Não tem sido feito para os gestores e administradores em estabelecer metas, critérios e calendários para o retorno esportivo pós-Pandemia. A grande maioria tem mantido uma posição de espera acompanhando o cenário além de seguir as orientações das autoridades governamentais e responsáveis pela área de saúde.
Alguns países, entretanto, já optaram por estabelecer calendário e programas para este processo. É o caso da USA Swimming, África do Sul, Japão, Canadá com datas de suas seletivas olímpicas já marcadas para 2021.
O cancelamento dos campeonatos nacionais em 2020 também é uma realidade cada vez mais frequente. Enquanto isso, a África do Sul optou por já marcar dois torneios nacionais para este ano, o primeiro para categorias já em setembro, além de um Grand Prix em dezembro para o alto rendimento.
Nestes planejamentos, me chamou a atenção o programa da Irlanda. O país que tem 24.841 casos e 1.639 óbitos, estabeleceu um calendário oferecendo dois cenários, um no sentido mais positivo e outro já identificando problemas na execução do primeiro se o controle do Coronavírus se estender mais do que o previsto.
No “cenário 1”, o ideal, é que a Irlanda faça a sua seletiva olímpica nos dias 20 a 24 de abril de 2021. No “cenário 2”, eles já reservaram a data de 15 a 19 de junho.
Você pode ver em detalhes o planejamento da Irlanda clicando aqui.
Aqui estão as informações gerais a respeito do calendário e torneios da natação da Irlanda.
John Rudd, treinador britânico, e que foi responsável por Ruta Meilutyte nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 além do trabalho com Ben Proud até a Olimpíada do Rio.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!