Um quorum de 122 votos dos 184, que fariam o colégio eleitoral máximo, votou por unanimidade em todas as nove demandas que a FINA deliberou para as mudanças no novo estatuto da CBDA. Foram 18 das 27 federações, oito dos 16 clubes habilitados para votar mais a comissão de atletas que decidiram sem qualquer problema na Assembleia Geral da CBDA nesta quarta-feira no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro.

Assembleia geral ordinária da CBDA, realizada no Hotel Guanabara. 20 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Com Celso de Oliveira, Presidente da FARJ, indicado como Presidente da Assembleia, e Mauro Campos, Presidente da Federação Gaúcha, como Secretário, as nove propostas da FINA não tiveram qualquer contestação dos presentes. Uma delas, por coincidência, determina a proibição de interferência jurídica externa nos casos da CBDA.

Os outros oito pontos são elementos básicos de um estatuto e que deixam todos os estatutos das federações nacionais ao redor do planeta em comunhão com os interesses e objetivos da FINA.

Assembleia geral ordinária da CBDA, realizada no Hotel Guanabara. 20 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Com a eleição suspensa pela liminar proposta pela chapa Ricardo Barbosa/Cyro Delgado em decisão de urgência do Juiz Paulo Roberto Correa da 8a Vara Cível, a Assembleia foi apenas para deliberar por estas mudanças.

Na parte final de seu transcurso, por proposição do Presidente da FAP, Marcelo Biazzoli, foi votado por aclamação que Miguel Cagnoni será o Presidente em exercício da CBDA até a definição do imbróglio jurídico com a justiça brasileira e a demanda de novas eleições pela FINA.

Seguido a esta proposta, Leonardo de Deus, presidente da Comissão de Atletas fez um discurso emocionado revelando a insatisfação da comunidade aquática com todo este processo. Leo de Deus também declarou que já enviou uma carta ao Presidente da FINA indicando a posição dos atletas em toda esta crise.

Assembleia geral ordinária da CBDA, realizada no Hotel Guanabara. 20 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Veja quem foram os presentes e ausentes na Assembleia Geral da CBDA:

Federações presentes (18)
Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernmbuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins.

Federações ausentes (9)
Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe.

Clubes habilitados para votar presentes (8)
Grêmio Náutico União (RS), Guanabara (RJ), Botucatuense (SP), Adesef (PA), Clube Curitibano (PR), Golfinho Azul (MT), Apan (TO), Minas Tênis Clube (MG).

Clubes habilitados para votar ausentes (8)
Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Pinheiros (SP), AABB (PE), Pro Brasil (DF), Lassalista (AM) e SESI (RO)

Mais a comissão de atletas que esteve representada por dois integrantes: Leonardo de Deus, presidente e Jessica Noutel, integrante da comissão eleitoral da assembleia.

No peso de votos estabelecido pelo novo estatuto:
Cada federação tem peso de 6 votos, mesmo peso para a comissão de atletas, os clubes tem peso de um voto. Com isso, o colégio eleitoral apto para votar hoje seria de 184 votos, com os presentes o total de votos foi de 122 votos. Todas as decisões foram aprovadas por unanimidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário