O Brasil segue em quarentena, mas alguns lugares já tem gente treinando. Em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul, e outros lugares, mas pode-se dizer que 98% da natação brasileira está fora d’água. O Blog dá uma volta ao mundo trazendo um panorama do que está rodando ao redor do planeta:

* O Canadá está parado, mas já marcou suas datas de Seletiva Olímpica e Paralímpica para o mesmo período que aconteceria este ano, mas agora em 2021. O local será o mesmo, mas com um dia a menos, ou seja, ao invés de etapas, apenas cinco. A equipe de águas abertas para a seletiva olímpica, dois de cada sexo, serão apurados num torneio que acontecerá em Grand Cayman, nas Ilhas Caymãs, em abril de 2021. Este ano, a Swimming Canadá está programando um Training Camp reunindo os principais nadadores da Seleção Canadense de piscina e águas abertas, será em Ontário, de 25 a 29 de agosto. O Canadá também pretende levar um grupo grande de atletas para o Campeonato Mundial de Piscina curta que acontece em Abu Dhabi, de 15 a 20 de dezembro deste ano.

* A Rússia se manteve na água por alguns dias durante a quarentena imposta pelo Governo, até uma decisão do Ministro da Saúde proibindo o acesso a todas piscinas do país. Na próxima semana, uma reunião vai determinar a data da volta que em princípio está marcada para maio.

* Na Holanda, atividades ao ar livre serão liberadas na próxima semana. Na quarta-feira começa o acesso dos principais nadadores do país as piscinas, mas com restrições de um atleta por raia e distanciamento de 1,5 metros. Os holandeses tem nove atletas com marca A para os Jogos Olímpicos de Tóquio mais os nadadores de águas abertas Ferry Weertman e Sharon van Rouwendaal.

* Nos Estados Unidos, natação cancelada pela USA Swimming até junho. Entretanto, muitas federaõçes já cancelaram todo calendário do verão. Piscinas públicas por todo país estão anunciando a não execução dos programas de verão. A Liga de Verão dos Estados Unidos, natação para jovens atletas não federados movimenta milhões de crianças e está totalmente comprometida para este ano. Sobre atletas da elite, poucos, muito poucos tem tido acesso a piscinas, normalmente em fundos de quintal em suas residências ou amigos. Paralização é quase completa.

* Na República Tcheca, oito nadadores da Seleção Principal, acompanhados de quatro de seus treinadores tiveram acesso liberado a piscina de Podoli desde o dia 22 de abril. É uma piscina de 50 metros, ao ar livre, e somente o grupo tem acesso ao local.

* Piscinas estão fechadas na China, mas a Seleção Chinesa está fazendo um training camp em Zhejiang reunindo os principais atletas do país. Acesso controlado e até gerou controvérsia durante a semana quando o site Swimming World denunciou que Sun Yang estava convocado para participar do training camp que vai até junho. A Federação Chinesa publicou um comunicado negando o convite para o nadador que está suspenso por oito anos.

* Países paralizados em situação semelhante ao Brasil: Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Japão.

2 respostas
  1. Neno garo
    Neno garo says:

    mas no Brasil estamos com vários atletas olímpicos treinando que conseguiram autorização para treinar em.seus condomínios… apareceu até na TV.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário