. Suspenso por seis meses, João Luiz não desistiu de seus sonhos, não perdeu um dia de treino e conseguiu alcançar seus melhores resultados pessoais nestes dois últimos anos.
Também concorreram no prêmio pela ordem de votação:
Thiago Pereira, Felipe Lima, Felipe França e Brandonn Almeida.
Com 90% dos votos, João Luiz Gomes Júnior, MELHOR NADADOR DO BRASIL.
1- concordo com Raquel.
2- incrível como o pior ano da natação do Brasil nos últimos 9 anos foi justamente no ano de nossa olimpíada, quando deveria ocorrer o contrário! Isso é a cara do esporte brasileiro (em geral), infelizmente.
Não entendi porque o Bruno Fratus não foi indicado nessa categoria. Afinal, ele foi o segundo melhor resultado individual do Brasil nas Olimpíadas, 6º lugar. Eu sei que se esperava que ele conquistasse uma medalha, portanto, o desempenho dele foi decepcionante, mas, em termos absolutos, ele só não foi melhor do que o João Luiz. Thiago Pereira e Felipe França ficaram em 7º lugar na Olimpíada, sendo que o desempenho do Thiago também foi decepcionante pelo que se esperava dele. Brandonn fez um bom tempo nos 400m medley no fim do ano, mas na Olimpíada, a competição mais importante da temporada, piorou 3 segundos do seu melhor tempo e ficou em 15º lugar. E Felipe Lima ganhou um bronze no Mundial de Piscina Curta, mas convenhamos que esse Mundial teve ausência de muitos dos melhores nadadores do mundo e ele nem se classificou pra Olimpíada.