Mark Foster, velocista britânico que foi seis vezes campeão mundial fez um anúncio a imprensa britânica que é gay. Aos 47 anos de idade, Foster tomou a decisão após um evento na semana passada onde esteve com o Príncipe Harry e o ex-saltador americano Gregg Louganis, um dos primeiros do esporte aquático a se declarar gay.

Foster diz que desde os 17 anos reconheceu a sua homossexualidade e embora nos últimos 26 anos tenha tido duas relações nunca falou disso publicamente. Atleta de destaque, seus recordes foram todos batidos por Ben Proud. Cinco vezes olímpico, em Beijing 2008, foi o porta bandeira no desfile de abertura, quebrou oito recordes mundiais na carreira, seis títulos mundiais de Curta, 11 títulos europeus, duas medalhas de ouro do Commonwealth Games. Atualmente, Mark Foster atua como modelo, comentarista de natação da BBC (esteve em Budapeste, no Mundial) e dando palestras pela Grã-Bretanha.

Veja aqui a primeira entrevista de Mark Foster revelando sua homossexualidade:
https://www.theguardian.com/sport/2017/nov/27/mark-foster-come-out-gay-swimming-interview

O jornal espanhol AS trouxe uma matéria a respeito da ida de atletas da natação local para estudar e treinar nos Estados Unidos. Entre as opiniões, uma delas ganha até o título da matéria onde o diretor técnico da Real Federacion Española de Natacion Albert Tubella indica que apenas dois atletas da natação espanhola melhoraram suas marcas nos Estados Unidos. Tubella ainda indica que enviar atletas para nadar na América virou um negócio sendo contestado por diversos outros treinadores e nadadores.

Veja aqui na íntegra a matéria “Solo dos nadadores mejoraran en EEUU” do jornal AS:

https://as.com/masdeporte/2017/11/28/portada/1511905034_049864.html

Ainda na Espanha, tivemos Campeonato Espanhol de Piscina Curta no final de semana passado, e entre as atrações, a volta do ex-medalhista mundial, Aschwin Wildeboer, bronze nos 100 costas de Roma 2009, depois de um ano e meio parado. Veja aqui o destaque dele no jornal Mundo Deportivo.

http://www.mundodeportivo.com/natacion/20171127/433218228965/wildeboer-estoy-a-nivel-mental-pero-ahora-falta-que-el-cuerpo-responda.html?utm_campaign=botones_sociales&utm_source=facebook&utm_medium=social

Tivemos mudança no time da Grã-Bretanha para o Europeu em dezembro. A nova escalação da equipe vai ser:
Freya Anderson – Ellesmere College Titans
Charlotte Atkinson – Loughborough University
Kathleen Dawson – University of Stirling
Emily Large – Newcastle Swim Team
Jocelyn Ulyett – Loughborough University
Kathryn Greenslade – University of Edinburgh
Ross Murdoch – University of Stirling
Adam Peaty – National Centre Loughborough
Ben Proud – Plymouth Leander
Duncan Scott – University of Stirling

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Prêmio BBC do esporte do ano tem dois nadadores. Um é Adam Peaty que concorre ao Atleta de 2017 com outros 11 nominados. A outra é Katie Ledecky que concorre no prêmio de Personalidade Esportiva Internacional.

Espanha vai ter 10 nadadores no Europeu, oito mulheres e dois homens. O time tem como destaque Mireia Belmonte. Veja a equipe completa: Mireia Belmonte, Evelyn Álvarez (CN Terrassa), Águeda B. Cons (CN Galaico), Melani Costa (CN Terrassa), Marina García (CN Sabadell), Lidón Muñoz (CN Sant Andreu), Jessica Vall (CN Sant Andreu) and Africa Zamorano (CN Sant Andreu).

Suécia vai com 24 para o Europeu:
Feminino
Hannah Brunzell, Västerås S
Michelle Coleman, Spårvägen S
Vilma Ekström, Linköping ASS
Hanna Eriksson, Jönköping S
Louise Hansson, Helsingborg S
Sophie Hansson, Helsingborg S
Sara Junevik, Falu S
Magdalena Kuras, SK Triton
Ida Lindborg, Malmö KK
Nathalie Lindborg, Malmö KK
Ida Liljeqvist, Höganäs S
Sarah Sjöström, Södertörn S
Hanna Rosvall, Ängelholm S
Masculino
Christoffer Carlsen, Helsingborg S
Gustaf Dahlman, Västerås S
Victor Johansson, Jönköping S
Jonathan Kling, Örebro SA
Gulliver Koch, Uddevalla S
Kristian Kron, Helsingborg S
Adam Paulsson, SK Elfsborg
Erik Persson, Kungsbacka S
Björn Seeliger, Södertälje S
Melker Selin, SK Elfsborg
Simon Sjödin, SK Neptune

África do Sul vai escolher o time para o Commonwealth Games em dezembro. O KZNA Provincial Championships vai ser em Durban de 16 a 21 de dezembro.

Depois do Campeonato Europeu, dias 20 e 21 de dezembro, a Lausanne Cup, na Suiça, vai reunir três dos maiores nadadores de medley do mundo. Daiya Seto e Kosuke Hagino do Japão e o americano Chase Kalisz serão as maiores atrações da competição no masculino. Entre as mulheres, Katinka Hosszu vai estar por lá.

Campeonato Francês de Piscina Curta começa nesta quinta-feira em Montpellier, é a seletiva do país para o Campeonato Europeu em dezembro. Veja o start list:
http://www.liveffn.com/cgi-bin/startlist.php?competition=49509&langue=fra

Muito bom o dossiê de imprensa da competição:
dossiedeimprensa

Mark Anderson deixou o cargo de CEO da Swimming Australia depois de quatro anos no cargo. A poucos meses da seletiva e do Commonwealth Games, Anderson foi contratado para ser manager de um clube de futebol na Austrália, o Collington FC.

Quatro novos recordes mundiais júniors batidos no Campeonato Russo de Piscina Curta. Todos batidos por Kliment Kolesnikov de 17 anos nos 100 costas, duas vezes, 50.44 e 49.84, e depois nos 50 costas, também duas vezes, 23.42 e 23.28.

Ruta Meilutyte, mesmo não tendo medalhado no Mundial de Budapeste, ainda concorre para o título de atleta feminina do ano na Lituânia. Agora, treinando e vivendo em seu país,  Meilutyte ficou em quarto lugar tanto nos 50 como nos 100 peito no Mundial.

O link para votação online onde Meilutyte está concorrendo:

http://plius.lrytas.lt/lteam2017/

Entre as tantas histórias de abuso sexual, a australiana Susie O’Neil entrou na lista esta semana. Duas vezes campeã olímpica e com 67 medalhas internacionais, O’Neil dominou as provas de borboleta chegando a ser conhecida como “Madame Butterfly”. Na denúncia, O’Neil acusou Don Burke, um famoso personagem de TV em seu país estrelando diversos programas de hortifloricultura.

https://www.foxsports.com.au/more-sports/don-burke-accused-of-making-appalling-insult-to-olympian-susie-oneill/news-story/0b92d520f10ae992a64f45ed95e6af0f?utm_source=Social&utm_medium=Facebook&utm_campaign=FoxSportsAus

Ian Thorpe confiante na equipe australiana para o Commonwealth Games no próximo ano. Sua previsão é de 11 medalhas de ouro para a equipe que reconhece não ser a favorita contra a Grã-Bretanha. Thorpe recebeu esta semana uma homenagem no Hall of Champions de New South Wales e revelou que espera a aprovação do Parlamento da legalização do casamento para pessoas de mesmo sexo na Austrália. A proposta já foi aprovada pela população em votação online com 61,6% e também já passou no Senado. Depois de aprovado, Thorpe pretende se casar legalmente com seu companheiro Ryan Channing. Thorpe também quer ser pai, mas por enquanto, comemora a condição de tio, já que sua irmã, Christine ganhou um filho recentemente.

https://www.dailytelegraph.com.au/sport/more-sports/ian-thorpe-on-being-an-uncle-the-desire-to-be-a-father-and-helping-our-next-wave-of-swimmers/news-story/ea3b6e1156ac0596c950ae703cf7aa86?utm_content=SocialFlow&utm_campaign=EditorialSF&utm_source=TelegraphSport&utm_medium=Facebook

https://au.sports.yahoo.com/a/38029878/brits-have-passed-us-in-comm-games-swimming-thorpe/

http://www.cairnspost.com.au/sport/ian-thorpe-on-being-an-uncle-the-desire-to-be-a-father-and-helping-our-next-wave-of-swimmers/news-story/ea3b6e1156ac0596c950ae703cf7aa86?utm_content=buffer99e23&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Campeão dos 100 metros nado livre e 100 metros borboleta, o paraguaio Ben Hockin foi destaque em seu retorno ao país no jornal La Nación.

http://www.lanacion.com.py/otros_deportes_edicion_impresa/2017/11/27/benjamin-sobresalio-sobre-todos/

Nos Estados Unidos, a USA Swimming anunciou os critérios de formação da Seleção Júnior Americana para a principal competição da próxima temporada, o Junior Pan Pacífico que acontecerá em agosto, nas Ilhas Fiji. Um total de 40 nadadores serão convocados, 20 de cada sexo, em seletiva única, no Campeonato Americano de 2018.

Veja os critérios:
CriteriosSelecaoJrAmericana

Começaram os anúncios da revista Swimming World para o prêmio de melhores atletas da natação em 2017. A votação na qual a Best Swimming é uma das votantes já anunciou os seguintes vencedores:
Ásia/Oceanai – Sun Yang da China e Emily Seebohm da Austrália
África – Chad Le Clos da África do Sul e Farida Osman do Egito

Começa hoje em Columbus, Ohio o Campeonato Americano de Piscina Curta, em jardas. A competição é em quatro dias e tem a presença do bazuca João de Lucca. Nadando pelo Cardinal Aquatics, time da Universidade de Louisville, de Lucca está inscrito nas provas de 50, 100 e 200 jardas livre.

Veja os resultados aqui:
http://omegatiming.com/Competition?id=000111010FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF&day=1

O Campeonato Europeu em Copenhaguen, na Dinamarca, de 13 a 16 de dezembro, será a última competição do Head Coach Sergei Kolmogrov no comando da Rússia. Logo após a competição, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Salnikov, vai iniciar um novo processo de seleção para o próximo treinador.

Campeonato Italiano de Piscina Curta acontece neste final de semana em Riccione. É a definição da equipe que vai para o Europeu. Ausência na competição do fundista Gabrielle Detti, lesionado no ombro está em recuperação.

Escolha dos melhores atletas do ano na Irlanda. Dois campeões mundiais premiados. Mona McSharry, campeã mundial júnior e Shane Ryan, campeão das Universíades. Grace Meade, técnica de McSharry foi escolhida a treinadora do ano.

Mais duas seleções para o Europeu de Curta:
Dinamarca, o time dono da casa:
Feminino: Amalie Mikkelsen, Anna Wermuth, Caroline Erichsen, Emilie Beckmann, Emily Gantriis, Helena Rosendahl Bach, Josefine B. Pedersen, Julie Kepp Jensen, Katrine Bukh Villesen, Laura Glerup Jensen, Maria Grandt, Marina Heller Hansen, Matilde Schrøder, Mia Steen Duus, Mie Ø. Nielsen, Pernille Blume, Regitze Gaard, Rikke Møller Pedersen, Sarah Bro, Signe Bro, Sofie Hansen og Victoria Bierre.
Masculino: Alexander Aslak Nørgaard, Anders Lie Nielsen, Anton Ø. Ipsen, Daniel Skaaning, Daniel Steen Andersen, Frans Johannessen, Frederik Siem Pedersen, Gustav Friberg, Magnus Jákupsson, Mathias Zander Rysgaard, Niklas Hedegaard, Philip Greve, Sebastian Ovesen, Tobias Bjerg, Viktor Bromer.

Hungria, a maior delegação até agora anunciada, 33 nadadores com Katinka Hosszu presente, ausências de Daniel Gyurta e Krisztof Milak:
Masculino: Márton Barta (Szombathely), Péter Bernek (BVSC), Bence Biczó (FTC), László Cseh (Eger), Dániel Dudás (Iron), Dávid Földházi (Iron), Benjámin Grátz (Százhalombatta), Bence Gyárfás (Győr), Gergely Gyurta (UTE), Balázs Holló (Eger), Dávid Horváth (Kőbánya), Ákos Kalmár (Baja), Tamás Kenderesi (Pécs), Dominik Kozma (BVSC), Dávid Lakatos (Eger), Maxim Lobanovszkij (Győr), Nándor Németh (Eger), Bence Szentes (Győr), Martin Szöllősi (Dunaferr), Krisztián Takács (Győr), Márk Tekauer (DMTK), Ádám Telegdy (Kőbánya), Dávid Verrasztó (FTC)
Feminino:
Beatrix Bordás (Hullám 91), Kata Burián (Eger), Fanni Gyurinovics (Győr), Katinka Hosszú (Iron), Zsuzsanna Jakabos (Győr), Boglárka Kapás (UTE), Réka Nagy (BVSC), Dalma Sebestyén (Győr), Liliána Szilágyi (BHSE), Evelyn Verrasztó (BVSC)

Vídeos da Semana:

Viagem da Seleção Júnior Americana no Giro da Copa do Mundo.

 

Um dia de competição na equipe feminina de Stanford.

 

Swimming Australia faz campanha promovendo natação para as crianças envolvendo alguns de seus principais nadadores.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário