A CBDA divulgou esta semana os rankings oficiais de natação da temporada 2016 em piscina de 25 e 50 metros. Os relatórios foram agrupados em 2 arquivos, mas o ranking está completo, começando pela categoria absoluta e detalhando desde o infantil 1 até a categoria sênior. Os rankings mirim e petiz são tratados de forma diferenciada pela CBDA, considerando-se apenas os resultados dos Festivais promovidos pela entidade. Também é importante destacar que este ranking oficial só considera competições realizadas pelo sistema da CBDA bem como envolvendo apenas atletas federados.
Falando em piscina longa, Joanna Maranhão, no feminino, é o nome que mais aparece entre as posições TOP 10, com 7 menções (existem outras atletas que aparecem 7 vezes no ranking TOP 25, como Rafaela Raurich e Natalia de Luccas, e até atletas com 8 menções como Maria Luiza Pessanha), e junto com Etiene Medeiros – ambas pernambucanas – são as atletas que mais conseguiram a posição número 1 em 2016, com 4 menções cada.
No masculino, os nomes mais versáteis de 2016 são Leonardo de Deus e Thiago Pereira, ambos com 7 menções entre os 25 melhores, mas Leonardo aparecendo 6 vezes no TOP 10 contra 4 de Thiago. Inclusive existe um erro no ranking dos 200 peito, com Leonardo aparecendo em 1o. com 2:01.19, o que claramente é um erro de prova, o tempo é referente aos 200 costas, prova que lidera no ranking nacional com 1:55.54.
Outra curiosidade – ou erro – é a presença de atletas estrangeiros no ranking nacional, em especial o equatoriano Esteban Enderica, número 1 dos 1500 livre com resultado do Campeonato Sul-Americano (representando o Equador), e a argentina Julia Sebastian, liderando os 200 peito também com resultado do Sul-Americano (que foi inclusive recorde continental), representando a Argentina.
O mais jovem no ranking masculino é Murilo Sartori, com 14 anos figurando na posição 25 dos 400 livre com 4:01.70. No ranking feminino temos 5 atletas de 13 anos figurando entre as 25 melhores: Fernanda Gomes Celidônio, Nichelly Brandão Lysy, Julia Karla Goes, Ana Paula Vianna Behr e Milena Moras Pizzin, a melhor posicionada entre as 5, em 10a. nos 50 borboleta com 28.20.
Estes dados são resultado da análise de apenas o ranking na piscina de 50 metros.
Confira os rankings
Esse ranking é a cara da cbda. Ou incompleto (25 m) ou errado (50 m). Querem algo mais confiável? http://www.swim.com.br
Caros,
Notar que para piscina de 25m este ranking divulgado pela CBDA está totalmente incompleto.
Vejam no cabeçalho: ele se refere APENAS ao período de 19/09/2016 a 19/12/2016.
Não está completo o ranking de piscina de 25m, não tem os resultados do Finkel em boa parte das provas!
No ranking de piscina curta estar faltando os tempos do troféu Jose Finkel, que foi seletiva pro mundial de curta.